21-09-2017


28-02-2022


SIRIUS 2.0 - Rede de Políticas para a Educação de Migrantes tem como objetivo promover a cooperação entre as diferentes partes interessadas, apoiar o desenvolvimento e a implementação de políticas inclusivas a diferentes níveis de governação e facilitar a integração de crianças e jovens com antecedentes migratórios na educação. 


A SIRIUS 2.0 basear-se-á nos resultados da SIRIUS - Rede Política Europeia para a Educação de Crianças e Jovens oriundos da Migração, iniciada pela Comissão Europeia em 2012. Juntos, como a rede SIRIUS, os antigos e os novos parceiros já desenvolveram metodologias específicas e relações de trabalho para conceber actividades eficazes de aprendizagem mútua entre os atores nacionais e com os atores e instituições da UE. 


A SIRIUS 2.0 propõe as seguintes atividades: Workshops sobre políticas nacionais e regionais para a elaboração de políticas inclusivas; visitas de estudo que promovam a aprendizagem transnacional entre vários tipos de intervenientes, tais como decisores políticos, profissionais, iniciativas e organizações educativas lideradas por migrantes, etc.; SIRIUS Watch, que monitoriza as mudanças mais significativas nas políticas, na implementação e no conhecimento nos Estados-Membros; conferência política anual SIRIUS, que promove o intercâmbio e a colaboração entre parceiros e intervenientes fora da rede, bem como a divulgação dos resultados e recomendações SIRIUS.


Espera-se que as atividades do SIRIUS 2.0 a nível nacional conduzam a: Promoção de redes e cooperação entre decisores políticos nacionais, investigadores, profissionais e organizações de migrantes que lidam com questões de educação de migrantes; Aceleração de processos de aprendizagem mútua e troca de experiências a nível nacional e multinacional; Criação de documentos estratégicos e políticos que forneçam a base para futuras atividades, políticas e práticas. 


O SIRIUS 2.0 desempenhará uma função de intermediação de conhecimentos, fornecendo dados da investigação e da prática para a elaboração de políticas e informando a investigação sobre as necessidades não satisfeitas dos decisores políticos e dos profissionais.


JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação


https://www.sirius-migrationeducation.org/


Comissão Europeia, Erasmus+
Ref. Erasmus+ EAC/S28/2016


Sofia Marques da Silva


Migration Policy Group (Coord.)
Migration Policy Group (MPG), Belgium (Coord.)
Don Bosco International, Belgium
European Parents Association (EPA), Belgium
Vlaamse Onderwijsraad - Vlor (Flemish Education council), Belgium
Multi Kulti Collective, Bulgaria
Forum for Freedom in Education (FFE), Croatia
Network of Education Policy Centre (NEPC), Croatia
PRAXIS Center for Policy Studies, Estonia
University Ulapland, Finland
Université de Montpellier, France
European Forum for Migration Studies (EFMS), Germany
HOU, Greece
UoWM, Greece
Economic and Social Research Institute (ESRI), Ireland
New Communities Partnership (NCP), Ireland
Public Policy and Management Institute (PPMI), Lithuania
Organising Bureau of European School Student Unions (OBESSU), The Nederlands
Risbo, The Nederlands
Ostfold University College (HIOF), Norway
Educational Research Institute (IBE), Poland
CIIE – Centre for Research and Intervention in Education, Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
High Commissioner for Migration (Alto Comissariado para as Migrações – ACM), Portugal
Educational Research Institute, Slovenia
Universitat Autonoma de Barcelona (UAB), Spain
Fryshuset, Sweden; African & Caribbean diversity, UK
Leeds Beckett University, UK

cover