Integrated Members


Associate professor


University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Email
helsilva@utad.pt

Phone
+ 351 259 350 743


She has been an Associate Professor at the Department of Education and Psychology at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD), since 2004 and an integrated researcher at the Center for Educational Research and Intervention at the University of Porto (CIIE). His main research interests and publications are related to teaching and learning methodologies and teacher professional development, with an emphasis on cooperative learning, formative assessment, critical and creative thinking and communities of practice (ORCID 0000-0003-2855-9634).
He participated in several national and international events and/or conferences as a member of the scientific and organizing committee, namely in the scientific and organizing committee of the 2nd International seminar on Critical Thinking and in the scientific committees of the ATEE Winter Conference 'Science and mathematical education in the 21st century, XVIII ENEC - National Meeting on Science Education III ISSE - International Seminar of Science Education Education and XIX ENEC - National Meeting on Science Education /IV ISSEInternational Seminal on Science Education: Transversalities: Dialogues and Interactions. She is a founding member since 2012 of the multidisciplinary community of sharing and practice on critical and creative thinking at UTAD (webPACT) and Crithinknet-Rede Nacional de Pensamento Crítica
He participated in national and international projects, namely in the Pedagogical Innovation projects “Critical Thinking in Network in Higher Education” financed by FCT, in the European Erasmus + project “Crithinkedu: Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula”, in the OECD- international project CERI “Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking Skills in Higher Education” and in Projeto Way- Who saw you and who sees you! , financed by FCT.
She has co-authored 10 Education books. And she is a trainer of educators and teachers at various levels of education, including higher education, especially in the scope of Cooperative Learning, Formative Assessment and Critical and Creative Thinking and she was awarded two pedagogical innovation awards.


2001 - PhD in Education, Teaching of Biology and Geology - University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Portugal.


Pedagogical supervision; Cooperative learning; Learning communities; Formative assessment.

Promover a aprendizagem autorregulada dos alunos através da observação colaborativa de aulas. TDC/CED-EDG/0035/2021

Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education¿ do Centre for Educational research and Innovation - OCDE

N/A

Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula-Crithinkedu

Surge com base no conhecimento e na experiência das Instituições Europeias de Ensino Superior, das Empresas e das Organizações Não Governamentais, relativamente à preocupação constante em melhorar a qualidade da aprendizagem nas universidades e nos diferentes setores profissionais. Dessa forma, o projeto CRITHINKEDU enquadra-se numa necessidade comum em facilitar e apoiar o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) segundo as necessidades do mercado de trabalho e os desafios sociais.

Projeto COOPERA-Aprendizagem Cooperativa e Otimização da Intervenção Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico

Pensamento crítico em rede no ensino superior Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português

O projeto insere-se numa metodologia de ensino e aprendizagem com aplicação transversal e interdisciplinar, que pretende promover a aquisição e o desenvolvimento de competências de comunicação escrita e de Pensamento Crítico (PCr) em alunos do Ensino Superior (ES), através da utilização da avaliação formativa, com ênfase no feedback fornecido pelo professor e pelos pares, com apoio nas tecnologias da informação e da comunicação. Esta metodologia tem origem num conjunto de experiências de inovação didática, iniciadas no ano letivo de 2011/2012, por uma comunidade de prática constituída por professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Numa dinâmica de reflexão-ação, e ao longo de seis semestres letivos, foram realizadas intervenções educativas em unidades curriculares de 1.º e 2.º ciclos das mais variadas áreas do conhecimento: Engenharias (nomeadamente Civil, Mecânica, Informática e das Energias), Medicina Veterinária, Educação Básica, Ciências da Comunicação e 2.º ciclos em Ensino. Paralelamente, e suportando evidências dessas intervenções educativas, foram também apresentadas comunicações científicas em conferências internacionais (Cruz et al., 2012; Dominguez et al., 2012; Dominguez et al., 2013; Dominguez et al., no prelo), e em revistas com arbitragem (Cruz et al., 2013; Dominguez et al., 2014; Dominguez et al., em revisão). Apesar de ainda se verificarem algumas limitações metodológicas, a avaliação do impacto das experiências realizadas tem vindo a revelar-se positiva, quer para docentes, quer para alunos. Dessa forma, tem contribuído para uma melhoria contínua do trabalho desenvolvido. É ainda recente o trabalho desenvolvido nesta linha por iES portuguesas, e.g. a Universidade Católica do Porto, o Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade de Aveiro, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho, sendo escassas as oportunidades de partilha e discussão conjunta (encontros, fóruns, seminários, conferências).

Promover a aprendizagem autorregulada dos alunos através da observação colaborativa de aulas. TDC/CED-EDG/0035/2021

Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education¿ do Centre for Educational research and Innovation - OCDE

N/A

Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula-Crithinkedu

Surge com base no conhecimento e na experiência das Instituições Europeias de Ensino Superior, das Empresas e das Organizações Não Governamentais, relativamente à preocupação constante em melhorar a qualidade da aprendizagem nas universidades e nos diferentes setores profissionais. Dessa forma, o projeto CRITHINKEDU enquadra-se numa necessidade comum em facilitar e apoiar o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) segundo as necessidades do mercado de trabalho e os desafios sociais.

Projeto COOPERA-Aprendizagem Cooperativa e Otimização da Intervenção Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico

Pensamento crítico em rede no ensino superior Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português

O projeto insere-se numa metodologia de ensino e aprendizagem com aplicação transversal e interdisciplinar, que pretende promover a aquisição e o desenvolvimento de competências de comunicação escrita e de Pensamento Crítico (PCr) em alunos do Ensino Superior (ES), através da utilização da avaliação formativa, com ênfase no feedback fornecido pelo professor e pelos pares, com apoio nas tecnologias da informação e da comunicação. Esta metodologia tem origem num conjunto de experiências de inovação didática, iniciadas no ano letivo de 2011/2012, por uma comunidade de prática constituída por professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Numa dinâmica de reflexão-ação, e ao longo de seis semestres letivos, foram realizadas intervenções educativas em unidades curriculares de 1.º e 2.º ciclos das mais variadas áreas do conhecimento: Engenharias (nomeadamente Civil, Mecânica, Informática e das Energias), Medicina Veterinária, Educação Básica, Ciências da Comunicação e 2.º ciclos em Ensino. Paralelamente, e suportando evidências dessas intervenções educativas, foram também apresentadas comunicações científicas em conferências internacionais (Cruz et al., 2012; Dominguez et al., 2012; Dominguez et al., 2013; Dominguez et al., no prelo), e em revistas com arbitragem (Cruz et al., 2013; Dominguez et al., 2014; Dominguez et al., em revisão). Apesar de ainda se verificarem algumas limitações metodológicas, a avaliação do impacto das experiências realizadas tem vindo a revelar-se positiva, quer para docentes, quer para alunos. Dessa forma, tem contribuído para uma melhoria contínua do trabalho desenvolvido. É ainda recente o trabalho desenvolvido nesta linha por iES portuguesas, e.g. a Universidade Católica do Porto, o Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade de Aveiro, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho, sendo escassas as oportunidades de partilha e discussão conjunta (encontros, fóruns, seminários, conferências).

Journal article

Autoeficacia, autorregulación y aprendizaje cooperativo en estudiantes españoles y portugueses de Educación Secundaria

Javier Fernandez-Río; Jose A. Cecchini; José Lopes; Helena Silva; Ângela Leite

Other output

"Who sAw You then and who sees you now” - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation: quantitative study

Mouraz, Ana; Ana L. Torres; Nobre, Ana; Eva Morais; Caroline, Dominguez; Daniela Pedrosa; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Journal article

Fostering Critical and Creative Thinking through the Cooperative Learning Jigsaw and Group Investigation

Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; Dominguez, Caroline

Journal article

Dispositions toward Critical Thinking in Portuguese Undergraduate Students

Eva Morais; José Lopes; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Caroline, Dominguez; Payan-Carreira, Rita; Imaginário, Cristina; Maria José Santos. Corresponding author: Eva Morais

Journal article

Lecture, Cooperative Learning and Concept Mapping: Any Differences on Critical and Creative Thinking Development?

Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Morais, Eva

Journal article

Does university attendance affects students’ critical and creative thinking skills? A longitudinal research with pre-service teaching and psychology undergraduates

Silva, Helena; Lopes, José; Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Morais, Eva

Book

Aprendizagem Cooperativa na sala de aula. Um guia Prático para o Professor 2ª ed. ( atualizada e aumentada)

Lopes,J; Silva, H.

Journal article

Think-Pair-Share and Roundtable: Two Cooperative Learning Structures to Enhance Critical Thinking Skills of 4th Graders

Helena Silva; José Lopes; Caroline Dominguez; Eva Morais

Book chapter

Cooperative Learning and Critical Thinking in Face to Face and Online Environments

Helena Silva; José Lopes; Eva Morais; Caroline Dominguez

Journal article

Development and validation of Critical Thinking Disposition Scale for college students (CTDS),Construction et validation d’une échelle de dispositions du pensée critique pour les étudiants universitaires (EDPC),Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC),Construcción y validación de una escala de disposiciones hacia el pensamiento

Lopes, J.; Silva, H.; Morais, E.

Journal article

Fostering Critical and Creative Thinking through the Cooperative Learning Jigsaw and Group Investigation

Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; Dominguez, Caroline

Journal article

Autoeficacia, autorregulación y aprendizaje cooperativo en estudiantes españoles y portugueses de Educación Secundaria

Javier Fernandez-Río; Jose A. Cecchini; José Lopes; Helena Silva; Ângela Leite

Journal article

Dispositions toward Critical Thinking in Portuguese Undergraduate Students

Eva Morais; José Lopes; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Caroline, Dominguez; Payan-Carreira, Rita; Imaginário, Cristina; Maria José Santos. Corresponding author: Eva Morais

Other output

"Who sAw You then and who sees you now” - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation: quantitative study

Mouraz, Ana; Ana L. Torres; Nobre, Ana; Eva Morais; Caroline, Dominguez; Daniela Pedrosa; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Journal article

Lecture, Cooperative Learning and Concept Mapping: Any Differences on Critical and Creative Thinking Development?

Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Morais, Eva

Journal article

Does university attendance affects students’ critical and creative thinking skills? A longitudinal research with pre-service teaching and psychology undergraduates

Silva, Helena; Lopes, José; Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Morais, Eva

Book

Aprendizagem Cooperativa na sala de aula. Um guia Prático para o Professor 2ª ed. ( atualizada e aumentada)

Lopes,J; Silva, H.

Journal article

Think-Pair-Share and Roundtable: Two Cooperative Learning Structures to Enhance Critical Thinking Skills of 4th Graders

Helena Silva; José Lopes; Caroline Dominguez; Eva Morais

Book chapter

Cooperative Learning and Critical Thinking in Face to Face and Online Environments

Helena Silva; José Lopes; Eva Morais; Caroline Dominguez

Journal article

Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários( EDPC)

Lopes, José; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Morais,Eva

Journal article

Development and validation of Critical Thinking Disposition Scale for college students (CTDS),Construction et validation d’une échelle de dispositions du pensée critique pour les étudiants universitaires (EDPC),Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC),Construcción y validación de una escala de disposiciones hacia el pensamiento

Lopes, J.; Silva, H.; Morais, E.

Patent

TESTE DE PENSDAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO (TPCC)

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Book

50 Técnicas de Avaliação Formativa

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Journal article

What critical thinking skills and dispositions do new graduates need for professional life? Views from Portuguese employers in different fields

Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Silva, Helena; Morais, Felicidade

Patent

ESCALA DE DISPOSIÇÕES DE PENSAMENTO CRÍTICO (EDPC)

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Journal article

A aprendizagem cooperativa e os mapas de conceitos na promoção do pensamento crítico e criativo: uma experiência no ensino superior

Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline

Book chapter

Stairway to the Stars: Comparing Health and Tourism Professionals Views About Critical Thinking

Nascimento, Maria Manuel; Silva, Helena; Morais, Felicidade; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline

Journal article

Aprendizaje Cooperativo para Promover el Pensamiento Creativo y la Creatividad Matemática en la Educación Superior

Catarino, Paula; Vasco, Paulo; Lopes, José; Silva, Helena; Morais, Eva

Book chapter

Perceptions of Portuguese University Teachers About Critical Thinking Educational Practices

Morais, Felicidade; Silva, Helena; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria Manuel

Book chapter

O feedback na promoção do Pensamento Crítico. Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação

Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Caroline, Dominguez; Payan-Carreira, Rita; Catarino, Paula

Book

Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação

Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Caroline, Dominguez; Manuel Nascimento, M.

Book chapter

O questionamento no desenvolvimento do pensamento crítico. Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação

Lopes, José (CF1A-2045-F699); Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Dominguez, Caroline

Book chapter

Os mapas de conceitos na promoção do pensamento crítico. Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose; Catarino, Paula; Payan-Carreira, Rita

Book chapter

A aprendizagem cooperativa na promoção do pensamento crítico. Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação

Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Morais, Teresa

Book chapter

Construir, analisar e avaliar argumentos: Contributos para o desenvolvimento do pensamento crítico. Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação

Morais , Teresa; Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Book chapter

Planificar o ensino para promover o pensamento crítico .Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação

Lopes, José (0C1C-FDFE-8A61); Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Dominguez, Caroline

Book chapter

Enhancing College Students’ Critical Thinking Skills in Cooperative Groups

Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline

Book

Cooperar na sala de aula para o sucesso

Silva, Maria; Lopes, Jose; Moreira, Sónia

Book

Pensamento Crítico e Criativo. 100 Fichas para trabalhar na sala de aula

Lopes, Jose; Silva, Maria

Book chapter

Avaliação formal e informal do pensamento crítico.

Lopes, Jose; Silva, Maria; Morais, Eva

Journal article

Teste do Pensamento Crítico e Criativo para estudantes do ensino superior

Lopes, José; Silva, Helena; Morais, Eva

Book chapter

The Views of Engineering Students on Creativity

Catarino, Paula; Nascimento, Maria M.; Morais, Eva; Vasco, Paulo; Campos, Helena; Silva, Helena; Payan-Carreira, Rita; João Monteiro, M.

Report

Uma coleção europeia das competências e disposições de pensamento crítico necessárias em diferentes áreas profissionais para o século 21. Vila Real: UTAD

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Report

Output 3-O curso europeu CRITHINKEDU em educação para o pensamento crítico para professores universitários: da conceção à execução. Vila Real: UTAD. ISBN: 978-989-704-274-4

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Report

Output 1-Uma coleção europeia das competências e disposições de pensamento crítico necessárias em diferentes áreas profissionais para o século 21. Vila Real: UTAD. ISBN: 978-989-704-256-0

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Report

Output 2-Uma revisão europeia sobre práticas educativas para o pensamento crítico em Instituições de Ensino Superior. Vila Real: UTAD. ISBN: 978-989-704-258-4

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Journal article

Teste de pensamento crítico para estudantes dos ensinos básico e secundário || Critical thinking test for elementary and secondary students

Lopes, José; Silva, Helena; Morais, Eva

Journal article

Cooperative learning on academic and social skills, behavioural problems and self-concept in elementary school students

Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Conference poster

"Critical Thinking across the European Higher Education Curricula” project overview

Dominguez, Caroline ; Payan-Carreira, Rita; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Morais, Maria da Felicidade Araújo; Cruz, Gonçalo

Journal article

Argumentative skills development in teaching philosophy to secondary school students through constructive controversy: an exploratory study case

Morais, T.; Silva, H.; Lopes, J.; Dominguez, C.

Conference paper

CRITHINKEDU: from labor market needs to Critical Thinking across the European Higher Education Curricula.http://crithinkedu.utad.pt/wp-content/uploads/2017/09/2017-EAIR-Forum_CRITHINKEDU_Matosetall_FINAL_SEPTEMBER.pdf

Cruz, Gonçalo; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline ; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Morais, Maria da Felicidade Araújo

Book chapter

A aprendizagem cooperativa. Um método eficaz na melhoria da aprendizagem dos alunos. Livro comemorativo dos 10 anos dos cursos de atualização de professores do 1º ciclo do ensino básico

Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Conference paper

Mathematical Creativity Definitions in Engineering Students in a Portuguese University, Second International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE)

Catarino, Paula; Nascimento, Eva; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Payan-Carreira, Rita

Journal article

Três estratégias básicas para a melhoria da aprendizagem: Objetivos de aprendizagem, avaliação formativa e feedback

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Conference paper

Take this Waltz on creativity: The engineering students' conceptions

Catarino, P.; Nascimento, M.M.; Morais, E.; Silva, H.; Payan-Carreira, R.; Paula Catarino; Maria M. Nascimento; et al

Journal article

Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups,Développer la pensée critique à travers la révision par les pairs et en groupes d’apprentissage coopératif,Desenvolver o pensamento crítico através da revisão entre pares em grupos de aprendizagem cooperativa,Desarrollar el pensamiento crítico a través de la revisión por pares en grupos de aprendizaje cooperativo

Silva, H.; Lopes, J.; Dominguez, C.; Payan-Carreira, R.; Morais, E.; Manuel Nascimento, M.; Morais, F.

Journal article

A aprendizagem cooperativa na melhoria do autoconceito de alunos com e sem necessidades educativas especiais

Gonçalves, Lúcia; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Journal article

O professor faz a diferença no desempenho escolar dos seus alunos. O que nos diz a investigação educativa

Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Rita Ramos; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, José

Journal article

O papel supervisor dos mediadores dos cursos de educação e formação de adultos: entre o discurso e a prática

Ferreira-Loureiro, Armando Paulo Paulo; Vilhena-Soares, Margarida; Santos-Silva, Helena

Book

Eu, Professor, Pergunto. 20 Respostas sobre Planificação do Ensino-Aprendizagem, Estratégias de Ensino e Avaliação

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; José Pinto Lopes

Book

Eu, Professor , Pergunto. 18 respostas sobre Necessidades e capacidades dos alunos, Gestão da sala de aula e desenvolvimento Profissional Docente

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, José

Book

Pensamento crítico na educação: desafios atuais = Critical thinking in education: actual challenges

Journal article

O Ensino das Competências Argumentativas em Filosofia através do Método Controvérsia Criativa

Dominguez, Caroline; Lopes, José; Silva, Helena

Journal article

A aprendiza A aprendizagem cooperativa na prática independente do método instrução direta. Benefícios psicológicos, académicos e sociais.

Guedes, Laura; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Edited book

II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico ¬ Desafios Atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Edited book

Pensamento Crítico n aEducação: Desafios atuais

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Book chapter

Learn to cooperate and cooperate to learn: empowering critical thinking skills through cooperative peer review

Journal article

Learn to Cooperate and Cooperate to Learn: Peer Review Thought Cooperative Work and the improvement of Critical Thinking

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria M.; Morais, Maria da Felicidade A.

Conference paper

Motivação e Expetativas da pertença a uma Comunidade de Aprendizagem Profissional. A opinião dos professores. XII Congresso da CPCE: Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar

Gonçalves, Lúcia; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Book chapter

Feedback professor-aluno/aluno-professor como estratégia para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; José Pinto Lopes

Journal article

Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking in future engineers

Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M.; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria da Felicidade A.; Morais, Eva

Conference paper

A Discussão nas aulas de Ciências Naturais. Perceções dos alunos sobre a sua importância na aprendizagem

Valente, Cristiana; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Journal article

Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação || Cooperative learning benefits scale: construction and validation studies

José Lopes; Helena Silva; Magda Rocha

Journal article

A aprendizagem no ensino das Ciências Naturais através de um método de aprendizagem cooperativa

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Conference paper

Estudo colaborativo da aula: Uma estratégia de desenvolvimento profissional dos professores. Atas das II Jornadas Pedagógicas ‘O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Conference paper

Conceções e discursos sobre a prática de supervisão de mediadores dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Jornadas Pedagógicas ‘O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos

Vilhena-Soares, Margarida; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Ferreira-Loureiro Armando Paulo

Book

50 Técnicas de Avaliação formativa

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; José Pinto Lopes

Conference paper

A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem do conhecimento do mundo: Proposta de intervenção para o Pré-Escolar. Jornadas Pedagógicas ‘O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos’

Lopes, Bebiana; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Conference paper

A influência da aprendizagem cooperativa na motivação escolar: Um estudo realizado com alunos com e sem Necessidades Educativas Especiais.

Gonçalves, Lúcia; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Conference paper

Avaliação formativa: O registo do progresso dos alunos. Jornadas Pedagógicas O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos

Ramos, Rita; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Conference paper

A auto e a coavaliação na aprendizagem cooperativa. Jornadas Pedagógicas O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos

Valente, Mónica; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Conference paper

Funções dos coordenadores de departamento curricular como supervisores intermédios. Jornadas Pedagógicas ‘O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos

Maio, Natividade; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Ferreira-Loureiro, Armando Paulo

Conference paper

O professor faz a diferença no desempenho escolar dos alunos. Jornadas Pedagógicas ‘O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos

Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos

Journal article

A Supervisão: Funções e competências do supervisor

Maio, Natividade; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Loureiro, Armando Paulo Ferreira

Book

O Professor faz a Diferença. Na Aprendizagem dos Alunos. Na Realização dos Alunos. No sucesso dos Alunos

José Pinto Lopes

Book

A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula.Um Guia prático para o Professor

José Pinto Lopes

Conference paper

A aprendizagem cooperativa e o conceito de trabalho de grupo: Uma experiência realizada no ensino-aprendizagem das Ciências Naturais. X Congresso da Sociedade Portuguesa da Educação: Investigar, avaliar, descentralizar

Ramos, Rita; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Book

métodos de Aprendizagem Cooperativa para o Jardim de infãncia. Um guia para os Educadores de Infância e Professores

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, José

Conference paper

A Aprendizagem Cooperativa no ensino das Ciências Naturais: Influência no rendimento escolar e opiniões dos alunos. XII Encontro Nacional de Educação em Ciências

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Conference paper

A Aprendizagem Cooperativa no Ensino das Ciências: os Métodos”Verificação em Pares” e “Cabeças Numeradas Juntas”. XII Encontro Nacional de Educação em Ciências

Cunha, Alexandra; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose

Journal article

A investigação-acção na evolução do pensamento de professores em formação inicial. Revista Electrónica de Ciências da Educação da Faculdade Kennedy

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição

Conference paper

Actividades Laboratoriais Propostas nos Manuais Escolares de Ciências Naturais: Quais os Reflexos da Reorganização Curricular? XXI Encuentros sobre Didáctica.

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição

Conference paper

O discurso supervisivo na formação na de professores de Biologia/Geologia: análise comparativa de três núcleos de estágio. VII Encontro Nacional de Educação em Ciencias

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição

Conference paper

Evolução das concepções de ensino e aprendizagem em professores estagiários de Biologia/Geologia. XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição

Conference paper

). Formação reflexiva de professores: do discurso à prática pedagógica. VI Congreso Internacional sobre Investigacíon en la Didáctica de las Ciencias

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição

Conference paper

O discurso reflexivo na sala de aula de professores estagiários de Biologia/Geologia: análise comparativa de três núcleos de estágio. V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição

Conference paper

A formação de professores na evolução das suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem. Resultados de um estudo com professores de Biologia/Geologia. IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição

Conference paper

Influência da metodologia de ensino da Biologia/Geologia nas concepções de alunos/futuros professores: Um estudo sobre as concepções de ciência, ensino e aprendizagem. III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição

Conference paper

Formação de professores reflexivos. Uma experiência com professores estagiáris de Biologia/Geologia. V Congresso Internacional sobre Investigação em Didáctica das Ciências

Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição