Bolseiros/as de Doutoramento
Bolseiro(a) de doutoramento
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
E-mail
duartenunoduarte.dnd@gmail.com
up201005724@edu.fpce.up.pt
2019 – Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal
2016 – Licenciatura em História – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal
Direitos pedagógicos; Sucesso escolar; Desigualdades sociais e educativas; Sociologia da Educação; Sociologia do conhecimento; Teorias de aprendizagem; Políticas educativas e currículo; Democracia em Educação; Educação histórica.
Direitos Pedagógicos e Sucesso Escolar: Discursos, Práticas, Vivências
HistoMap - Mapping History Education in Portugal
Os estudantes que realizaram o exame de História A do ensino secundário (12º ano) nos últimos dez anos (2011-2019) denotam uma muito baixa proficiência escolar dado as médias nacionais variarem entre os 9,0 e os 11,0 valores. Partindo desta evidência estatística, o projeto HistoMap visa mapear as políticas, práticas e resultados curriculares desenvolvidos nos ensinos básico e secundário de modo a identificar, problematizar e apontar alternativas para a qualificação da literacia/aprendizagem da História em contexto da escolaridade obrigatória.
O projeto tem vários focos de trabalho, como, por exemplo: a análise dos dados disponíveis em repositórios institucionais sobre a docência, desempenho escolar e resultados nas provas de avaliação externa provas de avaliação sumativa externa (exames de aferição e exame nacionais) nas disciplinas de História; a recolha das atitudes, representações e práticas de estudantes e de professores face ao trabalho escolar na disciplina; a entrevista de decisores, investigadores, técnicos de educação e membros de organizações profissionais; o estudo de três casos paradigmáticos de escolas agrupadas ou não agrupadas com perfis e resultados diversos nas provas nacionais de História. Neste quadro, o desenho metodológico do projeto é orientado por um conjunto de métodos quantitativos e qualitativos, de modo a produzir conhecimento empiricamente enraizado e significativo.
Direitos Pedagógicos e Sucesso Escolar: Discursos, Práticas, Vivências
HistoMap - Mapping History Education in Portugal
Os estudantes que realizaram o exame de História A do ensino secundário (12º ano) nos últimos dez anos (2011-2019) denotam uma muito baixa proficiência escolar dado as médias nacionais variarem entre os 9,0 e os 11,0 valores. Partindo desta evidência estatística, o projeto HistoMap visa mapear as políticas, práticas e resultados curriculares desenvolvidos nos ensinos básico e secundário de modo a identificar, problematizar e apontar alternativas para a qualificação da literacia/aprendizagem da História em contexto da escolaridade obrigatória.
O projeto tem vários focos de trabalho, como, por exemplo: a análise dos dados disponíveis em repositórios institucionais sobre a docência, desempenho escolar e resultados nas provas de avaliação externa provas de avaliação sumativa externa (exames de aferição e exame nacionais) nas disciplinas de História; a recolha das atitudes, representações e práticas de estudantes e de professores face ao trabalho escolar na disciplina; a entrevista de decisores, investigadores, técnicos de educação e membros de organizações profissionais; o estudo de três casos paradigmáticos de escolas agrupadas ou não agrupadas com perfis e resultados diversos nas provas nacionais de História. Neste quadro, o desenho metodológico do projeto é orientado por um conjunto de métodos quantitativos e qualitativos, de modo a produzir conhecimento empiricamente enraizado e significativo.
Conference abstract
Os direitos pedagógicos em ambiente escolar: refletindo sobre o défice de participação efetiva dos estudantes no processo pedagógico
Duarte, Duarte Nuno; Fernandes, Preciosa; Correia, Luís Grosso
Conference poster
Sucesso Escolar e Direitos Pedagógicos: Sentidos de uma investigação
Duarte, Duarte Nuno; Fernandes, Preciosa; Correia, Luís Grosso
Conference abstract
A Teoria das Inteligências Múltiplas e o ensino-aprendizagem voltado para as competências: o caso da disciplina de História
Duarte, Duarte Nuno
Thesis / Dissertation
O Ensino da História para o século XXI: Uma perspetiva sustentada na teoria das Inteligências Múltiplas
Duarte, Duarte Nuno
Conference abstract
Os direitos pedagógicos em ambiente escolar: refletindo sobre o défice de participação efetiva dos estudantes no processo pedagógico
Duarte, Duarte Nuno; Fernandes, Preciosa; Correia, Luís Grosso
Conference poster
Sucesso Escolar e Direitos Pedagógicos: Sentidos de uma investigação
Duarte, Duarte Nuno; Fernandes, Preciosa; Correia, Luís Grosso
Conference abstract
A Teoria das Inteligências Múltiplas e o ensino-aprendizagem voltado para as competências: o caso da disciplina de História
Duarte, Duarte Nuno