16-07-2018


15-07-2022


O desenvolvimento regional de regiões periféricas é um desafio persistente. As regiões de fronteira em Portugal, frequentemente coincidentes com zonas rurais e remotas, sofrem de diferenciação espacial. São lugares com desigualdades estruturais e um gap na perceção de oportunidades e recursos. De acordo com a Agência para o Desenvolvimento e a Coesão, Portugal tem "assimetrias e potencialidades territoriais" com impacto em indivíduos, instituições e no desenvolvimento das regiões, desafiando diferentes níveis de governança. Um acesso desigual a serviços e oportunidades entre grupos vulneráveis e fenómenos de exclusão e pobreza estão concentrados em territórios específicos com menos oportunidades educacionais e emprego qualificado. Os/as jovens a crescer em regiões de fronteira são particularmente afetados por esta situação nas suas trajetórias e planos futuros. Entenderão os/as jovens as regiões de fronteira como espaços a abandonar? Um estudo de caso exploratório numa região de fronteira portuguesa mostrou que os/as jovens expressam apreensão quando pensam em abandonar a sua região, mostrando uma ligação positiva com a sua terra, ainda que apontem constrangimentos. O projeto GROW:UP propõe investigar em contextos de fronteira as influências mútuas de factores individuais, contextuais/institucionais e sistémicos nas biografias jovens e analisar de que modo as comunidades estão proactivamente a contrariar desigualdades, fomentando o investimento em percursos positivos. O projeto pretende investigar abordagens prometedoras de comunidades que encorajam percursos juvenis, prevenindo fatores de risco, como a desafetação da escola, falta de participação e cenários futuros. O GROW:UP analisará politicas europeias e nacionais e a sua articulação territorial com programas e práticas locais, analisando a estabilidade e a resistência dessas iniciativas no suporte aos/às jovens e identificando indicadores e competências chave de comunidades resilientes. O projeto ancora-se numa abordagem compreensiva sustentada nos contributos teóricos da Sociologia da Educação, Estudos Juvenis, Estudos de Fronteira e Análise de Redes. Usará uma metodologia que combina análise de políticas e entrevistas a experts locais, para identificar níveis de integração das políticas formais em programas e políticas locais; um questionário para compreender a influência de fatores como sentimento de pertença, resiliência e envolvimento nas vidas juvenis; estudos de caso, para produzir conhecimento sobre processos e dinâmicas que influenciam a construção de percursos educativos e analisar como as comunidades estão proactivamente a resolver desafios que afetam jovens de fronteira, quer encorajando-os para percursos positivos, quer equipando-os para ampliarem oportunidades. Uma aplicação móvel, um programa de auditoria e agendas juvenis são atividades participatórias, empiricamente apoiadas, que pretendem capacitar jovens e comunidades. Equipa de investigação Sofia Marques da Silva, CIIE/FPCEUP (IR) Helena C. Araújo, CIIE/FPCEUP (Co-IR) Armando Loureiro, CIIE/FPCEUP e UTAD Gil Nata, CIIE/FPCEUP Rui Serôdio, FPCEUP Isabel Costa, UTAD Eva Oliveira, IPCA Joana Freitas, APCER (Associação Portuguesa de Certificação) Vitor Baltazar Dias, IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) Ana Milheiro Silva, CIIE/FPCEUP Marta Sampaio Thiago Freires, CIIE/FPCEUP (Investigador doutorado contratado) Nicolas Martins da Silva, CIIE/FPCEUP Sara Pinheiro, CIIE/FPCEUP Sara Faria (Bolseira de investigação - BI) Raquel Magano (Colaboradora) Vanessa Silva (Colaboradora)


https://growup.up.pt/


Norte Portugal Regional Operational Programme (NORTE 2020), under the PORTUGAL 2020 Partnership Agreement, through the European Regional Development Fund (ERDF), and by national funds, through the Foundation for Science and Technology, IP (FCT)
PTDC/CED-EDG/29943/2017
POCI-01-0145-FEDER-029943


Armando Loureiro

Gil Nata

Helena C Araujo

Marta Sampaio

Nicolas Martins da Silva

Sara Pinheiro

Sofia Marques da Silva

Thiago Freires


CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

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