23-11-2023


23-10-2026


Atualmente, a internacionalização da Educação Superior tem sido considerada como uma das dimensões da missão e da qualidade universitária, constituindo-se num contexto emergente no cenário das políticas públicas e processos de gestão. No campo científico da internacionalização, constata-se a predominância do global Norte e uma perspectiva de menor porte no global Sul. Portanto, este projeto tem como objeto de pesquisa os contextos emergentes, tornando-se relevante porque o Brasil, entre outros países do global Sul, não possuem uma política pública consolidada de internacionalização para o Sistema de Educação Superior. Nesta lógica, a Rede Sul Brasileira da Educação Superior (RIES), criada em 1999, com expertise no tema e com recente produção da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES), apresenta como problema de pesquisa: quais evidências e proposições de internacionalização da Educação Superior, em contextos emergentes do global Sul, contribuem para a (re)construção de políticas públicas e processos de gestão universitária? Para tanto, propõe, por objetivo geral, compreender evidências de internacionalização da Educação Superior em contextos emergentes do global Sul, prospectando subsídios/indicadores para a (re)construção de políticas públicas e processos de gestão universitária. A metodologia de pesquisa está ancorada em estudos comparados (nacionais e internacionais), constituindo-se pelas etapas exploratória (evidências), interpretativa (análise), propositiva (prospecção), e socialização científica. Espera-se contribuir com subsídios e indicadores para a consolidação de políticas públicas e a qualificação da gestão universitária, tendo em vista processos de internacionalização da Educação Superior no global Sul.


CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação


CNPq/MCTI Nº 10/2023 - Universal 2023



Carlinda Leite

Paulo Marinho


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS, Brasil (Coord);
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciênicas da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal;
Universidade Federal de Santa Maria( UFSM), Brasil;
Instituto Federal Farroupilha (IFFar),São Vicente do Sul, Brasil;
Universidade Franciscana (UFN), Brasil;
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Portugal;
Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Brasil;
Universidade Federal Integrada Latino - Americano (UNILA), Brasil;
Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina;
Universidade da República do Uruguai (UDELAR), Uruguai;
Universidade de Genebra (UNIGE), Suiça;
Universidade de Lisboa (ULISBOA), Portugal;
Universidade de Salamanca (USAL), Espanha.

cover