01-03-2016


31-12-2019


A maioria das políticas europeias de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) foi concebida para criar crescimento económico e, ao mesmo tempo, garantir a inclusão social (CE 2010). Em primeiro lugar, estudaremos a forma como as diferentes políticas de aprendizagem ao longo da vida são compatíveis entre si em termos das suas orientações e objectivos e como cada política considera as necessidades dos "jovens adultos". Em segundo lugar, iremos investigar os efeitos pretendidos e não pretendidos das políticas nos jovens adultos. A este respeito, analisaremos os desenvolvimentos sociais relevantes, tais como os processos de desnormalização do curso de vida e uma nova economia política emergente das competências. Em terceiro lugar, geraremos novos conhecimentos sobre a elaboração de políticas regionais e locais, com especial atenção para os atores, as dinâmicas e as tendências. Ao centrarmo-nos no seu contexto regional/local, elucidaremos a interação e a complementaridade das políticas de aprendizagem ao longo da vida com outros setores da sociedade, contribuindo assim para uma melhor compreensão da atual fragmentação e discrepâncias, a fim de estabelecer parâmetros para futuros sistemas de apoio à tomada de decisões.


O projeto contribuirá, em primeiro lugar, com novos conhecimentos sobre o impacto das políticas de aprendizagem ao longo da vida dos jovens adultos, produzindo uma visão das condições, estratégias e necessidades para que as políticas se tornem eficazes. Além disso, fornecerá informações sobre as inovações e as potencialidades que estas revelam, em particular no que respeita à aprendizagem informal e não formal, para melhor atender aos grupos vulneráveis. Em segundo lugar, o projeto contribui para uma melhor compreensão das relações estruturais e da correspondência funcional entre os setores da educação/formação e do mercado de trabalho. Em terceiro lugar, o projeto fornecerá uma análise exaustiva das políticas e iniciativas regionais nos países estudados, pondo em evidência dinâmicas e tendências distintas, mas também desajustamentos e redundâncias.


Em particular, o projeto visa identificar programas de sucesso em termos de soluções sustentáveis na integração do mercado de trabalho com a inclusão social, bem como a sua transferibilidade para outros contextos.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


Comissão Europeia, - Horizon 2020 - Young Society (Action type: I&DT)
Ref. 693167


Educação de adultos
Política de educação de adultos
Política de educação
Política do mercado de trabalho
Curso de vida e transições
Aprendizagem ao longo da vida
Procura e oferta de competências
Desemprego dos jovens


Tiago Neves



Alexandra Sá Costa

Fernanda Rodrigues

Isabel Menezes

José Pedro Amorim

Pedro Ferreira


Westfälische Wilhelms-Universität Münster (Coord.)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Goethe-Universität Frankfurt am Main
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Pädagogische Hochschule Freiburg
Plovdivski Universitet Paisiy Hilendarski
SOUTH-WEST UNIVERSITY "NEOFIT RILSKI" - BLAGOEVGRAD
Turun Yliopisto
Uciteljski fakultet Sveucilišta u Zagrebu
Universidade de Granada
Università degli studi di Genova
Universitat Autònoma de Barcelona
Universität Wien
University of Glasgow

cover