PhD scholarship holders
Doctoral research fellow
CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
E-mail
karolina.vyvyan35@gmail.com
Karolina Vyvyan Lopes da Silva é Mestre em Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto - PT, onde desenvolveu investigação acerca das Políticas de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros. Em dezembro de 2021 publicou, por meio da Editora Olyver [em formato e-book] a dissertação de mestrado, intitulada "Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros - um estudo exploratório no contexto do Instituto Nacional do Seguro Social". Dentre os principais temas de interesse, de engajamento didático-pedagógico e de pesquisa, estão: Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissionalizante. Ressalta-se que Karolina Vyvyan tem discutido estes temas, através de comunicações orais e publicação de artigos, em eventos científicos - a exemplo do II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (2019) e do IV Fórum de Projetos: Investigar e Intervir em Educação (2021), realizados pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto; e do VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação(2022), promovido pelos Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação em Portugal. Karolina Vyvyan é pós-graduada em Filosofia, Estudos Culturais e Pesquisa em Educação; e também em Avaliação, ambas as especializações pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Graduada em Pedagogia, com Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau, pela UNEB, ingressou na área da Educação em 1991, por meio de concurso público junto à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, onde atuou [até 2008] como: docente no Ensino Fundamental e Médio; coordenadora da área de conhecimento Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e coordenadora de estágio nos Cursos de Magistério de 1º grau. Atualmente trabalha na área da Pedagogia Organizacional, desde 2008, como formadora no âmbito da administração federal, em específico no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. No INSS tem participado do desenho metodológico e da formação de servidores e gestores públicos, nas modalidades: presencial e à distância. Ainda nesta conjuntura, participou da elaboração técnica do Programa de Mentoria Interna, da construção do Projeto Político Pedagógico da Instituição, dos Workshops de Competências Gerenciais e da Formação da Equipe de Educação da Regional Nordeste. Esta associada a uma das Comunidades de práticas de investigação (CoPIn): TEDeMoS - Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais, vinculada ao Centro de Investigação e Intervenções Educativas - CIEE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto - PT. Na sua trajetória atuou como membro associada às instituições de representatividade das categorias: docente e servidor público federal [no período de 1991 a 2017]. Voluntária no Projeto FYT-ID - Cinquenta anos de Docência: fatores de mudança e diálogos Intergeracionais, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Como profissional da área de educação exerceu a função de professora auxiliar no ensino superior em instituições públicas e privadas, nos cursos de Licenciatura de Pedagogia e de Letras. Neste contexto, atuou como coordenadora substituta do Colegiado de Pedagogia, e na coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão, a exemplo do Programa Rede UNEB 2000 [foco na formação inicial de professores e professoras das redes municipais] e Programa de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem [foco na Educação na Alfabetização de Adultos], membro de comissões universitárias, integrante de júris acadêmicos na condição de orientadora e de membro participante. Atuou como formadora junto a professores e professoras da rede municipal de diversos municípios do Oeste Baiano e da Chapada Diamantina -Bahia.
2020 – Master in Education Sciences – Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
1991 – Degree in Pedagogy with Habilitation in Teaching of Pedagogical Subjects of the 2nd Degree, Bahia State University, Brazil. (Recognition of Degrees in 2021 - Degree in Education and Training, Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Lisbon, Portugal)
Teacher training; Youth and adult education; Professional education.
Projeto de Investigação: Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros: um estudo exploratório no contexto do Instituto Nacional do Seguro Social
A investigação incide sobre a Política de Formação desenvolvida nas instituições públicas federais brasileiras, em específico no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e foi realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação como atividade avaliativa final para atribuição de grau.
Projeto de Investigação: Integra para (Re) Conhecer - uma proposta de intervenção junto a pessoas imigrantes
Refere-se à atividade de pesquisa de caráter acadêmica, relativa à unidade curricular Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação. O projeto foi orientado pela professora Isabel Menezes.
Projeto de Investigação: Perceção dos filhos acerca do divórcio dos pais
Refere-se à atividade de pesquisa de caráter acadêmica, relativa à unidade curricular Investigação Qualitativa com Recurso ao NVivo . O projeto foi orientado pela professora Catarina Brandão.
Projeto de Investigação : Projeto Político Pedagógico do INSS
Conforme Portaria nº 381/PRES/INSS de 30 de março de 2012 foi constituído um Grupo de Trabalho com competência técnica [formação na área] para a construção do Projeto Político Pedagógico do INSS. A investigação constituiu etapa preliminar/subsidiar do trabalho, a partir de pesquisa de clima e contexto organizacional junto aos servidores e cidadãos atendidos pela Autarquia, cujo resultado foi apresentado/comunicado sob forma de relatório. Também foi feita a análise de documentos institucionais.
Projeto de Intervenção: Programa TOPA - Todos pela Alfabetização
O projeto é uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. As ações são voltadas para Jovens e Adultos não alfabetizados em idade regular como estratégia formativa de reparação da escolaridade destes sujeitos e promoção da cidadania.
Projeto de Extensão : Programa Rede UNEB 2000
Projeto da UNEB, em parceria com as prefeituras municipais baianas, cujo desenvolvimento de um Programa Intensivo de Graduação cria oportunidades de formação inicial aos professores municipais distantes dos centros acadêmicos. Trata-se de uma estratégia de “interiorização” da universidade, no cumprimento da democratização do ensino superior. Sede de atuação enquanto Coordenadora Pedagógica: Município Luís Eduardo Magalhães-BA
Projeto de Extensão : Oficina Temática - Avaliação da Aprendizagem
A Oficina foi desenvolvida em paralelo à unidade curricular - Avaliação da Aprendizagem, vinculado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Os estudantes construíram a Oficina durante as aulas e está foi realizada no dia 08/05/2004, tendo como público participantes estudantes do Campus interessados na temática e que realizaram inscrição prévia.
Projeto de Intervenção: Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem (PROFAE)
Projeto de complementação do Ensino Fundamental para trabalhadores da área de enfermagem.
Este projeto é proveniente do convênio entre a Universidade do Estado da Bahia com o Fundação para o Desenvolvimento Científico e o Governo Federal do Brasil.
Considerado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como uma das experiências de formação de técnicos de nível médio de maior êxito no mundo, o PROFAE, criado em 2000, fez parte da estratégia do Ministério da Saúde para melhorar a qualificação, em todo o país, de cerca de 230 mil trabalhadores – atendentes e auxiliares de enfermagem – que já atuavam no sistema de saúde – visando melhorar a qualidade dos serviços. Mesclando EaD com momentos presenciais, o ‘Curso de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem’ foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) em parceria com 45 instituições de ensino em todas as regiões brasileiras do país e habilitou, de 2001 a 2005, mais de 13 mil enfermeiros para a função docente nos cursos de qualificação profissional do PROFAE
Projeto de Extensão: Oficina Temática de Avaliação: uma proposta de integração entre Universidade e Comunidade
Trata-se de Projeto de Extensão Universitária. O Projeto foi desenvolvido pelos graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na Unidade Curricular Avaliação da Aprendizagem, sob a orientação da professora Karolina Vyvyan Lopes da Silva. O público participante foram os estudantes do magistério do 1ºgrau, da rede estadual da cidade de Barreiras/BA. As oficinas tratavam de princípios, critérios e ferramentas avaliativas, numa perspectiva teórico-prática.
Projeto de Investigação: Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros: um estudo exploratório no contexto do Instituto Nacional do Seguro Social
A investigação incide sobre a Política de Formação desenvolvida nas instituições públicas federais brasileiras, em específico no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e foi realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação como atividade avaliativa final para atribuição de grau.
Projeto de Investigação: Integra para (Re) Conhecer - uma proposta de intervenção junto a pessoas imigrantes
Refere-se à atividade de pesquisa de caráter acadêmica, relativa à unidade curricular Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação. O projeto foi orientado pela professora Isabel Menezes.
Projeto de Investigação: Perceção dos filhos acerca do divórcio dos pais
Refere-se à atividade de pesquisa de caráter acadêmica, relativa à unidade curricular Investigação Qualitativa com Recurso ao NVivo . O projeto foi orientado pela professora Catarina Brandão.
Projeto de Investigação : Projeto Político Pedagógico do INSS
Conforme Portaria nº 381/PRES/INSS de 30 de março de 2012 foi constituído um Grupo de Trabalho com competência técnica [formação na área] para a construção do Projeto Político Pedagógico do INSS. A investigação constituiu etapa preliminar/subsidiar do trabalho, a partir de pesquisa de clima e contexto organizacional junto aos servidores e cidadãos atendidos pela Autarquia, cujo resultado foi apresentado/comunicado sob forma de relatório. Também foi feita a análise de documentos institucionais.
Projeto de Intervenção: Programa TOPA - Todos pela Alfabetização
O projeto é uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. As ações são voltadas para Jovens e Adultos não alfabetizados em idade regular como estratégia formativa de reparação da escolaridade destes sujeitos e promoção da cidadania.
Projeto de Extensão : Programa Rede UNEB 2000
Projeto da UNEB, em parceria com as prefeituras municipais baianas, cujo desenvolvimento de um Programa Intensivo de Graduação cria oportunidades de formação inicial aos professores municipais distantes dos centros acadêmicos. Trata-se de uma estratégia de “interiorização” da universidade, no cumprimento da democratização do ensino superior. Sede de atuação enquanto Coordenadora Pedagógica: Município Luís Eduardo Magalhães-BA
Projeto de Extensão : Oficina Temática - Avaliação da Aprendizagem
A Oficina foi desenvolvida em paralelo à unidade curricular - Avaliação da Aprendizagem, vinculado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Os estudantes construíram a Oficina durante as aulas e está foi realizada no dia 08/05/2004, tendo como público participantes estudantes do Campus interessados na temática e que realizaram inscrição prévia.
Projeto de Intervenção: Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem (PROFAE)
Projeto de complementação do Ensino Fundamental para trabalhadores da área de enfermagem.
Este projeto é proveniente do convênio entre a Universidade do Estado da Bahia com o Fundação para o Desenvolvimento Científico e o Governo Federal do Brasil.
Considerado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como uma das experiências de formação de técnicos de nível médio de maior êxito no mundo, o PROFAE, criado em 2000, fez parte da estratégia do Ministério da Saúde para melhorar a qualificação, em todo o país, de cerca de 230 mil trabalhadores – atendentes e auxiliares de enfermagem – que já atuavam no sistema de saúde – visando melhorar a qualidade dos serviços. Mesclando EaD com momentos presenciais, o ‘Curso de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem’ foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) em parceria com 45 instituições de ensino em todas as regiões brasileiras do país e habilitou, de 2001 a 2005, mais de 13 mil enfermeiros para a função docente nos cursos de qualificação profissional do PROFAE
Projeto de Extensão: Oficina Temática de Avaliação: uma proposta de integração entre Universidade e Comunidade
Trata-se de Projeto de Extensão Universitária. O Projeto foi desenvolvido pelos graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na Unidade Curricular Avaliação da Aprendizagem, sob a orientação da professora Karolina Vyvyan Lopes da Silva. O público participante foram os estudantes do magistério do 1ºgrau, da rede estadual da cidade de Barreiras/BA. As oficinas tratavam de princípios, critérios e ferramentas avaliativas, numa perspectiva teórico-prática.
Journal article
Concepções Expressas na Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros: o sentido da formação nos normativos
SILVA, KAROLINA; Caramelo, João; Vaz, Henrique
Conference paper
Influência de Modelos Administrativos nos Modelos de Formação no Âmbito da Administração Pública Federal Brasileira
Karolina Vyvyan Lopes da Silva
Conference paper
‘‘Ressignificando concepções e práticas formativas no INSS: um projeto piloto na superintendência regional do nordeste brasileiro”
SILVA, KAROLINA
Conference paper
Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros: um estudo exploratório no contexto do INSS
SILVA, KAROLINA
Book
Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros: um estudo exploratório no contexto do Instituto Nacional do Seguro Social
SILVA, KAROLINA
Thesis / Dissertation
Política de formação de servidores públicos federais brasileiros: um estudo exploratório no contexto do Instituto Nacional do Seguro Social
Karolina Vyvyan Lopes da Silva
Conference paper
Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica: A Proposta do MEC/Brasil
SILVA, KAROLINA; QUEIROZ, MARILDE. Corresponding author: SILVA, KAROLINA
Journal article
Concepções Expressas na Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros: o sentido da formação nos normativos
SILVA, KAROLINA; Caramelo, João; Vaz, Henrique
Conference paper
Influência de Modelos Administrativos nos Modelos de Formação no Âmbito da Administração Pública Federal Brasileira
Karolina Vyvyan Lopes da Silva
Conference paper
‘‘Ressignificando concepções e práticas formativas no INSS: um projeto piloto na superintendência regional do nordeste brasileiro”
SILVA, KAROLINA
Conference paper
Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros: um estudo exploratório no contexto do INSS
SILVA, KAROLINA
Book
Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros: um estudo exploratório no contexto do Instituto Nacional do Seguro Social
SILVA, KAROLINA
Thesis / Dissertation
Política de formação de servidores públicos federais brasileiros: um estudo exploratório no contexto do Instituto Nacional do Seguro Social
Karolina Vyvyan Lopes da Silva
Conference paper
Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica: A Proposta do MEC/Brasil
SILVA, KAROLINA; QUEIROZ, MARILDE. Corresponding author: SILVA, KAROLINA