15-02-2021


02-07-2021


O projeto tem como objetivos: (O1) Reforçar os direitos humanos através da desconstrução de estereótipos sobre os sem-abrigo, e (O2) Contribuir para o reforço da coerência das políticas de mitigação do fenómeno dos sem-abrigo, com vista ao desenvolvimento sustentável. O O1 visa atingir duas frentes distintas: os jovens universitários e a população em geral.


A questão dos sem-abrigo será levada ao conhecimento dos jovens universitários, entre os 17 e os 30 anos, através da apresentação do tema em sessões interativas realizadas nas instituições de ensino superior, e da sua mobilização para participarem ativamente na campanha digital de sensibilização da população em geral, promovendo a partilha dos materiais produzidos nas redes sociais e como forma de recolher as suas perceções sobre o tema.


A população portuguesa será alvo de uma campanha de informação e sensibilização através da produção e divulgação de infografias e vídeos que refletem a realidade vivida pelas pessoas sem-abrigo, bem como as suas histórias pessoais. O público-alvo da O2 serão os decisores políticos. Através da apresentação de uma lista de recomendações, produzida a partir da recolha e análise de dados, bem como da avaliação das percepções da população, estes serão responsabilizados pela implementação efectiva das políticas públicas europeias que visam o combate à pobreza e à exclusão social, bem como pela análise da coerência existente entre estas e os restantes sectores.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


Dalila Pinto Coelho


ADRA - Associação adventistas para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (Coord.)
Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve (UALG)
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa