01-05-2007


31-08-2008


A formação de professores do Ensino Superior em Portugal tem sido predominantemente deixada a uma auto-formação construída na base da experiência. No entanto, só existe auto-formação se cada docente estiver disponível para desenvolver processos de reflexão sobre o seu fazer-docente e para identificar o que está bem e o que não está e, em função desse diagnóstico, delinear planos estratégicos de actuação. Por outro lado, tem sido reconhecido que este processo
de auto-formação, mesmo que exista, não basta. Torna-se cada vez mais necessária uma formação teórica dos docentes do Ensino Superior, numa forte relação com a prática docente.
A par desta situação, no âmbito da implementação em Portugal do processo de Bolonha, tem sido recorrentemente afirmada a necessidade de mudança de um paradigma baseado no ensino para um paradigma que se estruture em torno da aprendizagem. Bolonha propõe assim como desafio que os docentes adquiram e desenvolvam competências pedagógico-didácticas que lhes permitam, por um lado, criar situações que envolvam os seus estudantes em processos de aprendizagem e, por outro, comunicar e participar em redes de interacção com outros docentes. É neste contexto que se situa o presente projecto que tem como intenção gerar formas inovadoras de organizar e desenvolver o ensino capazes de promover a excelência na aprendizagem.


Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
POCI/N/04.01.02/0264/0001/2006


Carlinda Leite


Amélia Lopes

Isabel Menezes


CIIE / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Portugal
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto FCAUP Portuga
Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

cover