01-01-2016


31-12-2018


O HE4u2 contribuiu para a reforma do ensino e da aprendizagem no ensino superior e para a melhoria da retenção e dos resultados dos estudantes migrantes e de minorias étnicas.


Houve uma clara necessidade e procura de formação de professores em relação aos estudantes migrantes, de reforma na prestação de apoio a estes estudantes e na dimensão intercultural para todos os estudantes. O HE4u2 desenvolveu uma abordagem pedagógica integrada para a dimensão intercultural dos currículos existentes, cursos de formação contínua para o pessoal e recomendações políticas.


O HE4u2 centrou-se nos programas curriculares e nos professores de adultos no ensino superior: estes programas proporcionam frequentemente o acesso a grupos desfavorecidos, estavam centrados nos estudantes, dispunham de apoio especializado e de ligações a agências regionais. Existiu uma concentração de conhecimentos especializados, uma capacidade de responder eficazmente a novas necessidades, familiaridade com os empregadores e experiência no desenvolvimento do pessoal; houve redes internas e nacionais (todos membros da EUCEN) que integraram a inovação e influenciaram a política.


O projeto realizou as seguintes ações:



  1. Produziu uma meta-análise das melhores práticas de investigação e ferramentas relevantes em toda a Europa e inquiriu os atuais alunos de diversas origens para obter as suas opiniões sobre as características mais importantes do currículo.

  2. Concebeu, testou e finalizou uma pedagogia inovadora em 3 currículos diferentes em cada uma das 7 IES/países parceiros e elaborou diretrizes para o desenvolvimento desses currículos por professores do ensino superior e outro pessoal relevante em 3 línguas: inglês, francês e alemão.

  3. Concebeu, testou e finalizou cursos de formação contínua que incorporaram ECTS, para professores do ensino superior, adaptáveis a outros contextos.

  4. Produziu uma análise do processo político e um documento político com recomendações para as IES, agências nacionais e europeias.


Em cada fase, os parceiros trabalharam com os atores políticos a nível nacional e o EUCEN fez isso a nível europeu; consultas transnacionais aprofundadas maximizaram o impacto do projeto nos sistemas nacionais de ensino superior e na agenda política europeia.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


http://he4u2.eucen.eu/


Comissão Europeia, Programa Erasmus+ (KA3 – Support for policy reform, Forward-Looking Cooperation Projects)
Ref. 562237-EPP-1-2015-1-BE-EPPKA3-PI-FORWARD


Amélia Lopes

Isabel Menezes


Amélia Lopes

José Pedro Amorim

Sofia Castanheira Pais

Tiago Neves


Coordinator: Carme Royo, EUCEN – European Universities Continuing Education Network (Bélgica)

Consorcium

EUCEN – European Universities Continuing Education Network (Belgium) (Coord.)
Université Catholique de Louvain (Belgium)
National University of Ireland Maynooth (Irland)
University of Turku (Finland)
Aristotle University of Thessaloniki (Greece)
CIIE/FPCEUP – Universidade do Porto (Portugal)
University of Vienna (Austria)
University of Mainz (Germany)

cover