01-12-2020


30-11-2026


Reconhecendo a ‘ampla variedade de propósitos’ atribuída ao Ensino Superior (i.e., desenvolvimento da carreira, promoção do conhecimento e da investigação, e desenvolvimento pessoal e cidadania), as autoridades políticas e académicas têm vindo a expressar uma crescente preocupação relativamente ao modo como as instituições do ensino superior estão a promover um efetivo desenvolvimento nos estudantes para responder aos atuais desafios globais, que exigem pessoas cada vez mais qualificadas e socialmente envolvidas. As experiências de participação extracurricular têm sido recorrentemente associadas ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais fundamentais para a empregabilidade e a cidadania democrática. O objetivo desta investigação é produzir conhecimento sobre o impacto das experiências de participação extracurricular no desempenho académico e na empregabilidade de estudantes universitários. Pretende-se que este conhecimento contribua para a conceção de políticas, projetos e intervenções mais informadas, no sentido de se operar transformações educativas e sociais que fortaleçam as relações dos jovens com o desempenho escolar e a empregabilidade.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


FCT - Fundação para Ciência e para a Tecnologia


Norberto Ribeiro


CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP

cover