Alternative Publication

01-11-2006


31-10-2007


A formação de professores do Ensino Superior em Portugal tem sido
predominantemente deixada a uma auto-formação construída na
base da experiência. No entanto, só existe auto-formação se cada
docente estiver disponível para desenvolver processos de reflexão
sobre o seu fazer-docente e para identificar o que está bem e o que
não está e, em função desse diagnóstico, delinear planos estratégicos
de actuação. Por outro lado, tem sido reconhecido que este processo
de auto-formação, mesmo que exista, não basta. Torna-se cada vez
mais necessária uma formação teórica dos docentes do Ensino
Superior, numa forte relação com a prática docente.
A par desta situação, no âmbito da implementação em Portugal do
processo de Bolonha, tem sido recorrentemente afirmada a
necessidade de mudança de um paradigma baseado no ensino para
um paradigma que se estruture em torno da aprendizagem. Bolonha
propõe assim como desafio que os docentes adquiram e desenvolvam
competências pedagógico-didácticas que lhes permitam, por um lado,
criar situações que envolvam os seus estudantes em processos de
aprendizagem e, por outro, comunicar e participar em redes de
interacção com outros docentes. É neste contexto que se situa o
presente projecto que tem como intenção gerar formas inovadoras de
organizar e desenvolver o ensino capazes de promover a excelência
na aprendizagem.


CAFTe – Curriculum, Assessment, Training and Technologies in Education


Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
POCI/N/04.01.02/0265/0001/2006


Carlinda Leite

cover