15-09-2021


31-03-2023


A Covid-19 teve um impacto avassalador nos sistemas educativos a nível mundial, tornando necessária, embora nem sempre possível, uma rápida adaptação ao regime online, dada a impossibilidade de manter as atividades de ensino presencial durante longos períodos de tempo. A crise pandémica acelerou as tendências de digitalização da e na educação, um processo vivido de forma muito desigual nos diferentes países e regiões, com enormes e diferentes desafios para os sistemas educativos e para as escolas. Neste contexto, é de extrema importância o conhecimento de diferentes experiências e a reflexão sobre os constrangimentos e as dificuldades sentidas, bem como a diversidade de respostas encontradas, em particular em zonas rurais, remotas ou menos favorecidas/pobres, numa situação que exigiu uma rápida adaptação e colocou enormes desafios ao nível das acessibilidades, da utilização das tecnologias, da sua mobilização no trabalho educativo e da identificação ou criação de métodos alternativos de trabalho educativo.


O projeto de investigação "'Educação Digital' em Zonas Rurais e/ou Periféricas: Desafios e Experiências" insere-se no âmbito do Protocolo de Cooperação existente entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), Gabinete e Portugal. O projeto tem como principal objetivo contribuir para um maior conhecimento, reflexão e problematização sobre os atuais desafios, potencialidades, riscos e limites da Educação Digital, especificamente nas zonas periféricas e rurais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e dos Países da América Latina (AL), através da identificação das medidas adoptadas ao nível dos respectivos sistemas educativos e do conhecimento e análise das situações muito diferenciadas existentes ao nível local e das escolas do 1º ao 6º ano do ensino básico.


Reconhecendo a enorme importância dos professores e o papel que assumiram e assumem, mesmo em tempos de pandemia, a investigação dará particular atenção à "Voz dos Professores", aos seus testemunhos sobre as suas experiências e às suas percepções e expectativas sobre a Digitalização da Educação.


TEDeMoS – Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais


Organização de Estados Ibero-americanos


Teresa Medina



Alexandra Sá Costa

Elisabete Ferreira

Henrique Vaz

João Caramelo

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