Integrated Members


Adjunct professor (Polytechnic)


Paula Frassineti School of Education, Porto

E-mail
irenecortesao@esepf.pt

Telefone
+ 351 225 573 420


Irene Cortesão Costa has a Degree in Sociology (Faculty of Arts, University of Porto), a Degree in Music from the Porto Conservatoire, a Master's Degree in Applied Anthropology, Community and Youth Work and a Professional Diploma in Community Work (Goldsmiths College, University of London); a Postgraduate Diploma in "Expression-Communication and Artistic Languages in Socio-Educational Practice" (Escola d'Expressió i Psicomotricitat - Institut d'Educació de Barcelona) and a Ph. D. in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences at the University of Porto.
Worked as a coordinator of services for children and young people at Deptford Community Centre, London, and at Casa das Glicínias - Vale de Campanhã, Porto.
Adjunct professor at the Paula Frassinetti Faculty of Education, responsible for the musical expression curricular units of the basic and social education courses. Supervises professional internships in Early Childhood Education and teaches in the Master's program in Community Intervention.
An Integrated Researcher at the Centre for Research and Educational Intervention of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (CIIE|FPCEUP), works on artistic intervention in the community with children, young people, and adults, with a special interest in the area of music and how non-formal education experiences in the artistic field can contribute to the personal, social and artistic development of these groups.


2020 - PhD in Educational Sciences - Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Porto, Portugal
1998 - Masters in Applied Anthropology - Community and Youth Work (M.A. Applied Anthropology and Community and Youth Work) Goldsmiths College - University of London, United Kingdom
2003 - Equivalence to Master's Degree in Anthropology from the University Institute of Lisbon (ISCTE), Lisbon, Portugal
1996 - Degree in Sociology, Faculty of Letters, University of Porto, Portugal.


Artistic intervention in the community with children, young people and adults; personal, social and artistic development.

EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo

Cante pela sua Saúde - Sing4Health Porto

acetas de Talento, representada por Anabela Pires (cantora e atriz, mestre em Psicologia, produtora de espetáculos musicais) – mentora do projeto "Cante pela sua Saúde - Sing4Health" – desenvolve e implementa programas de intervenção em canto em grupo desde 2013. A apetência para ações de intervenção com foco na população sénior e no combate ao isolamentoe solidão, tendo por base a paixão e capacidade na arte performativa da música, começou por se materializar na proposta de um projeto de intervenção em canto na dissertação de mestrado, sendo a sua orientadora Iolanda Galinha. O projeto foi desenhado em parceria assente em ‘guidelines’ de intervenção e de investigação experimental – com responsabilidade específica na implementação do programa e acompanhamento da orientadora da investigação científica. Deste projeto, resultou a validação do programa para a promoção do bem-estar subjetivo e social dos participantes. Em 2017, acreditando nos resultados práticos e reais é proposto o projeto de intervenção e investigação em canto em grupo ao Orçamento Participativo de Portugal. Planeado o programa de intervenção e investigação em parceria com Iolanda Galinha para dirigir a componente científica, contou com o apoio de equipa da DGArtes e convidados para parceiros do projeto - SCML, SCMA, Teatro Nacional de São Carlos, UAL (CIP), ISCTE (CIS) e Laboratórios Germano de Sousa. O projeto foi implementado em 2019 e 2020, com a equipa responsável pela Direção Artística (Anabela Pires e João Frizza) e equipa responsável pela Direção Científica (Iolanda Galinha e Luísa Lima). Os resultados do projeto foram avaliados como muito positivos pelos parceiros, patentes em documentário (https://www.youtube.com/watch?v=4hghWnvNqJw).

Surge agora a grande oportunidade através da iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo em parceria com o Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes de implementar o projeto "Cante pela sua Saúde - Sing4Health" no distrito do Porto. Promovido pela Facetas de Talento, o projeto ficou em 1º lugar na call de Projetos de Criação Artística para apoio de iniciativas de solidariedade social e promoção da cultura. Este projeto, na categoria “Apoio à Terceira idade”, visa a dinamização de um programa de canto em grupo, orientado por Anabela Pires (cantora, atriz e mestre em Psicologia), que propõe a aprendizagem de um conjunto de técnicas vocais, a realização de exercícios de dinâmica de grupo, a aprendizagem de um reportório coral de canções portuguesas e a realização de um espetáculo público.

Para a implementação do projeto, foi criada uma parceria com o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto com o objetivo de desenvolvimento de um estudo sobre os efeitos do projeto, com coordenação científica de Sofia Castanheira Pais e co-coordenação de Irene Cortesão. O estudo envolve um dispositivo de monitorização e avaliação dos efeitos deste projeto, baseada numa metodologia mista, e que visa não apenas avaliar dimensões específicas do bem-estar e da autoestima antes e depois da intervenção, como explorar a perceção de técnicos e seniores sobre o envolvimento, as potencialidades e dificuldades encontradas ao longo do projeto. Assim, a proposta inclui a administração de inquéritos por questionário sobre dimensões relevantes (como seja o bem-estar), observação etnográfica com recurso a notas de terreno, realização de entrevistas com técnicos/as das instituições envolvidas e grupos de discussão focalizada com os/as participantes-seniores.

EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo

Cante pela sua Saúde - Sing4Health Porto

acetas de Talento, representada por Anabela Pires (cantora e atriz, mestre em Psicologia, produtora de espetáculos musicais) – mentora do projeto "Cante pela sua Saúde - Sing4Health" – desenvolve e implementa programas de intervenção em canto em grupo desde 2013. A apetência para ações de intervenção com foco na população sénior e no combate ao isolamentoe solidão, tendo por base a paixão e capacidade na arte performativa da música, começou por se materializar na proposta de um projeto de intervenção em canto na dissertação de mestrado, sendo a sua orientadora Iolanda Galinha. O projeto foi desenhado em parceria assente em ‘guidelines’ de intervenção e de investigação experimental – com responsabilidade específica na implementação do programa e acompanhamento da orientadora da investigação científica. Deste projeto, resultou a validação do programa para a promoção do bem-estar subjetivo e social dos participantes. Em 2017, acreditando nos resultados práticos e reais é proposto o projeto de intervenção e investigação em canto em grupo ao Orçamento Participativo de Portugal. Planeado o programa de intervenção e investigação em parceria com Iolanda Galinha para dirigir a componente científica, contou com o apoio de equipa da DGArtes e convidados para parceiros do projeto - SCML, SCMA, Teatro Nacional de São Carlos, UAL (CIP), ISCTE (CIS) e Laboratórios Germano de Sousa. O projeto foi implementado em 2019 e 2020, com a equipa responsável pela Direção Artística (Anabela Pires e João Frizza) e equipa responsável pela Direção Científica (Iolanda Galinha e Luísa Lima). Os resultados do projeto foram avaliados como muito positivos pelos parceiros, patentes em documentário (https://www.youtube.com/watch?v=4hghWnvNqJw).

Surge agora a grande oportunidade através da iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo em parceria com o Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes de implementar o projeto "Cante pela sua Saúde - Sing4Health" no distrito do Porto. Promovido pela Facetas de Talento, o projeto ficou em 1º lugar na call de Projetos de Criação Artística para apoio de iniciativas de solidariedade social e promoção da cultura. Este projeto, na categoria “Apoio à Terceira idade”, visa a dinamização de um programa de canto em grupo, orientado por Anabela Pires (cantora, atriz e mestre em Psicologia), que propõe a aprendizagem de um conjunto de técnicas vocais, a realização de exercícios de dinâmica de grupo, a aprendizagem de um reportório coral de canções portuguesas e a realização de um espetáculo público.

Para a implementação do projeto, foi criada uma parceria com o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto com o objetivo de desenvolvimento de um estudo sobre os efeitos do projeto, com coordenação científica de Sofia Castanheira Pais e co-coordenação de Irene Cortesão. O estudo envolve um dispositivo de monitorização e avaliação dos efeitos deste projeto, baseada numa metodologia mista, e que visa não apenas avaliar dimensões específicas do bem-estar e da autoestima antes e depois da intervenção, como explorar a perceção de técnicos e seniores sobre o envolvimento, as potencialidades e dificuldades encontradas ao longo do projeto. Assim, a proposta inclui a administração de inquéritos por questionário sobre dimensões relevantes (como seja o bem-estar), observação etnográfica com recurso a notas de terreno, realização de entrevistas com técnicos/as das instituições envolvidas e grupos de discussão focalizada com os/as participantes-seniores.

Book

Degraus de Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias

Cortesão, Irene; Jesus, Pedro

Journal article

Introductory Note

Pequito, Paula; Pinheiro, Ana Cristina; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Daniela, Gonçalves; Neves, Ivone; Irene, Cortesão; Medeiros, Paula

Journal article

Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children

Jesus, Pedro; Cortesão, Irene

Journal article

Effects on Children of Participation in Children's Community Choirs

Irene Cortesão; Isabel Menezes

Journal article

Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças

Irene Cortesão; Isabel Menezes

Journal article

A Children Participation in transforming communities: Um estudo de caso num contexto rural

Cortesão, Irene; Pais de Pádua, Ana

Book

O Bússola 21: Livro de Atas das II Jornadas de Inovação Pedagógica.

Jesus, Pedro; Cortesão, Irene

Journal article

Apart-icipation or participation of children? Educational innovation experiences seen by the children themselves

Cortesão, Irene; Jesus, Pedro

Journal article

À-participação ou participação das crianças? Experiências de inovação educacional vistas pelas próprias

Cortesão, Irene; Jesus, Pedro

Book chapter

O papel das artes no percurso escolar: análise de dois projetos de intervenção artística com crianças e jovens

Cortesão Costa, Irene; Cortesão, Irene

Book

Degraus de Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias

Cortesão, Irene; Jesus, Pedro

Journal article

Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children

Jesus, Pedro; Cortesão, Irene

Journal article

Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças

Irene Cortesão; Isabel Menezes

Journal article

Effects on Children of Participation in Children's Community Choirs

Irene Cortesão; Isabel Menezes

Journal article

Introductory Note

Pequito, Paula; Pinheiro, Ana Cristina; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Daniela, Gonçalves; Neves, Ivone; Irene, Cortesão; Medeiros, Paula

Journal article

A Children Participation in transforming communities: Um estudo de caso num contexto rural

Cortesão, Irene; Pais de Pádua, Ana

Journal article

Apart-icipation or participation of children? Educational innovation experiences seen by the children themselves

Cortesão, Irene; Jesus, Pedro

Book

O Bússola 21: Livro de Atas das II Jornadas de Inovação Pedagógica.

Jesus, Pedro; Cortesão, Irene

Journal article

À-participação ou participação das crianças? Experiências de inovação educacional vistas pelas próprias

Cortesão, Irene; Jesus, Pedro

Book chapter

O papel das artes no percurso escolar: análise de dois projetos de intervenção artística com crianças e jovens

Cortesão Costa, Irene; Cortesão, Irene

Journal article

Coros infantis comunitários em instituições educativas e seu papel no desenvolvimento artístico, pessoal e social das crianças envolvidas

Cortesão Costa, Irene; Menezes, Isabel

Journal article

Inovação pedagógica nos centros educativos das Irmãs Doroteias: a participação das crianças
Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children

Pedro Jesus; Irene Cortesão; Jesus, Pedro; Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa Centros Educativos ; Cortesão, Irene; Escola Superior de Educação Paula Frassineti (ESEPF)

Journal article

Coros infantis comunitários em instituições educativas e seu papel no desenvolvimento artístico, pessoal e social das crianças envolvidas

Irene Cortesão Costa; Isabel Menezes; Cortesão Costa, Irene; Menezes, Isabel; Cortesão, Irene; Menezes, Isabel

Book

Atas do Congresso Internacional África pela Infância

Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Medeiros, Paula; et al

Book

Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância

Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Assemany, Daniella; Cortesão, Irene; et al

Thesis / Dissertation

Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças: "...e gostamos de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos!"

Cortesão, Irene; Irene Zuzarte Cortesao Melo da Costa

Working paper

Guia da Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias

Cortesão, Irene; Jesus, Pedro

Book

“Histórias de um bicho mau” : Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19

Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone

Online resource

Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção

Cortesão Costa, Irene

Thesis / Dissertation

Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças: "...e gostamos de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos!"

Irene Zuzarte Cortesao Melo da Costa

Journal article

«O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...» : Visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária

Cortesão, Irene; Amorim, Eugénio; Menezes, Isabel

Journal article

"O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...": visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Book

Juntos pela Criança - caderno de orientação pedagógica

Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana Cristina; Sousa, Júlio; Gomes, Ana; Ferreira, Ana Luísa; Fernandes, Ana Márcia; et al

Thesis / Dissertation

A música, os sons e os silêncios no desenvolvimento da capacidade de concentração

Moreira, Andreia Sofia da Silva

Thesis / Dissertation

A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica

Rocha, Joana Cárin Ferreira da

Thesis / Dissertation

De que forma a música pode contribuir para a inclusão de uma criança diferente no seu grupo?

Salgado, Ana Margarida Moreira

Other output

Audioguia: uma fonte de conhecimento, expressão e comunicação

Costa, Irene Cortesão; Merino, Roberto; Castro, Ana Teresa; Pinheira, Ciliana; Freitas, Filipa; Fernando, Maria João

Other output

A música como estratégia de intervenção pedagógica

Costa, Irene Cortesão; Amaral, Marcia

Thesis / Dissertation

A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?

Marques, Liliana Cristina da Conceição

Thesis / Dissertation

Carrossel de Histórias: dispositivos pedagógicos para a animação da leitura

Carvalho, Mariana Pinto de

Thesis / Dissertation

A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica

Amaral, Márcia Sofia Santos; Costa, Irene Cortesão; Amaral, Marcia

Book

Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança, Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança

Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Samagaio, Florbela; Fernandes, Natália; Ferreira, Manuela; et al

Other output

Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula

Cavalcanti, Joana; Cortesão, Irene; Medeiros, Paula; Ribeiro, Sara

Book

A música no Jardim de Infância: uma proposta de desenho curricular

Cortesão, Irene

Thesis / Dissertation

Metodologia de Trabalho de Projeto: uma abordagem estimulante no processo educativo

Ruas, Ana Rita Correia

Thesis / Dissertation

O Educador e/ou Professor como principal impulsionador da autoestima da criança

Abreu, Sofia

Thesis / Dissertation

O lúdico no processo de ensino-aprendizagem

Silva, Ana Rita

Thesis / Dissertation

A importância da continuidade pedagógica: da sala dos 5 anos a uma turma de 1º CEB

Faria, Vânia

Thesis / Dissertation

A linguagem dos sons e das emoções na PHDA

Fonseca, Maria Isabel Tavares Conde Rodrigues

Thesis / Dissertation

Estratégias de ensino promotoras de aprendizagens e do pensamento crítico

Oliveira, Rita Maria Campos de

Thesis / Dissertation

A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem

Gomes, Daniela

Thesis / Dissertation

Da contagem à (re)solução de problemas

Pimenta, Sara

Thesis / Dissertation

A viagem. As diferentes vivências nas duas valências: educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico

Carvalho, Susana

Thesis / Dissertation

Educar para a criatividade: do pensamento à prática educativa

Oliveira, Ana Rita

Thesis / Dissertation

A construção e a gestão de comportamentos na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

Andrade, Ana Catarina

Thesis / Dissertation

O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem

Barros, Liliana

Thesis / Dissertation

A diferenciação pedagógica como prática efetiva do docente generalista

Palmares, Maria Teresa

Thesis / Dissertation

O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico

Sá, Ana Isabel

Thesis / Dissertation

A gestão dos afetos, numa sala de 3 anos, para a construção de valores e competências sociais

Tavares, Ana Rita

Thesis / Dissertation

Saber educar: que desafios?

Costa, Juliana Teresa

Thesis / Dissertation

Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo

Teixeira, Sara

Thesis / Dissertation

A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa

Machado, Isabel Alexandra

Thesis / Dissertation

O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem

Paixão, Joana

Thesis / Dissertation

A interrogação como fator promotor de sucesso na aprendizagem

Pires, Joana

Thesis / Dissertation

A Gestão da dualidade Afetos/Limites, numa sala de 4 anos

Estêvão, Sandra

Thesis / Dissertation

Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância

Pinho, Ana Sofia

Thesis / Dissertation

(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem

Carvalho, Ana Patrícia

Thesis / Dissertation

A construção da profissionalidade de um professor generalista e o desenvolvimento integral da criança

Rodrigues, Diana

Thesis / Dissertation

Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Moreira, Ivone Flávia

Thesis / Dissertation

O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos

Rodrigues, Andreia Catarina

Thesis / Dissertation

As intencionalidades da intervenção educativa : princípios pedagógicos gerais

Lopes, Inês Pinto

Thesis / Dissertation

Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação

Silva, Sofia

Thesis / Dissertation

(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem

Santos, Rita

Thesis / Dissertation

A construção da profissionalização : fundamentos e práticas

Costa, Ana Isabel

Thesis / Dissertation

Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!

Paes, Inês

Thesis / Dissertation

Intervenção do profissional generalista na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Oliveira, Joana

Thesis / Dissertation

A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico

Moreira, Filipa de Sousa

Thesis / Dissertation

Contributos da reflexão na construção da profissionalidade

Gonçalves, Vanda

Other output

«…e aprendemos muitas coisas novas!...» Projectos simples…complexas aprendizagens:Utilização de um conjunto de critérios de avaliação de qualidade e balanço de competências na avaliação de projectos lúdicos desenvolvidos em Jardim de Infância

Pequito, Paula; Cortesão, Irene

Other output

O trabalho sócio-educativo em contextos não formais – análise de uma realidade

Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene

Other output

Educação : novos desafios Licenciatura em Educação de Infância

Pequito, Paula; Guedes, Sofia; Cortesão, Irene; Brandão, Isabel; Brito, Domingas; Guedes, Inês; Cunha, Isabel; et al

Journal article

Pedagogias iluminadas por objectivos

Irene Cortesão; Luiza Cortesão

Conference paper

Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens

Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Costa, Irene Cortesão