Bolseiros/as de Doutoramento


Bolseiro(a) de doutoramento


CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal

E-mail
duartenunoduarte.dnd@gmail.com
up201005724@edu.fpce.up.pt


EE16-A6F7-241E

2019 – Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal
2016 – Licenciatura em História – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal


Direitos pedagógicos; Sucesso escolar; Desigualdades sociais e educativas; Sociologia da Educação; Sociologia do conhecimento; Teorias de aprendizagem; Políticas educativas e currículo; Democracia em Educação; Educação histórica.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Direitos Pedagógicos e Sucesso Escolar: Discursos, Práticas, Vivências

Universidade do Porto

HistoMap - Mapping History Education in Portugal

Os estudantes que realizaram o exame de História A do ensino secundário (12º ano) nos últimos dez anos (2011-2019) denotam uma muito baixa proficiência escolar dado as médias nacionais variarem entre os 9,0 e os 11,0 valores. Partindo desta evidência estatística, o projeto HistoMap visa mapear as políticas, práticas e resultados curriculares desenvolvidos nos ensinos básico e secundário de modo a identificar, problematizar e apontar alternativas para a qualificação da literacia/aprendizagem da História em contexto da escolaridade obrigatória.
O projeto tem vários focos de trabalho, como, por exemplo: a análise dos dados disponíveis em repositórios institucionais sobre a docência, desempenho escolar e resultados nas provas de avaliação externa provas de avaliação sumativa externa (exames de aferição e exame nacionais) nas disciplinas de História; a recolha das atitudes, representações e práticas de estudantes e de professores face ao trabalho escolar na disciplina; a entrevista de decisores, investigadores, técnicos de educação e membros de organizações profissionais; o estudo de três casos paradigmáticos de escolas agrupadas ou não agrupadas com perfis e resultados diversos nas provas nacionais de História. Neste quadro, o desenho metodológico do projeto é orientado por um conjunto de métodos quantitativos e qualitativos, de modo a produzir conhecimento empiricamente enraizado e significativo.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Direitos Pedagógicos e Sucesso Escolar: Discursos, Práticas, Vivências

Universidade do Porto

HistoMap - Mapping History Education in Portugal

Os estudantes que realizaram o exame de História A do ensino secundário (12º ano) nos últimos dez anos (2011-2019) denotam uma muito baixa proficiência escolar dado as médias nacionais variarem entre os 9,0 e os 11,0 valores. Partindo desta evidência estatística, o projeto HistoMap visa mapear as políticas, práticas e resultados curriculares desenvolvidos nos ensinos básico e secundário de modo a identificar, problematizar e apontar alternativas para a qualificação da literacia/aprendizagem da História em contexto da escolaridade obrigatória.
O projeto tem vários focos de trabalho, como, por exemplo: a análise dos dados disponíveis em repositórios institucionais sobre a docência, desempenho escolar e resultados nas provas de avaliação externa provas de avaliação sumativa externa (exames de aferição e exame nacionais) nas disciplinas de História; a recolha das atitudes, representações e práticas de estudantes e de professores face ao trabalho escolar na disciplina; a entrevista de decisores, investigadores, técnicos de educação e membros de organizações profissionais; o estudo de três casos paradigmáticos de escolas agrupadas ou não agrupadas com perfis e resultados diversos nas provas nacionais de História. Neste quadro, o desenho metodológico do projeto é orientado por um conjunto de métodos quantitativos e qualitativos, de modo a produzir conhecimento empiricamente enraizado e significativo.

Conference abstract

Os direitos pedagógicos em ambiente escolar: refletindo sobre o défice de participação efetiva dos estudantes no processo pedagógico

Duarte, Duarte Nuno; Fernandes, Preciosa; Correia, Luís Grosso

Conference poster

Sucesso Escolar e Direitos Pedagógicos: Sentidos de uma investigação

Duarte, Duarte Nuno; Fernandes, Preciosa; Correia, Luís Grosso

Conference abstract

A Teoria das Inteligências Múltiplas e o ensino-aprendizagem voltado para as competências: o caso da disciplina de História

Duarte, Duarte Nuno

Thesis / Dissertation

O Ensino da História para o século XXI: Uma perspetiva sustentada na teoria das Inteligências Múltiplas

Duarte, Duarte Nuno

Online resource

How to Teach History Using MI Theory

Duarte, Duarte Nuno

Conference abstract

Os direitos pedagógicos em ambiente escolar: refletindo sobre o défice de participação efetiva dos estudantes no processo pedagógico

Duarte, Duarte Nuno; Fernandes, Preciosa; Correia, Luís Grosso

Conference poster

Sucesso Escolar e Direitos Pedagógicos: Sentidos de uma investigação

Duarte, Duarte Nuno; Fernandes, Preciosa; Correia, Luís Grosso

Conference abstract

A Teoria das Inteligências Múltiplas e o ensino-aprendizagem voltado para as competências: o caso da disciplina de História

Duarte, Duarte Nuno

Thesis / Dissertation

O Ensino da História para o século XXI: Uma perspetiva sustentada na teoria das Inteligências Múltiplas

Online resource

How to Teach History Using MI Theory

Duarte, Duarte Nuno