Membros Integrados
Professor(a) adjunto/a
Escola Superior de Educação Paula Frassineti, Porto
E-mail
irenecortesao@esepf.pt
Telefone
+ 351 225 573 420
Irene Cortesão Costa has a Degree in Sociology (Faculty of Arts, University of Porto), a Degree in Music from the Porto Conservatoire, a Master's Degree in Applied Anthropology, Community and Youth Work and a Professional Diploma in Community Work (Goldsmiths College, University of London); a Postgraduate Diploma in "Expression-Communication and Artistic Languages in Socio-Educational Practice" (Escola d'Expressió i Psicomotricitat - Institut d'Educació de Barcelona) and a Ph. D. in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences at the University of Porto.
Worked as a coordinator of services for children and young people at Deptford Community Centre, London, and at Casa das Glicínias - Vale de Campanhã, Porto.
Adjunct professor at the Paula Frassinetti Faculty of Education, responsible for the musical expression curricular units of the basic and social education courses. Supervises professional internships in Early Childhood Education and teaches in the Master's program in Community Intervention.
An Integrated Researcher at the Centre for Research and Educational Intervention of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (CIIE|FPCEUP), works on artistic intervention in the community with children, young people, and adults, with a special interest in the area of music and how non-formal education experiences in the artistic field can contribute to the personal, social and artistic development of these groups.
2020 – Doutoramento em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1998 - Mestrado em Antropologia Aplicada - Trabalho Comunitário e Juventude (M.A. Applied Anthropology and Community and Youth Work) Goldsmiths College - Universidade de Londres, Reino Unido
2003 - Equivalência a Mestrado em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa, Portugal
1996 - Licenciatura em Sociologia, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal.
Intervenção artística na comunidade com crianças, jovens e adultos; desenvolvimento pessoal, social e artístico.
Cante pela sua Saúde - Sing4Health Porto
acetas de Talento, representada por Anabela Pires (cantora e atriz, mestre em Psicologia, produtora de espetáculos musicais) – mentora do projeto "Cante pela sua Saúde - Sing4Health" – desenvolve e implementa programas de intervenção em canto em grupo desde 2013. A apetência para ações de intervenção com foco na população sénior e no combate ao isolamentoe solidão, tendo por base a paixão e capacidade na arte performativa da música, começou por se materializar na proposta de um projeto de intervenção em canto na dissertação de mestrado, sendo a sua orientadora Iolanda Galinha. O projeto foi desenhado em parceria assente em ‘guidelines’ de intervenção e de investigação experimental – com responsabilidade específica na implementação do programa e acompanhamento da orientadora da investigação científica. Deste projeto, resultou a validação do programa para a promoção do bem-estar subjetivo e social dos participantes. Em 2017, acreditando nos resultados práticos e reais é proposto o projeto de intervenção e investigação em canto em grupo ao Orçamento Participativo de Portugal. Planeado o programa de intervenção e investigação em parceria com Iolanda Galinha para dirigir a componente científica, contou com o apoio de equipa da DGArtes e convidados para parceiros do projeto - SCML, SCMA, Teatro Nacional de São Carlos, UAL (CIP), ISCTE (CIS) e Laboratórios Germano de Sousa. O projeto foi implementado em 2019 e 2020, com a equipa responsável pela Direção Artística (Anabela Pires e João Frizza) e equipa responsável pela Direção Científica (Iolanda Galinha e Luísa Lima). Os resultados do projeto foram avaliados como muito positivos pelos parceiros, patentes em documentário (https://www.youtube.com/watch?v=4hghWnvNqJw).
Surge agora a grande oportunidade através da iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo em parceria com o Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes de implementar o projeto "Cante pela sua Saúde - Sing4Health" no distrito do Porto. Promovido pela Facetas de Talento, o projeto ficou em 1º lugar na call de Projetos de Criação Artística para apoio de iniciativas de solidariedade social e promoção da cultura. Este projeto, na categoria “Apoio à Terceira idade”, visa a dinamização de um programa de canto em grupo, orientado por Anabela Pires (cantora, atriz e mestre em Psicologia), que propõe a aprendizagem de um conjunto de técnicas vocais, a realização de exercícios de dinâmica de grupo, a aprendizagem de um reportório coral de canções portuguesas e a realização de um espetáculo público.
Para a implementação do projeto, foi criada uma parceria com o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto com o objetivo de desenvolvimento de um estudo sobre os efeitos do projeto, com coordenação científica de Sofia Castanheira Pais e co-coordenação de Irene Cortesão. O estudo envolve um dispositivo de monitorização e avaliação dos efeitos deste projeto, baseada numa metodologia mista, e que visa não apenas avaliar dimensões específicas do bem-estar e da autoestima antes e depois da intervenção, como explorar a perceção de técnicos e seniores sobre o envolvimento, as potencialidades e dificuldades encontradas ao longo do projeto. Assim, a proposta inclui a administração de inquéritos por questionário sobre dimensões relevantes (como seja o bem-estar), observação etnográfica com recurso a notas de terreno, realização de entrevistas com técnicos/as das instituições envolvidas e grupos de discussão focalizada com os/as participantes-seniores.
Cante pela sua Saúde - Sing4Health Porto
acetas de Talento, representada por Anabela Pires (cantora e atriz, mestre em Psicologia, produtora de espetáculos musicais) – mentora do projeto "Cante pela sua Saúde - Sing4Health" – desenvolve e implementa programas de intervenção em canto em grupo desde 2013. A apetência para ações de intervenção com foco na população sénior e no combate ao isolamentoe solidão, tendo por base a paixão e capacidade na arte performativa da música, começou por se materializar na proposta de um projeto de intervenção em canto na dissertação de mestrado, sendo a sua orientadora Iolanda Galinha. O projeto foi desenhado em parceria assente em ‘guidelines’ de intervenção e de investigação experimental – com responsabilidade específica na implementação do programa e acompanhamento da orientadora da investigação científica. Deste projeto, resultou a validação do programa para a promoção do bem-estar subjetivo e social dos participantes. Em 2017, acreditando nos resultados práticos e reais é proposto o projeto de intervenção e investigação em canto em grupo ao Orçamento Participativo de Portugal. Planeado o programa de intervenção e investigação em parceria com Iolanda Galinha para dirigir a componente científica, contou com o apoio de equipa da DGArtes e convidados para parceiros do projeto - SCML, SCMA, Teatro Nacional de São Carlos, UAL (CIP), ISCTE (CIS) e Laboratórios Germano de Sousa. O projeto foi implementado em 2019 e 2020, com a equipa responsável pela Direção Artística (Anabela Pires e João Frizza) e equipa responsável pela Direção Científica (Iolanda Galinha e Luísa Lima). Os resultados do projeto foram avaliados como muito positivos pelos parceiros, patentes em documentário (https://www.youtube.com/watch?v=4hghWnvNqJw).
Surge agora a grande oportunidade através da iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo em parceria com o Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes de implementar o projeto "Cante pela sua Saúde - Sing4Health" no distrito do Porto. Promovido pela Facetas de Talento, o projeto ficou em 1º lugar na call de Projetos de Criação Artística para apoio de iniciativas de solidariedade social e promoção da cultura. Este projeto, na categoria “Apoio à Terceira idade”, visa a dinamização de um programa de canto em grupo, orientado por Anabela Pires (cantora, atriz e mestre em Psicologia), que propõe a aprendizagem de um conjunto de técnicas vocais, a realização de exercícios de dinâmica de grupo, a aprendizagem de um reportório coral de canções portuguesas e a realização de um espetáculo público.
Para a implementação do projeto, foi criada uma parceria com o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto com o objetivo de desenvolvimento de um estudo sobre os efeitos do projeto, com coordenação científica de Sofia Castanheira Pais e co-coordenação de Irene Cortesão. O estudo envolve um dispositivo de monitorização e avaliação dos efeitos deste projeto, baseada numa metodologia mista, e que visa não apenas avaliar dimensões específicas do bem-estar e da autoestima antes e depois da intervenção, como explorar a perceção de técnicos e seniores sobre o envolvimento, as potencialidades e dificuldades encontradas ao longo do projeto. Assim, a proposta inclui a administração de inquéritos por questionário sobre dimensões relevantes (como seja o bem-estar), observação etnográfica com recurso a notas de terreno, realização de entrevistas com técnicos/as das instituições envolvidas e grupos de discussão focalizada com os/as participantes-seniores.
Book
Degraus de Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias
Cortesão, Irene; Jesus, Pedro
Journal article
Introductory Note
Pequito, Paula; Pinheiro, Ana Cristina; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Daniela, Gonçalves; Neves, Ivone; Irene, Cortesão; Medeiros, Paula
Journal article
Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children
Jesus, Pedro; Cortesão, Irene
Journal article
Effects on Children of Participation in Children's Community Choirs
Irene Cortesão; Isabel Menezes
Journal article
Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças
Irene Cortesão; Isabel Menezes
Journal article
A Children Participation in transforming communities: Um estudo de caso num contexto rural
Cortesão, Irene; Pais de Pádua, Ana
Book
O Bússola 21: Livro de Atas das II Jornadas de Inovação Pedagógica.
Jesus, Pedro; Cortesão, Irene
Journal article
Apart-icipation or participation of children? Educational innovation experiences seen by the children themselves
Cortesão, Irene; Jesus, Pedro
Journal article
À-participação ou participação das crianças? Experiências de inovação educacional vistas pelas próprias
Cortesão, Irene; Jesus, Pedro
Book
Degraus de Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias
Cortesão, Irene; Jesus, Pedro
Journal article
Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children
Jesus, Pedro; Cortesão, Irene
Journal article
Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças
Irene Cortesão; Isabel Menezes
Journal article
Effects on Children of Participation in Children's Community Choirs
Irene Cortesão; Isabel Menezes
Journal article
Introductory Note
Pequito, Paula; Pinheiro, Ana Cristina; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Daniela, Gonçalves; Neves, Ivone; Irene, Cortesão; Medeiros, Paula
Journal article
A Children Participation in transforming communities: Um estudo de caso num contexto rural
Cortesão, Irene; Pais de Pádua, Ana
Journal article
Apart-icipation or participation of children? Educational innovation experiences seen by the children themselves
Cortesão, Irene; Jesus, Pedro
Book
O Bússola 21: Livro de Atas das II Jornadas de Inovação Pedagógica.
Jesus, Pedro; Cortesão, Irene
Journal article
À-participação ou participação das crianças? Experiências de inovação educacional vistas pelas próprias
Cortesão, Irene; Jesus, Pedro
Book chapter
O papel das artes no percurso escolar: análise de dois projetos de intervenção artística com crianças e jovens
Cortesão Costa, Irene; Cortesão, Irene
Journal article
Coros infantis comunitários em instituições educativas e seu papel no desenvolvimento artístico, pessoal e social das crianças envolvidas
Cortesão Costa, Irene; Menezes, Isabel
Journal article
Inovação pedagógica nos centros educativos das Irmãs Doroteias: a participação das crianças
Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children
Pedro Jesus; Irene Cortesão; Jesus, Pedro; Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa Centros Educativos ; Cortesão, Irene; Escola Superior de Educação Paula Frassineti (ESEPF)
Journal article
Coros infantis comunitários em instituições educativas e seu papel no desenvolvimento artístico, pessoal e social das crianças envolvidas
Irene Cortesão Costa; Isabel Menezes; Cortesão Costa, Irene; Menezes, Isabel; Cortesão, Irene; Menezes, Isabel
Book
Atas do Congresso Internacional África pela Infância
Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Medeiros, Paula; et al
Book
Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Assemany, Daniella; Cortesão, Irene; et al
Thesis / Dissertation
Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças: "...e gostamos de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos!"
Cortesão, Irene; Irene Zuzarte Cortesao Melo da Costa
Working paper
Guia da Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias
Cortesão, Irene; Jesus, Pedro
Book
“Histórias de um bicho mau” : Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19
Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone
Online resource
Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção
Cortesão Costa, Irene
Thesis / Dissertation
Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças: "...e gostamos de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos!"
Irene Zuzarte Cortesao Melo da Costa
Journal article
«O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...» : Visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária
Cortesão, Irene; Amorim, Eugénio; Menezes, Isabel
Journal article
"O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...": visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Juntos pela Criança - caderno de orientação pedagógica
Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana Cristina; Sousa, Júlio; Gomes, Ana; Ferreira, Ana Luísa; Fernandes, Ana Márcia; et al
Thesis / Dissertation
A música, os sons e os silêncios no desenvolvimento da capacidade de concentração
Moreira, Andreia Sofia da Silva
Thesis / Dissertation
A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica
Rocha, Joana Cárin Ferreira da
Thesis / Dissertation
De que forma a música pode contribuir para a inclusão de uma criança diferente no seu grupo?
Salgado, Ana Margarida Moreira
Other output
Audioguia: uma fonte de conhecimento, expressão e comunicação
Costa, Irene Cortesão; Merino, Roberto; Castro, Ana Teresa; Pinheira, Ciliana; Freitas, Filipa; Fernando, Maria João
Other output
A música como estratégia de intervenção pedagógica
Costa, Irene Cortesão; Amaral, Marcia
Thesis / Dissertation
A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
Marques, Liliana Cristina da Conceição
Thesis / Dissertation
Carrossel de Histórias: dispositivos pedagógicos para a animação da leitura
Carvalho, Mariana Pinto de
Thesis / Dissertation
A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
Amaral, Márcia Sofia Santos; Costa, Irene Cortesão; Amaral, Marcia
Book
Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança, Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança
Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Samagaio, Florbela; Fernandes, Natália; Ferreira, Manuela; et al
Other output
Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
Cavalcanti, Joana; Cortesão, Irene; Medeiros, Paula; Ribeiro, Sara
Thesis / Dissertation
Metodologia de Trabalho de Projeto: uma abordagem estimulante no processo educativo
Ruas, Ana Rita Correia
Thesis / Dissertation
O Educador e/ou Professor como principal impulsionador da autoestima da criança
Abreu, Sofia
Thesis / Dissertation
A importância da continuidade pedagógica: da sala dos 5 anos a uma turma de 1º CEB
Faria, Vânia
Thesis / Dissertation
A linguagem dos sons e das emoções na PHDA
Fonseca, Maria Isabel Tavares Conde Rodrigues
Thesis / Dissertation
Estratégias de ensino promotoras de aprendizagens e do pensamento crítico
Oliveira, Rita Maria Campos de
Thesis / Dissertation
A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
Gomes, Daniela
Thesis / Dissertation
A viagem. As diferentes vivências nas duas valências: educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Carvalho, Susana
Thesis / Dissertation
Educar para a criatividade: do pensamento à prática educativa
Oliveira, Ana Rita
Thesis / Dissertation
A construção e a gestão de comportamentos na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Andrade, Ana Catarina
Thesis / Dissertation
O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem
Barros, Liliana
Thesis / Dissertation
A diferenciação pedagógica como prática efetiva do docente generalista
Palmares, Maria Teresa
Thesis / Dissertation
O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
Sá, Ana Isabel
Thesis / Dissertation
A gestão dos afetos, numa sala de 3 anos, para a construção de valores e competências sociais
Tavares, Ana Rita
Thesis / Dissertation
Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
Teixeira, Sara
Thesis / Dissertation
A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa
Machado, Isabel Alexandra
Thesis / Dissertation
A construção da profissionalidade de um professor generalista e o desenvolvimento integral da criança
Rodrigues, Diana
Thesis / Dissertation
Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Moreira, Ivone Flávia
Thesis / Dissertation
O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
Rodrigues, Andreia Catarina
Thesis / Dissertation
As intencionalidades da intervenção educativa : princípios pedagógicos gerais
Lopes, Inês Pinto
Thesis / Dissertation
(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem
Santos, Rita
Thesis / Dissertation
Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!
Paes, Inês
Thesis / Dissertation
Intervenção do profissional generalista na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Oliveira, Joana
Thesis / Dissertation
A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
Moreira, Filipa de Sousa
Other output
«…e aprendemos muitas coisas novas!...» Projectos simples…complexas aprendizagens:Utilização de um conjunto de critérios de avaliação de qualidade e balanço de competências na avaliação de projectos lúdicos desenvolvidos em Jardim de Infância
Pequito, Paula; Cortesão, Irene
Other output
O trabalho sócio-educativo em contextos não formais – análise de uma realidade
Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene
Other output
Educação : novos desafios Licenciatura em Educação de Infância
Pequito, Paula; Guedes, Sofia; Cortesão, Irene; Brandão, Isabel; Brito, Domingas; Guedes, Inês; Cunha, Isabel; et al