01-11-2022
31-10-2025
A redução do insucesso nas competências básicas e das taxas de abandono escolar precoce (AEP) está no centro das prioridades estratégicas e políticas da Comissão Europeia. Isto tornou-se ainda mais crítico numa era pós-pandémica, em que os estudantes provenientes de um estatuto socioeconómico inferior, refugiados, migrantes, ciganos, etc., não estão a alcançar as competências necessárias para prosperar na vida. A SCIREARLY está determinada a identificar, sistematizar e replicar políticas e práticas bem sucedidas, baseadas na investigação científica, que provaram reduzir o insucesso escolar em competências básicas, incluindo as competências digitais, promovendo simultaneamente os aspectos psico-emocionais e o bem-estar. Este know-how contribuirá para reduzir o AEP na Europa, permitindo uma mobilidade social ascendente para os grupos mais vulneráveis. Para tal, o SCIREARLY irá (1) analisar os factores determinantes, incluindo a influência da educação e dos cuidados na primeira infância (ECEC) de elevada qualidade nos resultados da aprendizagem (2) medir e verificar o impacto destes factores determinantes nos grupos vulneráveis, (3) identificar e reproduzir as práticas mais bem sucedidas no combate ao baixo nível de competências básicas (4) desenvolver um quadro e um instrumento para diagnosticar e melhorar a qualidade da educação e do acolhimento na primeira infância, a fim de obter resultados de aprendizagem de qualidade para os alunos do ensino primário e secundário (5) analisar e propor medidas políticas transferíveis e escaláveis que comprovadamente reduzam o AEP. Como resultado, o SCIREARLY fornecerá resultados baseados em provas para recriar e ampliar ambientes de aprendizagem óptimos que reduzam o insucesso escolar numa perspetiva preventiva, especialmente para grupos vulneráveis; isto será feito a partir de uma abordagem interdisciplinar e de uma conceção de métodos mistos, incluindo perspectivas multinível, quase-experimentais e de curso de vida. O projeto assenta numa abordagem participativa e dialógica que promove a co-criação de conhecimentos científicos e soluções entre educadores, estudantes, famílias, cientistas e decisores políticos, assegurando o impacto social do projeto.
PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política
European Commission, under Horizon Europe programme (call HORIZON-CL2-2021-TRANSFORMATIONS-01)
Projeto n.º 101061288
Deustuko Unibertsitatea, Espanha (Coord.)
Helsingin Yliopisto, Finlândia
Centro Europeo di Studi i Iniziative, Itália
Dublin City University, Irlanda
European Parents Association, Bélgica
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
Kentro Merimnas Oikogeneias kai Paidiou, Grécia
L-Università ta' Malta, Malta
Ministério da Educação e Ciência, Portugal
Red Barnet, Dinamarca