01-02-2022


31-01-2025


O projeto “Sign Language for Beginners in Europe – Spread the Sign” é um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+, com duração de 36 meses (fevereiro de 2022 – janeiro de 2025). Este novo projeto surge no seguimento do trabalho que tem vindo a ser realizado desde 2006, no âmbito de várias edições financiadas do Spread the Sign, um dicionário online multilingue de línguas gestuais e vocais, gratuito, e de livre acesso, que conta com a participação de equipas de vários países europeus, e que no seu decurso se alargou a outros países fora da Europa, estendendo-se atualmente a todos os continentes.
Para além de consolidar e expandir o trabalho realizado nas edições anteriores – vocabulário comum e léxico de especialidade de diferentes áreas, localizações e topónimos no Google Maps, fotografias de contextos em 360 graus -, esta nova edição tem como principais objetivos: - Introduzir frases, perguntas e vocabulário comum em LG, para principiantes - Criar uma valência de apresentação de cada país participante no projeto, com informações sobre a história, tradições, cultura, gastronomia, geografia, curiosidades... - Criar uma aplicação (APP), composta por questionário/jogo para tornar mais agradável e interativo o acesso aos conteúdos em LG do dicionário Assim, por um lado, pretende-se continuar a disponibilizar as línguas gestuais para os seus usuários mais experientes e que já usufruem do dicionário STS, e, por outro, pretende-se dar resposta às necessidades dos novos utilizadores das línguas gestuais, disponibilizando materiais que permitam a sua aprendizagem e que facilitem a comunicação com as pessoas e comunidades surdas.
A introdução de novas aplicações digitais e jogos/questionários, visa incrementar o uso do dicionário em contextos de mobilidade, bem como atrair mais utilizadores que possuam ou não conhecimentos em línguas gestuais. À vertente educativa, acrescenta-se uma dimensão cultural a concretizar nas apresentações em língua gestual dos diferentes países, demonstrando a riqueza e diversidade destas línguas, das comunidades surdas, e das culturas e características dos diferentes países envolvidos. Neste projeto, para além da colaboração de longo termo com o Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia de Lisboa), contamos também a participação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP) como instituição associada.


DeafCoPIn - Deaf Studies


http://www.spreadthesign.com/


Erasmus+ Programme, European Commission
(KA2 - Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices / KA220 - Cooperation partnerships in school education) (2021-1-SE01-KA220-SCH-000024419)


Henrique Vaz

João Caramelo

Orquídea Coelho


Europeiskt Teckenspråkscenter (European Sign Language Centre, ESLC), Sweden - (Coord);
Universitaet Klagenfurt, Austria;
Savez gluhih i nagluhih grada Zagreba (Association of the Deaf and Hard of Hearing of the City of Zagreb), Croatia;
Kuulmispuudega Laste Õpetajate Selts (The Estonian Association of Teachers of Hearing Impaired Children, KLÕPS), Estonia;
Rheinisch-Westfälisches Berufskolleg Essen (North-Rhine-Westphalian Vocational College for hearing impaired students - RWB), Germany;
UNIVE - Universita Ca' Foscari Venezia, Italy;
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciênicas da Educação da Universidade do Porto(FPCEUP), Portugal
DeafStudio, Slovakia;
Universidad Rey Juan Carlos, Spain;
mert ozture ozel egitim meslek lisesi (Mert Öztüre Special Education Vocational High School), Turkey
United Societies of Balkans, Greece;
Vyssi odborna skola, Stredni skola, Zakladni skola a Materska skola (School for the Deaf in Hradec Kralove), Czech Republic;
Polski Zwiazek Gluchych Oddzial Lodzki, Poland;
Kauno kurciuju ir neprigirdinciuju ugdymo centras (Kaunas Educational Centre for the Deaf and Hard of Hearing), Lithuania;
Gradska organizacija gluvih Beograda, Serbia.

cover