01-09-2007
31-10-2010
O objeto de análise do Projeto SEARA foi compreender em que medida os actores que intervieram na escola parceira exerceram a sua autonomia relativa na tomada de decisões relacionadas com: (i) às condições de aprendizagem que permitiram aproximar os resultados escolares das condições de “excelência académica”; (ii) à possibilidade de agência das escolas e dos professores sobre a sua autonomia relativa ao longo da gestão do currículo explícito e oculto (Bernstein); (iii) os critérios e processos de avaliação e autoavaliação que permitiam inferir concepções de sucesso educativo subjacentes às práticas educativas; (iv) a organização de contextos sociais formais e informais que estruturavam as relações sociais no interior da escola; (v) a ativação de mecanismos sociais e educativos face a situações de risco como o absentismo, o abandono escolar, a violência e mesmo a exclusão escolar.
O facto de se ter escolhido uma instituição como objeto de análise indicou a intenção de realizar um estudo em profundidade. Reconheceu-se que um estudo deste tipo poderia contribuir para uma compreensão mais precisa de algumas das situações complexas que interagem nas escolas em geral. Embora se possa considerar que as questões do sucesso escolar são um campo já muito explorado, dada a profunda transformação dos contextos económico, social, cultural e educativo - quer em Portugal, quer na Europa -, a análise das novas problemáticas que emergiram deste cenário tornou urgente o desenvolvimento de projectos como este.
Esta compreensão revelou um potencial de descoberta do que pode estar a funcionar num espaço institucional que vai muito para além da escola escolhida para o estudo.
Integraram esse projecto:
Eva Temudo, Mónica Oliveira, Rosa Madeira
https://ipfp.pt/projeto-seara-sucesso-educativo-e-autonomia-relativa-alargada-2007-2010/
Fundos Nacionais através da FCT–Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI/CED/57938/2006
Instituto Paulo Freire - Portugal
CIIE | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- FPCEUP
Escola Secundária com 3º Ciclo de Adolfo Portela - ESAP - Portugal
Universidade de Aveiro - UAVEIRO- Portugal