01-09-2021


31-12-2021


O tema da mobilidade de estudantes internacionais para Portugal é relativamente recente na agenda política e de investigação do país, quando comparado com outros contextos (França et al., 2018; Sin et al., 2017). Contudo, perante o aumento nas últimas décadas do número de estudantes internacionais inscritos em instituições de ensino superior portuguesas, a investigação sobre este tema tem vindo a crescer, e a nossa equipa tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento neste campo (Cairns, 2017; França et al., 2018; Malet Calvo, 2018; Nada & Araújo, 2018). Contudo, dado o caráter disruptivo da pandemia Covid-19 nos padrões de mobilidade global (Benton et al., 2021), novos desafios foram postos ao campo de estudos da mobilidade estudantil internacional, reforçando a necessidade de investigações inovadoras sobre estas dinâmicas migratórias e sobre as experiências dos estudantes internacionais e seus planos futuros de mobilidade. Neste quadro, o presente projeto visa analisar o impacto da pandemia Covid-19 na experiência de nacionais de países terceiros enquanto estudantes internacionais do ensino superior em Portugal, partindo das perceções dos próprios estudantes.


Por estudantes internacionais entendemos tanto estudantes inscritos em Esquemas de mobilidade 'de crédito', que geralmente permanecem em Portugal durante um ou dois semestres, como também estudantes em mobilidade 'de grau', ou seja, matriculados num curso conferente de grau de uma instituição de ensino superior portuguesa. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: examinar as transformações nos perfis dos estudantes internacionais provenientes de países terceiros que entraram no país desde o início da pandemia Covid-19, e investigar como os estudantes internacionais provenientes de países terceiros avaliam e dão significado às suas vivências durante o período (pós)pandémico. Mais ainda, este estudo almeja mapear os novos desafios e oportunidades que a crise sanitária trouxe para a internacionalização do ensino superior português.


Considerando a popularização de novas formas de mobilidade pensadas para o contexto da educação terciária, pretendemos compreender o papel que a 'mobilidade virtual' e 'mobilidade híbrida' podem ter no ensino superior português. Além do seu objetivo académico, o projeto busca produzir recomendações políticas baseadas em evidência científica para apoiar o trabalho de decisores políticos, 'stakeholders' institucionais, peritos e profissionais no campo da educação superior e das migrações. Almejando uma compreensão abrangente deste fenômeno no contexto português, as análises aqui propostas serão realizadas a nível nacional.


Alto Comissariado para as Migrações, I.P.


Cosmin Nada


Pedro Ferreira

Sofia Marques da Silva


Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Instituição proponente)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

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