01-05-2022
31-03-2023
O Quadro de Ação da Educação 2030 é claro sobre a necessidade de se cuidar da educação em situações de emergência. Esta é, em primeiro lugar, protetora, ao oferecer conhecimentos e habilidades que podem salvar vidas, podendo também equipar crianças, jovens e adultos com competências para prevenir desastres, conflitos e doenças, além de apoio psicossocial àqueles afetados por crises. Os países precisam, portanto, de instituir medidas para desenvolver sistemas educacionais inclusivos, responsivos e resilientes para atender às necessidades de crianças, jovens e adultos em contextos de crise. Moçambique é um dos países africanos mais vulneráveis a desastres como secas, inundações, ciclones, epidemias e terramotos de menor magnitude entre os desastres mais frequentes e recorrentes. Este projeto pretende continuar e reforçar o investimento da FPCEUP no conhecimento sobre a cooperação em educação, nomeadamente da cooperação em situações de emergência. Surge na sequência de um anterior projeto de pesquisa, cofinanciado pelo Camões IP, intitulado “Educação em Situação de Emergência: Conhecimento endógeno e Redução do Risco de Desastre em Moçambique – um estudo de caso” (junho 2020-outubro 2021). Objetivo geral: Analisar o papel da cooperação internacional na elaboração e implementação de respostas educativas em emergência, em Moçambique; Objetivos específicos: Realizar uma revisão de literatura sobre políticas e práticas da cooperação em situações de Emergência (EeE); Identificar os principais atores/ações da cooperação em educação, com foco na Educação em Emergência (EeE) e RRD em Moçambique; Contribuir para a sistematização do conhecimento sobre políticas e práticas da cooperação internacional no domínio da EeE, incluindo os projetos da cooperação portuguesa; Analisar respostas educativas promovidas pela cooperação portuguesa; Contribuir para a disseminação do conhecimento em língua portuguesa na área da EeE, enquanto bem comum global.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
CIIE/FPCEUP (Coord.)
Benedito Maurício Sapane – Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique (UPM)