Alternative Avatar


PhD scholarship holders


Doctoral research fellow


CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal

E-mail
duartenunoduarte.dnd@gmail.com
up201005724@edu.fpce.up.pt


EE16-A6F7-241E

2019 – Master in Teaching History in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Schools – Faculty of Arts and Humanities, University of Porto, Portugal
2016 – Degree in History – Faculty of Arts and Humanities, University of Porto, Portugal


Educational rights; Educational success; Social and educational inequalities; Sociology of education; Sociology of knowledge; Theories of learning; Educational policies and curriculum; Democracy in education; Historical education.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Direitos Pedagógicos e Sucesso Escolar: Discursos, Práticas, Vivências

Universidade do Porto

HistoMap - Mapping History Education in Portugal

Os estudantes que realizaram o exame de História A do ensino secundário (12º ano) nos últimos dez anos (2011-2019) denotam uma muito baixa proficiência escolar dado as médias nacionais variarem entre os 9,0 e os 11,0 valores. Partindo desta evidência estatística, o projeto HistoMap visa mapear as políticas, práticas e resultados curriculares desenvolvidos nos ensinos básico e secundário de modo a identificar, problematizar e apontar alternativas para a qualificação da literacia/aprendizagem da História em contexto da escolaridade obrigatória.
O projeto tem vários focos de trabalho, como, por exemplo: a análise dos dados disponíveis em repositórios institucionais sobre a docência, desempenho escolar e resultados nas provas de avaliação externa provas de avaliação sumativa externa (exames de aferição e exame nacionais) nas disciplinas de História; a recolha das atitudes, representações e práticas de estudantes e de professores face ao trabalho escolar na disciplina; a entrevista de decisores, investigadores, técnicos de educação e membros de organizações profissionais; o estudo de três casos paradigmáticos de escolas agrupadas ou não agrupadas com perfis e resultados diversos nas provas nacionais de História. Neste quadro, o desenho metodológico do projeto é orientado por um conjunto de métodos quantitativos e qualitativos, de modo a produzir conhecimento empiricamente enraizado e significativo.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Direitos Pedagógicos e Sucesso Escolar: Discursos, Práticas, Vivências

Universidade do Porto

HistoMap - Mapping History Education in Portugal

Os estudantes que realizaram o exame de História A do ensino secundário (12º ano) nos últimos dez anos (2011-2019) denotam uma muito baixa proficiência escolar dado as médias nacionais variarem entre os 9,0 e os 11,0 valores. Partindo desta evidência estatística, o projeto HistoMap visa mapear as políticas, práticas e resultados curriculares desenvolvidos nos ensinos básico e secundário de modo a identificar, problematizar e apontar alternativas para a qualificação da literacia/aprendizagem da História em contexto da escolaridade obrigatória.
O projeto tem vários focos de trabalho, como, por exemplo: a análise dos dados disponíveis em repositórios institucionais sobre a docência, desempenho escolar e resultados nas provas de avaliação externa provas de avaliação sumativa externa (exames de aferição e exame nacionais) nas disciplinas de História; a recolha das atitudes, representações e práticas de estudantes e de professores face ao trabalho escolar na disciplina; a entrevista de decisores, investigadores, técnicos de educação e membros de organizações profissionais; o estudo de três casos paradigmáticos de escolas agrupadas ou não agrupadas com perfis e resultados diversos nas provas nacionais de História. Neste quadro, o desenho metodológico do projeto é orientado por um conjunto de métodos quantitativos e qualitativos, de modo a produzir conhecimento empiricamente enraizado e significativo.

Conference poster

Sucesso Escolar e Direitos Pedagógicos: Sentidos de uma investigação

Duarte, Duarte Nuno; Fernandes, Preciosa; Correia, Luís Grosso

Conference abstract

A Teoria das Inteligências Múltiplas e o ensino-aprendizagem voltado para as competências: o caso da disciplina de História

Duarte, Duarte Nuno

Thesis / Dissertation

O Ensino da História para o século XXI: Uma perspetiva sustentada na teoria das Inteligências Múltiplas

Duarte, Duarte Nuno

Online resource

How to Teach History Using MI Theory

Duarte, Duarte Nuno

Conference poster

Sucesso Escolar e Direitos Pedagógicos: Sentidos de uma investigação

Duarte, Duarte Nuno; Fernandes, Preciosa; Correia, Luís Grosso

Conference abstract

A Teoria das Inteligências Múltiplas e o ensino-aprendizagem voltado para as competências: o caso da disciplina de História

Duarte, Duarte Nuno

Thesis / Dissertation

O Ensino da História para o século XXI: Uma perspetiva sustentada na teoria das Inteligências Múltiplas

Online resource

How to Teach History Using MI Theory

Duarte, Duarte Nuno