01-01-2024


31-12-2025


O projeto “LED-EAR - Laboratório de Educação para o Desenvolvimento e Antirracismo: potencialidades, desafios e efeitos” propõe-se explorar desafios, potencialidades e efeitos da articulação entre a educação para o desenvolvimento e a cidadania global (EDCG) e a temática do racismo/antirracismo, através de uma investigação-intervenção destinada às universidades do consórcio UNorte.pt (Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro).
A proposta visa aumentar a investigação, conhecimento empírico e espaços pedagógicos que articulem a EDCG e a temática do (antir)racismo no ensino superior. Terá como resultados principais: i) a criação de espaços de EDCG promotores de reflexão e aprendizagem especializada, sustentada e crítica em torno das questões do racismo e antirracismo (Ciclo de seminários, destinado à comunidade em geral, e Laboratório EDCG & Racismo, destinado a docentes do ensino superior); ii) a compreensão de representações sobre desafios, potencialidades e efeitos da intervenção em EDCG na sua articulação com a temática específica do racismo e antirracismo; e iii) a produção de recomendações no plano das políticas, práticas e investigação na temática da proposta.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


Projeto apoiado através do Financiamento Plurianual do CIIE (Financiamento Base, com a ref.ª UIDB/00167/2020), atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP. (no quadro da 2ª edição do concurso interno de apoio a projetos de investigação 2020-2023 do CIIE) (Grant no. 167/2020_conc2_05)


Educação para a cidadania global
Educação antirracista
Racismo e educação
Ensino superior


Dalila Pinto Coelho


Isabel Menezes


João Caramelo

Pedro Ferreira


Madeleine LeBourdon (University of Leeds)

cover