Alternative Publication

01-10-2002


31-12-2005


As transformações sócio-educacionais dos últimos 20 anos resultaram no investimento na formação contínua dos profissionais em detrimento da formação inicial. Hoje, melhor identificado o grau de abrangência possível da formação contínua, reinveste-se a reflexão sobre a formação inicial. A formação inicial não só pode fornecer na base enquadramentos que a formação contínua a custo fornece de forma abrangente (Lopes, 1999), como - pelas condições de formação - parece poder ter impacto definitivo e insubstituível no que vem sendo denominado dimensão social do discurso pedagógico dos professores, cuja ausência estará na origem primeira da crise da identidade destes docentes (Benavente, 1990; Lopes, 1999).
Na origem nuclear do projecto está o tipo de impacto nas posturas e interesses actuais em educação da experiência de formação vivida na escola do Magistério Primário do Porto de 1975 a 1979 pela maioria dos elementos da equipa (6 em 10), hoje docentes universitários na área das Ciências da Educação ou professores do 1º CEB academicamente graduados ou em graduação.
Aliando o objectivo de fazer a história da formação inicial nesse tempo de excepção (um tributo que se deve à história) - e considerando-a um caso exemplar a partir da qual comparações com outras situações originarão perspectivas heurísticas - ao objectivo geral de retomar em novos moldes a investigação e a problematização da formação inicial de professores do 1º CEB de modo a rentabilizar os efeitos dessa formação, com o projecto pretende-se, especificamente, estudar dimensões de impacto da formação inicial na identidade profissional de base em docentes do 1º CEB identificando os domínios em que ela, por relação com a formação contínua, se torna imprescindível e insubstituível.
Elegem-se como dimensões de caracterização do tipo de formação o currículo expresso - componente teórica e componente prática - e o currículo oculto - o clima da escola ou da formação. As identidades profissionais de base serão inferidas a partir da identificação do lugar ocupado pela formação inicial na biografia dos sujeitos, suas ilusões e desilusões. Essas identidades profissionais de base serão relacionadas com o currículo das escolas de formação. Para o efeito recolher-se-ão: biografias de professores e ex-professores do 1º CEB formados na década de 70, antes e depois do 25 de Abril, e nas décadas de 80 e 90, em escolas públicas ou privadas, antes e depois do início da implementação da Reforma do sistema Educativo; os planos de estudo das diferentes escolas de formação em causa; e documentos legais, publicações, literatura cinzenta e outra documentação de enquadramento geral que contextualizam cada período.
Para a realização do trabalho, a equipa organizar-se-á em quatro sub-equipas, relativas às décadas de 70 (duas sub-equipas) 80 e 90. O primeiro ano será dedicado à identificação dos lugares e das pessoas em estudo, à recolha da documentação e ao início da recolha das biografias; o segundo à recolha das biografias e à análise da documentação; o terceiro será dedicado à análise das biografias, ao estabelecimento das relações entre as duas componentes em estudo e à escrita do relatório de investigação.


 


Também participou desse projecto : 


Manuel Santos e Matos 


IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação


FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Referência: POCTI/CED/37651/2001


Amélia Lopes


Elisabete Ferreira

Fátima Pereira


CIIE | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal
Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas

cover