Integrated Members
Associate professor
University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Email
helsilva@utad.pt
Phone
+ 351 259 350 743
She has been an Associate Professor at the Department of Education and Psychology at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD), since 2004 and an integrated researcher at the Center for Educational Research and Intervention at the University of Porto (CIIE). His main research interests and publications are related to teaching and learning methodologies and teacher professional development, with an emphasis on cooperative learning, formative assessment, critical and creative thinking and communities of practice (ORCID 0000-0003-2855-9634).
He participated in several national and international events and/or conferences as a member of the scientific and organizing committee, namely in the scientific and organizing committee of the 2nd International seminar on Critical Thinking and in the scientific committees of the ATEE Winter Conference 'Science and mathematical education in the 21st century, XVIII ENEC - National Meeting on Science Education III ISSE - International Seminar of Science Education Education and XIX ENEC - National Meeting on Science Education /IV ISSEInternational Seminal on Science Education: Transversalities: Dialogues and Interactions. She is a founding member since 2012 of the multidisciplinary community of sharing and practice on critical and creative thinking at UTAD (webPACT) and Crithinknet-Rede Nacional de Pensamento Crítica
He participated in national and international projects, namely in the Pedagogical Innovation projects “Critical Thinking in Network in Higher Education” financed by FCT, in the European Erasmus + project “Crithinkedu: Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula”, in the OECD- international project CERI “Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking Skills in Higher Education” and in Projeto Way- Who saw you and who sees you! , financed by FCT.
She has co-authored 10 Education books. And she is a trainer of educators and teachers at various levels of education, including higher education, especially in the scope of Cooperative Learning, Formative Assessment and Critical and Creative Thinking and she was awarded two pedagogical innovation awards.
2001 - PhD in Education, Teaching of Biology and Geology - University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Portugal.
Pedagogical supervision; Cooperative learning; Learning communities; Formative assessment.
Promover a aprendizagem autorregulada dos alunos através da observação colaborativa de aulas. TDC/CED-EDG/0035/2021
Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education¿ do Centre for Educational research and Innovation - OCDE
Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula-Crithinkedu
Surge com base no conhecimento e na experiência das Instituições Europeias de Ensino Superior, das Empresas e das Organizações Não Governamentais, relativamente à preocupação constante em melhorar a qualidade da aprendizagem nas universidades e nos diferentes setores profissionais. Dessa forma, o projeto CRITHINKEDU enquadra-se numa necessidade comum em facilitar e apoiar o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) segundo as necessidades do mercado de trabalho e os desafios sociais.
Projeto COOPERA-Aprendizagem Cooperativa e Otimização da Intervenção Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico
Pensamento crítico em rede no ensino superior Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português
O projeto insere-se numa metodologia de ensino e aprendizagem com aplicação transversal e interdisciplinar, que pretende promover a aquisição e o desenvolvimento de competências de comunicação escrita e de Pensamento Crítico (PCr) em alunos do Ensino Superior (ES), através da utilização da avaliação formativa, com ênfase no feedback fornecido pelo professor e pelos pares, com apoio nas tecnologias da informação e da comunicação. Esta metodologia tem origem num conjunto de experiências de inovação didática, iniciadas no ano letivo de 2011/2012, por uma comunidade de prática constituída por professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Numa dinâmica de reflexão-ação, e ao longo de seis semestres letivos, foram realizadas intervenções educativas em unidades curriculares de 1.º e 2.º ciclos das mais variadas áreas do conhecimento: Engenharias (nomeadamente Civil, Mecânica, Informática e das Energias), Medicina Veterinária, Educação Básica, Ciências da Comunicação e 2.º ciclos em Ensino. Paralelamente, e suportando evidências dessas intervenções educativas, foram também apresentadas comunicações científicas em conferências internacionais (Cruz et al., 2012; Dominguez et al., 2012; Dominguez et al., 2013; Dominguez et al., no prelo), e em revistas com arbitragem (Cruz et al., 2013; Dominguez et al., 2014; Dominguez et al., em revisão). Apesar de ainda se verificarem algumas limitações metodológicas, a avaliação do impacto das experiências realizadas tem vindo a revelar-se positiva, quer para docentes, quer para alunos. Dessa forma, tem contribuído para uma melhoria contínua do trabalho desenvolvido. É ainda recente o trabalho desenvolvido nesta linha por iES portuguesas, e.g. a Universidade Católica do Porto, o Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade de Aveiro, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho, sendo escassas as oportunidades de partilha e discussão conjunta (encontros, fóruns, seminários, conferências).
Promover a aprendizagem autorregulada dos alunos através da observação colaborativa de aulas. TDC/CED-EDG/0035/2021
Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education¿ do Centre for Educational research and Innovation - OCDE
Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula-Crithinkedu
Surge com base no conhecimento e na experiência das Instituições Europeias de Ensino Superior, das Empresas e das Organizações Não Governamentais, relativamente à preocupação constante em melhorar a qualidade da aprendizagem nas universidades e nos diferentes setores profissionais. Dessa forma, o projeto CRITHINKEDU enquadra-se numa necessidade comum em facilitar e apoiar o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) segundo as necessidades do mercado de trabalho e os desafios sociais.
Projeto COOPERA-Aprendizagem Cooperativa e Otimização da Intervenção Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico
Pensamento crítico em rede no ensino superior Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português
O projeto insere-se numa metodologia de ensino e aprendizagem com aplicação transversal e interdisciplinar, que pretende promover a aquisição e o desenvolvimento de competências de comunicação escrita e de Pensamento Crítico (PCr) em alunos do Ensino Superior (ES), através da utilização da avaliação formativa, com ênfase no feedback fornecido pelo professor e pelos pares, com apoio nas tecnologias da informação e da comunicação. Esta metodologia tem origem num conjunto de experiências de inovação didática, iniciadas no ano letivo de 2011/2012, por uma comunidade de prática constituída por professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Numa dinâmica de reflexão-ação, e ao longo de seis semestres letivos, foram realizadas intervenções educativas em unidades curriculares de 1.º e 2.º ciclos das mais variadas áreas do conhecimento: Engenharias (nomeadamente Civil, Mecânica, Informática e das Energias), Medicina Veterinária, Educação Básica, Ciências da Comunicação e 2.º ciclos em Ensino. Paralelamente, e suportando evidências dessas intervenções educativas, foram também apresentadas comunicações científicas em conferências internacionais (Cruz et al., 2012; Dominguez et al., 2012; Dominguez et al., 2013; Dominguez et al., no prelo), e em revistas com arbitragem (Cruz et al., 2013; Dominguez et al., 2014; Dominguez et al., em revisão). Apesar de ainda se verificarem algumas limitações metodológicas, a avaliação do impacto das experiências realizadas tem vindo a revelar-se positiva, quer para docentes, quer para alunos. Dessa forma, tem contribuído para uma melhoria contínua do trabalho desenvolvido. É ainda recente o trabalho desenvolvido nesta linha por iES portuguesas, e.g. a Universidade Católica do Porto, o Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade de Aveiro, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho, sendo escassas as oportunidades de partilha e discussão conjunta (encontros, fóruns, seminários, conferências).
Journal article
Escala de aprendizagem cooperativa: validação para estudantes universitários de Portugal e do Brasil
Helena Santos Silva; José Lopes; Jose Antonio Cecchini Estrada; Javier Fernandez-Rio; Ângela Leite
Journal article
Cooperative learning scale: validation among Portuguese and Brazilian university students
Helena Santos Silva; José Lopes; Jose Antonio Cecchini Estrada; Javier Fernandez-Rio; Ângela Leite
Journal article
Autoeficacia, autorregulación y aprendizaje cooperativo en estudiantes españoles y portugueses de Educación Secundaria
Javier Fernandez-Río; Jose A. Cecchini; José Lopes; Helena Silva; Ângela Leite
Other output
"Who sAw You then and who sees you now” - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation: quantitative study
Mouraz, Ana; Ana L. Torres; Nobre, Ana; Eva Morais; Caroline, Dominguez; Daniela Pedrosa; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Journal article
Fostering Critical and Creative Thinking through the Cooperative Learning Jigsaw and Group Investigation
Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; Dominguez, Caroline
Journal article
Dispositions toward Critical Thinking in Portuguese Undergraduate Students
Eva Morais; José Lopes; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Caroline, Dominguez; Payan-Carreira, Rita; Imaginário, Cristina; Maria José Santos. Corresponding author: Eva Morais
Journal article
Lecture, Cooperative Learning and Concept Mapping: Any Differences on Critical and Creative Thinking Development?
Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Morais, Eva
Journal article
Does university attendance affects students’ critical and creative thinking skills? A longitudinal research with pre-service teaching and psychology undergraduates
Silva, Helena; Lopes, José; Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Morais, Eva
Book
Aprendizagem Cooperativa na sala de aula. Um guia Prático para o Professor 2ª ed. ( atualizada e aumentada)
Lopes,J; Silva, H.
Journal article
Escala de aprendizagem cooperativa: validação para estudantes universitários de Portugal e do Brasil
Helena Santos Silva; José Lopes; Jose Antonio Cecchini Estrada; Javier Fernandez-Rio; Ângela Leite
Journal article
Cooperative learning scale: validation among Portuguese and Brazilian university students
Helena Santos Silva; José Lopes; Jose Antonio Cecchini Estrada; Javier Fernandez-Rio; Ângela Leite
Journal article
Autoeficacia, autorregulación y aprendizaje cooperativo en estudiantes españoles y portugueses de Educación Secundaria
Javier Fernandez-Río; Jose A. Cecchini; José Lopes; Helena Silva; Ângela Leite
Journal article
Dispositions toward Critical Thinking in Portuguese Undergraduate Students
Eva Morais; José Lopes; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Caroline, Dominguez; Payan-Carreira, Rita; Imaginário, Cristina; Maria José Santos. Corresponding author: Eva Morais
Other output
"Who sAw You then and who sees you now” - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation: quantitative study
Mouraz, Ana; Ana L. Torres; Nobre, Ana; Eva Morais; Caroline, Dominguez; Daniela Pedrosa; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Journal article
Fostering Critical and Creative Thinking through the Cooperative Learning Jigsaw and Group Investigation
Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; Dominguez, Caroline
Book
Aprendizagem Cooperativa na sala de aula. Um guia Prático para o Professor 2ª ed. ( atualizada e aumentada)
Lopes,J; Silva, H.
Journal article
Think-Pair-Share and Roundtable: Two Cooperative Learning Structures to Enhance Critical Thinking Skills of 4th Graders
Helena Silva; José Lopes; Caroline Dominguez; Eva Morais
Journal article
Does university attendance affects students’ critical and creative thinking skills? A longitudinal research with pre-service teaching and psychology undergraduates
Silva, Helena; Lopes, José; Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Morais, Eva
Journal article
Lecture, Cooperative Learning and Concept Mapping: Any Differences on Critical and Creative Thinking Development?
Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Morais, Eva
Journal article
Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários( EDPC)
Lopes, José; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Morais,Eva
Journal article
Development and validation of Critical Thinking Disposition Scale for college students (CTDS),Construction et validation d’une échelle de dispositions du pensée critique pour les étudiants universitaires (EDPC),Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC),Construcción y validación de una escala de disposiciones hacia el pensamiento
Lopes, J.; Silva, H.; Morais, E.
Book chapter
Cooperative Learning and Critical Thinking in Face to Face and Online Environments
Helena Silva; José Lopes; Eva Morais; Caroline Dominguez
Journal article
A aprendizagem cooperativa e os mapas de conceitos na promoção do pensamento crítico e criativo: uma experiência no ensino superior
Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline
Journal article
What critical thinking skills and dispositions do new graduates need for professional life? Views from Portuguese employers in different fields
Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Silva, Helena; Morais, Felicidade
Book chapter
Perceptions of Portuguese University Teachers About Critical Thinking Educational Practices
Morais, Felicidade; Silva, Helena; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria Manuel
Book chapter
O feedback na promoção do Pensamento Crítico. Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação
Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Caroline, Dominguez; Payan-Carreira, Rita; Catarino, Paula
Book
Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação
Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Caroline, Dominguez; Manuel Nascimento, M.
Book chapter
O questionamento no desenvolvimento do pensamento crítico. Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação
Lopes, José (CF1A-2045-F699); Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Dominguez, Caroline
Book chapter
Os mapas de conceitos na promoção do pensamento crítico. Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose; Catarino, Paula; Payan-Carreira, Rita
Book chapter
A aprendizagem cooperativa na promoção do pensamento crítico. Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação
Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Morais, Teresa
Book chapter
Construir, analisar e avaliar argumentos: Contributos para o desenvolvimento do pensamento crítico. Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação
Morais , Teresa; Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Book chapter
Planificar o ensino para promover o pensamento crítico .Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Planificação, Estratégias e Avaliação
Lopes, José (0C1C-FDFE-8A61); Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Dominguez, Caroline
Book chapter
Stairway to the Stars: Comparing Health and Tourism Professionals Views About Critical Thinking
Nascimento, Maria Manuel; Silva, Helena; Morais, Felicidade; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline
Book chapter
Enhancing College Students’ Critical Thinking Skills in Cooperative Groups
Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline
Book
Pensamento Crítico e Criativo. 100 Fichas para trabalhar na sala de aula
Lopes, Jose; Silva, Maria
Book chapter
Avaliação formal e informal do pensamento crítico.
Lopes, Jose; Silva, Maria; Morais, Eva
Journal article
Teste do Pensamento Crítico e Criativo para estudantes do ensino superior
Lopes, José; Silva, Helena; Morais, Eva
Journal article
Aprendizaje Cooperativo para Promover el Pensamiento Creativo y la Creatividad Matemática en la Educación Superior
Catarino, Paula; Vasco, Paulo; Lopes, José; Silva, Helena; Morais, Eva
Journal article
Teste de pensamento crítico para estudantes dos ensinos básico e secundário || Critical thinking test for elementary and secondary students
Lopes, José; Silva, Helena; Morais, Eva
Report
Uma coleção europeia das competências e disposições de pensamento crítico necessárias em diferentes áreas profissionais para o século 21. Vila Real: UTAD
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Journal article
Cooperative learning on academic and social skills, behavioural problems and self-concept in elementary school students
Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Report
Output 3-O curso europeu CRITHINKEDU em educação para o pensamento crítico para professores universitários: da conceção à execução. Vila Real: UTAD. ISBN: 978-989-704-274-4
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Book chapter
The Views of Engineering Students on Creativity
Catarino, Paula; Nascimento, Maria M.; Morais, Eva; Vasco, Paulo; Campos, Helena; Silva, Helena; Payan-Carreira, Rita; João Monteiro, M.
Report
Output 2-Uma revisão europeia sobre práticas educativas para o pensamento crítico em Instituições de Ensino Superior. Vila Real: UTAD. ISBN: 978-989-704-258-4
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Report
Output 1-Uma coleção europeia das competências e disposições de pensamento crítico necessárias em diferentes áreas profissionais para o século 21. Vila Real: UTAD. ISBN: 978-989-704-256-0
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Conference paper
CRITHINKEDU: from labor market needs to Critical Thinking across the European Higher Education Curricula.http://crithinkedu.utad.pt/wp-content/uploads/2017/09/2017-EAIR-Forum_CRITHINKEDU_Matosetall_FINAL_SEPTEMBER.pdf
Cruz, Gonçalo; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline ; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Morais, Maria da Felicidade Araújo
Journal article
Argumentative skills development in teaching philosophy to secondary school students through constructive controversy: an exploratory study case
Morais, T.; Silva, H.; Lopes, J.; Dominguez, C.
Conference poster
"Critical Thinking across the European Higher Education Curricula” project overview
Dominguez, Caroline ; Payan-Carreira, Rita; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Morais, Maria da Felicidade Araújo; Cruz, Gonçalo
Book chapter
A aprendizagem cooperativa. Um método eficaz na melhoria da aprendizagem dos alunos. Livro comemorativo dos 10 anos dos cursos de atualização de professores do 1º ciclo do ensino básico
Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Journal article
Três estratégias básicas para a melhoria da aprendizagem: Objetivos de aprendizagem, avaliação formativa e feedback
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Conference paper
Mathematical Creativity Definitions in Engineering Students in a Portuguese University, Second International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE)
Catarino, Paula; Nascimento, Eva; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Payan-Carreira, Rita
Conference paper
Take this Waltz on creativity: The engineering students' conceptions
Catarino, P.; Nascimento, M.M.; Morais, E.; Silva, H.; Payan-Carreira, R.; Paula Catarino; Maria M. Nascimento; et al
Journal article
Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups,Développer la pensée critique à travers la révision par les pairs et en groupes d’apprentissage coopératif,Desenvolver o pensamento crítico através da revisão entre pares em grupos de aprendizagem cooperativa,Desarrollar el pensamiento crítico a través de la revisión por pares en grupos de aprendizaje cooperativo
Silva, H.; Lopes, J.; Dominguez, C.; Payan-Carreira, R.; Morais, E.; Manuel Nascimento, M.; Morais, F.
Journal article
O professor faz a diferença no desempenho escolar dos seus alunos. O que nos diz a investigação educativa
Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Rita Ramos; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, José
Book
Pensamento crítico na educação: desafios atuais = Critical thinking in education: actual challenges
Book chapter
Learn to cooperate and cooperate to learn: empowering critical thinking skills through cooperative peer review
Edited book
II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico ¬ Desafios Atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Book
Eu, Professor, Pergunto. 20 Respostas sobre Planificação do Ensino-Aprendizagem, Estratégias de Ensino e Avaliação
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; José Pinto Lopes
Book
Eu, Professor , Pergunto. 18 respostas sobre Necessidades e capacidades dos alunos, Gestão da sala de aula e desenvolvimento Profissional Docente
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, José
Journal article
O Ensino das Competências Argumentativas em Filosofia através do Método Controvérsia Criativa
Dominguez, Caroline; Lopes, José; Silva, Helena
Journal article
Learn to Cooperate and Cooperate to Learn: Peer Review Thought Cooperative Work and the improvement of Critical Thinking
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria M.; Morais, Maria da Felicidade A.
Journal article
O papel supervisor dos mediadores dos cursos de educação e formação de adultos: entre o discurso e a prática
Ferreira-Loureiro, Armando Paulo Paulo; Vilhena-Soares, Margarida; Santos-Silva, Helena
Journal article
A aprendizagem cooperativa na melhoria do autoconceito de alunos com e sem necessidades educativas especiais
Gonçalves, Lúcia; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Journal article
A aprendiza A aprendizagem cooperativa na prática independente do método instrução direta. Benefícios psicológicos, académicos e sociais.
Guedes, Laura; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Conference paper
A Discussão nas aulas de Ciências Naturais. Perceções dos alunos sobre a sua importância na aprendizagem
Valente, Cristiana; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Book chapter
Feedback professor-aluno/aluno-professor como estratégia para a melhoria da aprendizagem dos alunos.
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; José Pinto Lopes
Conference paper
Motivação e Expetativas da pertença a uma Comunidade de Aprendizagem Profissional. A opinião dos professores. XII Congresso da CPCE: Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar
Gonçalves, Lúcia; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Journal article
Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação || Cooperative learning benefits scale: construction and validation studies
José Lopes; Helena Silva; Magda Rocha
Journal article
Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking in future engineers
Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M.; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria da Felicidade A.; Morais, Eva
Journal article
A aprendizagem no ensino das Ciências Naturais através de um método de aprendizagem cooperativa
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Conference paper
Estudo colaborativo da aula: Uma estratégia de desenvolvimento profissional dos professores. Atas das II Jornadas Pedagógicas ‘O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Conference paper
Avaliação formativa: O registo do progresso dos alunos. Jornadas Pedagógicas O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos
Ramos, Rita; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Conference paper
O professor faz a diferença no desempenho escolar dos alunos. Jornadas Pedagógicas ‘O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos
Lopes, Jose; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Conference paper
Funções dos coordenadores de departamento curricular como supervisores intermédios. Jornadas Pedagógicas ‘O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos
Maio, Natividade; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Ferreira-Loureiro, Armando Paulo
Conference paper
A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem do conhecimento do mundo: Proposta de intervenção para o Pré-Escolar. Jornadas Pedagógicas ‘O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos’
Lopes, Bebiana; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Conference paper
A influência da aprendizagem cooperativa na motivação escolar: Um estudo realizado com alunos com e sem Necessidades Educativas Especiais.
Gonçalves, Lúcia; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Conference paper
Conceções e discursos sobre a prática de supervisão de mediadores dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Jornadas Pedagógicas ‘O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos
Vilhena-Soares, Margarida; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Ferreira-Loureiro Armando Paulo
Conference paper
A auto e a coavaliação na aprendizagem cooperativa. Jornadas Pedagógicas O professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos
Valente, Mónica; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Journal article
A Supervisão: Funções e competências do supervisor
Maio, Natividade; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Book
O Professor faz a Diferença. Na Aprendizagem dos Alunos. Na Realização dos Alunos. No sucesso dos Alunos
José Pinto Lopes
Conference paper
A aprendizagem cooperativa e o conceito de trabalho de grupo: Uma experiência realizada no ensino-aprendizagem das Ciências Naturais. X Congresso da Sociedade Portuguesa da Educação: Investigar, avaliar, descentralizar
Ramos, Rita; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Book
métodos de Aprendizagem Cooperativa para o Jardim de infãncia. Um guia para os Educadores de Infância e Professores
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, José
Conference paper
A Aprendizagem Cooperativa no ensino das Ciências Naturais: Influência no rendimento escolar e opiniões dos alunos. XII Encontro Nacional de Educação em Ciências
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Conference paper
A Aprendizagem Cooperativa no Ensino das Ciências: os Métodos”Verificação em Pares” e “Cabeças Numeradas Juntas”. XII Encontro Nacional de Educação em Ciências
Cunha, Alexandra; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, Jose
Journal article
A investigação-acção na evolução do pensamento de professores em formação inicial. Revista Electrónica de Ciências da Educação da Faculdade Kennedy
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição
Conference paper
Actividades Laboratoriais Propostas nos Manuais Escolares de Ciências Naturais: Quais os Reflexos da Reorganização Curricular? XXI Encuentros sobre Didáctica.
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição
Conference paper
O discurso supervisivo na formação na de professores de Biologia/Geologia: análise comparativa de três núcleos de estágio. VII Encontro Nacional de Educação em Ciencias
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição
Conference paper
Evolução das concepções de ensino e aprendizagem em professores estagiários de Biologia/Geologia. XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição
Conference paper
). Formação reflexiva de professores: do discurso à prática pedagógica. VI Congreso Internacional sobre Investigacíon en la Didáctica de las Ciencias
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição
Conference paper
O discurso reflexivo na sala de aula de professores estagiários de Biologia/Geologia: análise comparativa de três núcleos de estágio. V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição
Conference paper
A formação de professores na evolução das suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem. Resultados de um estudo com professores de Biologia/Geologia. IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição
Conference paper
Influência da metodologia de ensino da Biologia/Geologia nas concepções de alunos/futuros professores: Um estudo sobre as concepções de ciência, ensino e aprendizagem. III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Duarte, Conceição