Membros Colaboradores
Professor(a) associado com Agregação
Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal
Telefone
+ 351 220425282 (ext 282)
Amândio Graça. Concluiu o(a) Título de Agregado em Ciência do Desporto em 2011/12/13 pelo(a) Universidade do Porto, Doutoramento em Ciências do Desporto em 1997/10/09 pelo(a) Universidade do Porto e Licenciatura em Educação Física em 1987 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto. É Professor Associado no(a) Universidade do Porto. Publicou 85 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Participa e/ou participou como Investigador em 11 projeto(s) e Orientador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Ciências do Desporto e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Formação de Professores; Identidade Profissional; .
2011– Agregação em Ciência do Desporto – Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal
1997 – Doutoramento em Ciências do Desporto – Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal
1987 – Licenciatura em Educação Física – Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal
Formação de Professores; Identidade Profissional.
Apoiar os estudantes estagiários como investigadores da sua prática orientada para uma Educação Física Inclusiva
A lei educacional portuguesa DL54/2018 estipula políticas obrigatórias alinhadas com a educação inclusiva impulsionada pela Declaração de Salamanca 1994. As Diretrizes da UNESCO 2015 para uma Educação Física de Qualidade EFQ destacam o potencial inclusivo da EF, focado em permitir o acesso, a participação e a aprendizagem nas áreas de literacia física e cidadania, desempenho académico, inclusão social, igualdade de género, saúde e bem-estar. Para explorar o potencial da EFQ, é necessário garantir o devido lugar da EF no currículo, encorajar abordagens inclusivas e inovadoras e investir na formação de professores e no desenvolvimento profissional. Proporcionar EFQ inclusiva requer olhar para a diversidade não como um obstáculo, mas como um desafio para a organização e alinhamento do currículo, pedagogia e avaliação Kirk,2020;Penney et al, 2018. Cumprir os preceitos de inclusão das políticas governamentais Alves, 2019a, 2019b e aplicar os princípios da EFQ constituem um grande desafio para a EF e demais sistema educativo MacPhail & Lawson, 2020. A sustentabilidade das práticas inclusivas exige uma atitude positiva face à diversidade, de valorização e crença na aprendizagem social e de confiança e competência para garantir acesso, participação e aprendizagem a todos os alunos Ainscow,2005;Cast, 2018. Os professores precisam de sentir os benefícios das práticas inclusivas através de treino, apoio da escola e assistência da universidade em programas de formação inicial e contínua orientados para a inclusão Batista, 2020; Korthagen, Loughran, &Russell, 2006; MacPhail&Lawson, 2020; Penney et al., 2018; Rouse&Florian, 2012. Apesar dos esforços das unidades curriculares de pedagogia e didática para mudar a EF no sentido de participação e aprendizagens significativas, os estudantes estagiários EE continuam a não estar preparados para resolver problemas de marginalização, exclusão e insucesso Fisette, 2013;Graça,2015;Kirk, 2020. A universidade e as escolas precisam de dar atenção ao hiato comunicacional Nóvoa,2012;Zeichner,Payne,& Brayko,2014, trabalhando conjuntamente na mudança de perspetivas e práticas dos EE altamente centradas no professor, abordagens de multiatividades e habilidades técnicas, como resultado da aprendizagem por observação e da necessidade de controlarem o comportamentos dos alunos, em direção a um currículo, ensino e avaliação de EF centrado nos alunos, que dê resposta às barreiras da diversidade e inclusão Amaral-da-Cunha et al., 2019; Amaral-da-Cunha et al,2018;Batista,2020;Batista&Moura,2019; MacPhail&Lawson,2020; Teixeira, Batista,&Graça,2016. Este estudo de investigação-ação participativa, enquadrado no scaffolding de uma comunidade de prática CoP, composta por professores formadores universidade e escola visa explorar como é que EE de EF aprendem e ganham entendimento do modo como as práticas inclusivas podem ser orquestradas para atender ao potencial, expectativas e necessidades dos diferentes alunos. A investigação é norteada por três questões de investigação:1quais os desafios e dificuldades que os EE enfrentam para lidar com a diversidade dos alunos?;2Como é que os EE desenham, desenvolvem e refletem sobre as suas práticas para criar ambientes de aprendizagem inclusivos?;3Que ganhos é que os alunos obtêm em termos de acesso, participação e aprendizagem em EF?.O projeto dura 18 meses, numa parceria entre a Faculdade de Desporto e quatro escolas cooperantes, que incluem quatro fases; 1construção das fundações da CoP de formação de professores para práticas inclusivas;2 diagnóstico da diversidade dos alunos e preparação dos EE para questionarem as suas práticas para a inclusão;3desenvolvimento de práticas inclusivas;4análise e reflexão global pós-intervenção. O estudo inclui formadores de professores universidade e escola, EE e alunos. A estrutura teórica das arquiteturas de prática de Kemmis et al 2014 será usada para focar a análise nas experiências e interpretações oriundas das práticas cada escola. Serã
CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS
Enacting Fitness Education by involving students in Assessment for Learning and Technology use
From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher during a year-long school placement
From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher during a year-long school placement
SFRH/BD/137848/2018
Luís André Pisco de Moura
Orientadora:
- Professora Doutora Paula Batista, Professora Associada na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal
Coorientadores:
- Professor Doutor Amândio Graça, Professor Associado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal
- PhD Professor Ann MacPhail, Associate Professor at Faculty of Education and Health Sciences of University of Limerick, Ireland
De los tiempos educativos a los tiempos sociales: la cotidianidad familiar en la construcción del ocio físico-deportivo juvenil
Departamento Ciencias de la Educación
Ana Ponce de Leon, Universidad de La Rioja (Investigadora Principal): De los tiempos educativos a los tiempos sociales: la cotidianidad familiar en la construcción del ocio físico-deportivo juvenil.
Proyecto Nacional Español de I+D+I, de referencia EDU2012-39080-C07-05.
Montante financiado 21.060,00 euros.
O papel do estágio profissonal na (re)construção da Identidade Profissional no contexto da Educação Física
Paula Maria Fazendeiro Batista (FADEUP) (investigador principal), Amândio Graça (FADEUP), Ana Luísa Pereira Investigador (FADEUP), Marta de Moura Costa (FADEUP): O papel do estágio profissonal na (re)construção da
Identidade Profissional no contexto da Educação Física.
Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia. Duração do Projecto: 01-09-2011 - 31-12-2012.
Montante financiado: € 71.364,00.
La evaluacion en la formacion inicial del profesorado de educacion fisica
Antonio Fraile Aranda Universidad de Valladolid Dpto. Didactica Expresion Musical, Plastica y Corporal (investigador principal): La evaluacion en la formacion inicial del profesorado de educacion fisica
Entidade Financiadora Dirección General de Investigación y Gestión del Plan Nacional I+D+I, Subdirección General de Proyectos de Investigación. Referencia:edu2010- 19637 (subprograma educ). Tipo de proyecto:b,
Duração:2010-2013.
Montante financiado: 26.000,00 euros
Formação de treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual.
Isabel Mesquita (FADEUP) (coordenadora) António Rosado (FMH-UTL), Amândio Graça (FADEUP), Rui Resende: Formação de treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual. (Coach education in Portugal. An evaluation of the corrent situation."
Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Duração do Projecto: Setembro de 2007 - Setembro de 2010
Concurso para Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos - 2006
Formação de Treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual.
PTDC/DES/67190/2006
Área Científica Principal
Ciências do Desporto
Palavras Chave
formação de treinadores
currículo
competências profissionais
estratégias de formação
Financiamento
€ 25 000,00
Projecto cofinanciado pelo COMPETE
Instituições
Instituição Proponente
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADE/UP)
Equipa
Investigador Responsável
Isabel Maria Ribeiro Mesquita
Investigadores
António Fernando Boleto Rosado
Amândio Braga dos Santo Graça
Rui Manuel Coelho Resende Silva
Identificação de factores facilitadores e inibidores da prática desportiva, escolar e extra-escolar, em jovens do ensino secundário
PAULA BOTELHO GOMES, PAULA SILVA, AMÂNDIO GRAÇA, PAULA QUEIRÓS – Identificação de factores facilitadores e inibidores da prática desportiva, escolar e extra-escolar, em jovens do ensino secundário. (Identification of facilitating and Inhibiting factors of sportive practice, schoolar and extra-curricular, in high school).
Entidade Financiadora: Instituto do Desporto de Portugal (PAFID)
Duração do Projecto: 01/07/2005 a 31/05/2006
Financiamento total (2005-06): 2.300,00 euros.
La presencia de los valores socio-morales en escolares de 12 años participantes en deporte escolar en el contexto europeo de España. Francia. Italia y Portugal
11.12a.- La presencia de los valores socio-morales en escolares de 12 años participantes en deporte escolar en el contexto europeo de España. Francia. Italia y Portugal.
ENTIDAD FINANCIADORA: Dirección Gral de Deportes. Junta de Castilla y León. Orden del BOCYL 01 /03/2005
DURACION DESDE: 01/05/2005 HASTA: 20/11/2005
Investigador Principal: Antonio Fraile Aranda
VALOR DE LA AYUDA: 8.100
Apoiar os estudantes estagiários como investigadores da sua prática orientada para uma Educação Física Inclusiva
A lei educacional portuguesa DL54/2018 estipula políticas obrigatórias alinhadas com a educação inclusiva impulsionada pela Declaração de Salamanca 1994. As Diretrizes da UNESCO 2015 para uma Educação Física de Qualidade EFQ destacam o potencial inclusivo da EF, focado em permitir o acesso, a participação e a aprendizagem nas áreas de literacia física e cidadania, desempenho académico, inclusão social, igualdade de género, saúde e bem-estar. Para explorar o potencial da EFQ, é necessário garantir o devido lugar da EF no currículo, encorajar abordagens inclusivas e inovadoras e investir na formação de professores e no desenvolvimento profissional. Proporcionar EFQ inclusiva requer olhar para a diversidade não como um obstáculo, mas como um desafio para a organização e alinhamento do currículo, pedagogia e avaliação Kirk,2020;Penney et al, 2018. Cumprir os preceitos de inclusão das políticas governamentais Alves, 2019a, 2019b e aplicar os princípios da EFQ constituem um grande desafio para a EF e demais sistema educativo MacPhail & Lawson, 2020. A sustentabilidade das práticas inclusivas exige uma atitude positiva face à diversidade, de valorização e crença na aprendizagem social e de confiança e competência para garantir acesso, participação e aprendizagem a todos os alunos Ainscow,2005;Cast, 2018. Os professores precisam de sentir os benefícios das práticas inclusivas através de treino, apoio da escola e assistência da universidade em programas de formação inicial e contínua orientados para a inclusão Batista, 2020; Korthagen, Loughran, &Russell, 2006; MacPhail&Lawson, 2020; Penney et al., 2018; Rouse&Florian, 2012. Apesar dos esforços das unidades curriculares de pedagogia e didática para mudar a EF no sentido de participação e aprendizagens significativas, os estudantes estagiários EE continuam a não estar preparados para resolver problemas de marginalização, exclusão e insucesso Fisette, 2013;Graça,2015;Kirk, 2020. A universidade e as escolas precisam de dar atenção ao hiato comunicacional Nóvoa,2012;Zeichner,Payne,& Brayko,2014, trabalhando conjuntamente na mudança de perspetivas e práticas dos EE altamente centradas no professor, abordagens de multiatividades e habilidades técnicas, como resultado da aprendizagem por observação e da necessidade de controlarem o comportamentos dos alunos, em direção a um currículo, ensino e avaliação de EF centrado nos alunos, que dê resposta às barreiras da diversidade e inclusão Amaral-da-Cunha et al., 2019; Amaral-da-Cunha et al,2018;Batista,2020;Batista&Moura,2019; MacPhail&Lawson,2020; Teixeira, Batista,&Graça,2016. Este estudo de investigação-ação participativa, enquadrado no scaffolding de uma comunidade de prática CoP, composta por professores formadores universidade e escola visa explorar como é que EE de EF aprendem e ganham entendimento do modo como as práticas inclusivas podem ser orquestradas para atender ao potencial, expectativas e necessidades dos diferentes alunos. A investigação é norteada por três questões de investigação:1quais os desafios e dificuldades que os EE enfrentam para lidar com a diversidade dos alunos?;2Como é que os EE desenham, desenvolvem e refletem sobre as suas práticas para criar ambientes de aprendizagem inclusivos?;3Que ganhos é que os alunos obtêm em termos de acesso, participação e aprendizagem em EF?.O projeto dura 18 meses, numa parceria entre a Faculdade de Desporto e quatro escolas cooperantes, que incluem quatro fases; 1construção das fundações da CoP de formação de professores para práticas inclusivas;2 diagnóstico da diversidade dos alunos e preparação dos EE para questionarem as suas práticas para a inclusão;3desenvolvimento de práticas inclusivas;4análise e reflexão global pós-intervenção. O estudo inclui formadores de professores universidade e escola, EE e alunos. A estrutura teórica das arquiteturas de prática de Kemmis et al 2014 será usada para focar a análise nas experiências e interpretações oriundas das práticas cada escola. Serã
CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS
Enacting Fitness Education by involving students in Assessment for Learning and Technology use
From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher during a year-long school placement
From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher during a year-long school placement
SFRH/BD/137848/2018
Luís André Pisco de Moura
Orientadora:
- Professora Doutora Paula Batista, Professora Associada na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal
Coorientadores:
- Professor Doutor Amândio Graça, Professor Associado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal
- PhD Professor Ann MacPhail, Associate Professor at Faculty of Education and Health Sciences of University of Limerick, Ireland
De los tiempos educativos a los tiempos sociales: la cotidianidad familiar en la construcción del ocio físico-deportivo juvenil
Departamento Ciencias de la Educación
Ana Ponce de Leon, Universidad de La Rioja (Investigadora Principal): De los tiempos educativos a los tiempos sociales: la cotidianidad familiar en la construcción del ocio físico-deportivo juvenil.
Proyecto Nacional Español de I+D+I, de referencia EDU2012-39080-C07-05.
Montante financiado 21.060,00 euros.
O papel do estágio profissonal na (re)construção da Identidade Profissional no contexto da Educação Física
Paula Maria Fazendeiro Batista (FADEUP) (investigador principal), Amândio Graça (FADEUP), Ana Luísa Pereira Investigador (FADEUP), Marta de Moura Costa (FADEUP): O papel do estágio profissonal na (re)construção da
Identidade Profissional no contexto da Educação Física.
Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia. Duração do Projecto: 01-09-2011 - 31-12-2012.
Montante financiado: € 71.364,00.
La evaluacion en la formacion inicial del profesorado de educacion fisica
Antonio Fraile Aranda Universidad de Valladolid Dpto. Didactica Expresion Musical, Plastica y Corporal (investigador principal): La evaluacion en la formacion inicial del profesorado de educacion fisica
Entidade Financiadora Dirección General de Investigación y Gestión del Plan Nacional I+D+I, Subdirección General de Proyectos de Investigación. Referencia:edu2010- 19637 (subprograma educ). Tipo de proyecto:b,
Duração:2010-2013.
Montante financiado: 26.000,00 euros
Formação de treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual.
Isabel Mesquita (FADEUP) (coordenadora) António Rosado (FMH-UTL), Amândio Graça (FADEUP), Rui Resende: Formação de treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual. (Coach education in Portugal. An evaluation of the corrent situation."
Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Duração do Projecto: Setembro de 2007 - Setembro de 2010
Concurso para Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos - 2006
Formação de Treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual.
PTDC/DES/67190/2006
Área Científica Principal
Ciências do Desporto
Palavras Chave
formação de treinadores
currículo
competências profissionais
estratégias de formação
Financiamento
€ 25 000,00
Projecto cofinanciado pelo COMPETE
Instituições
Instituição Proponente
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADE/UP)
Equipa
Investigador Responsável
Isabel Maria Ribeiro Mesquita
Investigadores
António Fernando Boleto Rosado
Amândio Braga dos Santo Graça
Rui Manuel Coelho Resende Silva
Identificação de factores facilitadores e inibidores da prática desportiva, escolar e extra-escolar, em jovens do ensino secundário
PAULA BOTELHO GOMES, PAULA SILVA, AMÂNDIO GRAÇA, PAULA QUEIRÓS – Identificação de factores facilitadores e inibidores da prática desportiva, escolar e extra-escolar, em jovens do ensino secundário. (Identification of facilitating and Inhibiting factors of sportive practice, schoolar and extra-curricular, in high school).
Entidade Financiadora: Instituto do Desporto de Portugal (PAFID)
Duração do Projecto: 01/07/2005 a 31/05/2006
Financiamento total (2005-06): 2.300,00 euros.
La presencia de los valores socio-morales en escolares de 12 años participantes en deporte escolar en el contexto europeo de España. Francia. Italia y Portugal
11.12a.- La presencia de los valores socio-morales en escolares de 12 años participantes en deporte escolar en el contexto europeo de España. Francia. Italia y Portugal.
ENTIDAD FINANCIADORA: Dirección Gral de Deportes. Junta de Castilla y León. Orden del BOCYL 01 /03/2005
DURACION DESDE: 01/05/2005 HASTA: 20/11/2005
Investigador Principal: Antonio Fraile Aranda
VALOR DE LA AYUDA: 8.100
La transmission en valores en educadores y entrenadores deportivos en el contexto europeo: España, Francia, Portugal e Italia
Antonio Fraile Aranda (coordenador); Raul de Diego Vallejo; Victor Lopez Pastor; Roberto Monjas Aguado (Universidad de Vallodolid); Amândio Graça (FCDEF-UP); Emanuel Isidori (Universidade de Roma); Christian Ferrer (Ayuntamiento de Tarbes, Francia): La transmission en valores en educadores y entrenadores deportivos en el contexto europeo (The transmission of values in teachers and coaches on the european context): España, Francia, Portugal e Italia.
Entidade Financiadora: Consejo de Educación y Cultura
11,10&,¿
Modelação da estrutura competitiva nos Jogos desportivos nos escalões de formação
Isabel Mesquita; Amândio Graça; Mariana Delgado - modelação da estrutura competitiva nos Jogos desportivos nos escalões de formação. Modelling the competitive structure in youth teams sports).
Entidade Financiadora: Centro de Estudos e Formação desportiva. Instituto de Desporto de Portugal.
Duração do projecto 2004-2005
Montante financiado: 3.000 EUR.
O ensino do voleibol à luz de perspectivas construtivistas da aprendizagem
Isabel Mesquita; Amândio Graça (FCDEF-UP): O ensino do voleibol à luz de perspectivas construtivistas da aprendizagem. (Volleyball teaching under the constructivist perspectives of learning).
Entidade Financiadora: Instituto de Inovação Educacional
Duração do Projecto 01/12/2002 a 01/12/2003.
Montante financiado: 4000 EUR
Percepção de alunos e alunas do ensino secundário acerca de como o género se estrutura no espaço da aula de Educação Física
ESEP, Development of a CD-ROM applying a didactical sport games concept to teach basketball and handball
Dirk De Clercq (coordenador) Eliane Musch, Benny Mertens, Veerle Vonderlynck, Christoph Remy, Dirk De Clercq, Marc Multael (Ghent University, Bélgica); Edwin Timmers, Thiemo Meertens (Hanzehogeschool Groningen, Holanda); Amândio Graça (FCDEF-UP); Frantisek Taborsky (Charles University of Prague, Republica Checa). Projecto europeu ESEP, Development of a CD-ROM applying a didactical sport games concept to teach basketball and handball.. 94347-CP-1-BE-COMENIUS-C21
Entidade Financiadora: Comissão Europeia, Direcção-Geral de Educação e Cultura no âmbito do Programa Socrates, Projectos de cooperação transnacional (Comenius Action 2.1 -Training of School Educational Staff)
Duração do Projecto 01/10/2001 a 01/10/2004. A.3.
Montante financiado: 160.854 EUR
ESEP, Development of a CD-ROM applying a didactical sport games concept to teach basketball and handball
Dirk De Clercq (coordenador) Eliane Musch, Benny Mertens, Veerle Vonderlynck, Christoph Remy, Dirk De Clercq, Marc Multael (Ghent University, Bélgica); Edwin Timmers, Thiemo Meertens (Hanzehogeschool Groningen, Holanda); Amândio Graça (FCDEF-UP); Frantisek Taborsky (Charles University of Prague, Republica Checa). Projecto europeu ESEP, Development of a CD-ROM applying a didactical sport games concept to teach basketball and handball.. 94347-CP-1-BE-COMENIUS-C21 Entidade Financiadora: Comissão Europeia, Direcção-Geral de Educação e Cultura no âmbito do Programa Socrates, Projectos de cooperação transnacional (Comenius Action 2.1 -Training of School Educational Staff) Duração do Projecto 01/10/2001 a 01/10/2004. A.3. Montante financiado: 160.854 EUR
FACDEX - Desenvolvimento somato-motor e factores de excelência desportiva na população escolar portuguesa.
Conference abstract
Narrative inquiry as a mean to promote physical education preservice teachers¿ awareness about intergenerational learning and professional development.
Isabel C. Viana; Graça, Amândio; Mouraz, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Batista, Ana Paula
Conference abstract
Narrative inquiry as a mean to promote physical education preservice teachers: awareness about intergenerational learning and professional development.
Isabel C. Viana; Graça, Amândio; Mouraz, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Batista, Ana Paula
Journal article
Abordagem de conceitos eliasianos e bourdieusianos: modelo de análise na investigação em Educação Física
Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Roberto Ferreira dos Santos; Amândio Braga dos Santos Graça
Book chapter
RECONSTRUINDO CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
André Moura; Amândio Graça; Paula Batista
Journal article
Percurso docente: identificando a construção de conhecimentos para o ensino em disciplinas de lutas
Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira; Alexandra Folle; Daniele Detanico; Amândio Braga Santos Graça; Gelcemar Oliveira Farias
Journal article
O passado recente da educação física no contexto luso-brasileiro: uma nova auto-compreensão
Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Estêvão Rios Monteiro; Amândio Braga dos Santos Graça; Roberto Ferreira dos Santos
Journal article
O lugar da Educação Física: estudo elaborado a partir da realidade da Escola Municipal GEO Juan Antonio Samaranch
Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Amândio Braga dos Santos Graça; Roberto Ferreira dos Santos
Journal article
Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade
Batista,Paula Fazendeiro; Graça,Amândio Braga; Cardoso,Inês; Batista,Paula; Graça,Amândio; Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Batista, Paula; et al
Conference paper
Desconstruindo entendimentos e usos da avaliação: estudo com estagiários de educação física
André Moura; Graça, Amândio; Paula Batista
Conference abstract
Narrative inquiry as a mean to promote physical education preservice teachers¿ awareness about intergenerational learning and professional development.
Isabel C. Viana; Graça, Amândio; Mouraz, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Batista, Ana Paula
Conference abstract
Narrative inquiry as a mean to promote physical education preservice teachers: awareness about intergenerational learning and professional development.
Isabel C. Viana; Graça, Amândio; Mouraz, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Batista, Ana Paula
Journal article
Percurso docente: identificando a construção de conhecimentos para o ensino em disciplinas de lutas
Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira; Alexandra Folle; Daniele Detanico; Amândio Braga Santos Graça; Gelcemar Oliveira Farias
Journal article
Abordagem de conceitos eliasianos e bourdieusianos: modelo de análise na investigação em Educação Física
Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Roberto Ferreira dos Santos; Amândio Braga dos Santos Graça
Book chapter
RECONSTRUINDO CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
André Moura; Amândio Graça; Paula Batista
Journal article
O lugar da Educação Física: estudo elaborado a partir da realidade da Escola Municipal GEO Juan Antonio Samaranch
Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Amândio Braga dos Santos Graça; Roberto Ferreira dos Santos
Journal article
O passado recente da educação física no contexto luso-brasileiro: uma nova auto-compreensão
Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Estêvão Rios Monteiro; Amândio Braga dos Santos Graça; Roberto Ferreira dos Santos
Journal article
Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade
Batista,Paula Fazendeiro; Graça,Amândio Braga; Cardoso,Inês; Batista,Paula; Graça,Amândio; Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Batista, Paula; et al
Journal article
Aligning the principles of assessment for learning to learning in physical education: A review of literature
André Moura; Amândio Graça; Ann MacPhail; Paula Batista
Conference paper
Desconstruindo entendimentos e usos da avaliação: estudo com estagiários de educação física
André Moura; Graça, Amândio; Paula Batista
Journal article
A construção da identidade profissional do professor cooperante de Educação Física [The construction of the Physical Education cooperating teacher’s professional identity]
Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio
Journal article
Giving birth to a supervisory identity built upon pedagogical perspectives on teaching: The case of a novice physical education cooperating teacher
Graça, Amândio; Amaral-da-Cunha, M.; Graça, A.; Batista, P.; MacPhail, A.
Conference abstract
From directive to constructive practices in developing a supervisory identity: The cases of an experienced and a novice physical education cooperating teacher.
Amaral da Cunha, Mariana; Paula Batista; Graça, Amândio; Ann MacPhail
Conference paper
Potenciar a aprendizagem através da avaliação de pares numa unidade de Ginástica Acrobática: Estudo no contexto de estágio em Educação Física
André Moura; Graça, Amândio; Ana Mafalda Silva; Catarina Martins; Paula Batista
Journal article
Performance factors that guide expert coaches basketball courts in Portugal,Fatores de rendimento que orientam os treinadores experts de basquetebol em Portugal,Factores de rendimiento que guían a los entrenadores expertos canchas de baloncesto en Portugal
Rocha, J.C.R.; dos Santos Graça, A.B.; de Matos Serrano, J.J.; Paulo, R.M.D.; da Silva Batista, M.A.; Honório, S.A.A.; Mendes, P.A.D.; Petrica, J.M.P.D.
Book chapter
O modelo de competência nos jogos de invasão: proposta metodológica para o ensino e aprendizagem dos jogos desportivos
Graça, Amândio; Eliane Musch; Benny Mertens; Edwin Timmers; Thiemo Meertens; Frantisek. Taborsky; Christoph. Remy; et al
Book chapter
O papel do treinador no ensino do jogo: uma reflexão sobre a prática os modelos de instrução
Graça, Amândio
Book chapter
Ponderar a avaliação em Educação Física orientada para a aprendizagem
Graça, Amândio; Paula Batista; André Moura
Book chapter
Avaliação como ponte entre o ensinar e o aprender: Estratégias e exemplos para uma reconfiguração da avaliação em Educação Física
Paula Batista; André Moura; Graça, Amândio
Journal article
Adaptação transcultural do Inventário de Competências Táticas nos jogos desportivos coletivos
Melissa Couto Pereira; Américo Oliveira Santos; Fernando Silva Tavares; Amândio Santos Graça
Journal article
From directive to constructive practices in developing a supervisory identity: The cases of an experienced and a novice physical education cooperating teacher
Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio; MacPhail, Ann
Conference abstract
Potenciar a aprendizagem através da avaliação de pares numa unidade de Ginástica Acrobática: Estudo no contexto de estágio em Educação Física
Moura, André; Silva, Ana; Martins, Catarina; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
Teaching handball at school: a pedagogical experience in physical education practicum
Estriga, Maria Luísa Dias; Costa, R.; Graça, Amândio; Ferreira, A; Batista, Paula
Journal article
CICLOS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Graça, Amândio
Journal article
O impacto de uma abordagem compreensiva de curta duração sobre o desempenho das ações ofensivas no jogo de andebol
Graça, Amândio; António Ferreira; Luisa Estriga; Edgar Cruz
Journal article
Desenvolvimento e validação de um sistema de avaliação técnico-tático individual no andebol: the handball tactical performance evaluation (HTPE).
António Ferreira; Graça, Amândio; Luisa Estriga
Book
O papel do estágio na reconstrução da identidade profissional: A perspetiva dos atores
Inês Teixeira; Paula Batista; Graça, Amândio
Conference paper
Fatores de rendimento que orientam os treinadores experts de basquetebol em Portugal
João Rocha; Graça, Amândio; Serrano, João Júlio; Paulo, Rui Miguel; Batista, Marco Alexandre; Honório, Samuel Alexandre; Mendes, Pedro Alexandre; Petrica, João
Book chapter
O papel do professor de Educação Física numa escola em mudança: ensinar, aprender e avaliar em Educação Física – os desafios do presente
Graça, Amândio
Conference paper
Avaliação em Educação Física: visões e entendimentos dos professores
André Moura; Paula Batista; Graça, Amândio
Journal article
Reconstructing a supervisory identity: The case of an experienced physical education cooperating teacher
Amaral-da-Cunha, M.; Batista, P.; MacPhail, A.; Graça, A.
Conference abstract
Avaliação em Educação Física: visões e entendimentos dos professores
Moura, André; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher education during a year-long school placement
Moura, André; Graça, Amândio; MacPhail, Ann; Batista, Paula
Journal article
Dos modelos de ensino centrados no professor aos centrados no aluno: Um estudo de caso
Oliveira, Bruno; Graça, Amândio; Queirós, Paula
Journal article
Entorno para el desarrollo de atletas de baloncesto femenino: las directrices propuestas y los factores de éxito
Folle, Alexandra; Vieira do Nascimento, Juarez; De Souza, Edison Roberto; Galatti, Larissa Rafaela; Graça, Amândio
Conference paper
A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática
Inês Teixeira; Paula Batista; Graça, Amândio
Journal article
The role of the cooperating teacher in the context of physical education teacher training: The cooperating teacher’s perspective,O papel do professor cooperante no contexto da formação de professores de educação física: A perspetiva dos professores cooperantes,El papel del profesor cooperante en el contexto de la formación de profesores de Educación Física: La perspectiva de los profesores coopera
Silva, T.M.L.S.; Batista, P.M.F.; Graça, A.B.
Conference abstract
Reflexões de uma Experiência Pedagógica no Ensino do Andebol Alicerçada numa Dinâmica Colaborativa entre a Escola e a Faculdade
Batista, Paula; Graça, Amândio; Cunha, M.; Tulha, A; Estriga, Maria Luísa Dias
Conference abstract
Preservice Teacher Empowerment Through a Model Based on a School-university Collaborative Practice: A Pilot Study in PE Handball Classes
Batista, Paula; Graça, Amândio; Cunha, M.; Estriga, Maria Luísa Dias
Conference abstract
The Impact of a Handball Teaching Unit on Students' Game Play Competence: an Action Research-Based Intervention
Estriga, Maria Luísa Dias; Batista, Paula; Ferreira, A; Cunha, M; Graça, Amândio
Conference abstract
Sobre os lugares e os discursos da formação inicial de professores de Educação Física
Graça, Amândio; Batista, Paula; Queirós, Paula; Amaral-da-Cunha, Mariana
Conference abstract
A construção de uma identidade profissional como orientador de estágio. O caso de dois professores cooperantes de Educação Física
Cunha, M; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática
Cardoso, I.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
Perspetivas do professor cooperante acerca da sua ação no processo de orientação de estudantes-estagiários de Educação Física
Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Journal article
A função de supervisão como fator de aprendizagem profissional contínua do professor cooperante de Educação Física
Teresa Silva; Paula Batista; Graça, Amândio
Journal article
A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM PROCESSO SIMULTANEAMENTE BIOGRÁFICO E RELACIONAL
Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio
Book chapter
A Formação de professores em equação: da crítica à possibilidade
Graça, Amândio; Paula Batista; Paula Queirós
Book chapter
Estágio profissional supervisionado: a experiência de estudantes estagiários em contexto de prática
Graça, Amândio; Marta Costa; Paula Batista; A. Pereira; A. Ferreira
Book chapter
A Supervisão pedagógica em educação física: a perspectiva do orientador de estágio
Alberto Albuquerque; Graça, Amândio; Carlos Alberto Serrão Januário
Journal article
O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Ramos, Valmor; Milistetd, Michel; Nascimento, Juarez Vieira
Journal article
A identidade do professor: desafios colocados pela globalização*
Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Batista, Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio Braga Santos; Cardoso, Inês; Batista, Paula, M.; Graça, Amândio, B.; Graça, Amândio; et al
Journal article
| Reconfiguring and renewing initial training and practices in Physical Education: developing handball curriculum structured in student-centered teaching models |Reconfigurar e renovar a formação inicial e as práticas em Educação Física: Ensaio curricular de andebol estruturado em modelos de ensino centrados no aluno
Estriga, Maria Luísa Dias; Amaral-da-Cunha, Mariana; Ferreira, A.; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
School-university collaborative practices as a key for teachers’ professional development: The example of a physical education practicum
Batista, Paula; Graça, Amândio; Cunha, M
Journal article
Influence of non-preferred foot technical training in reducing lower limbs functional asymmetry among young football players
Graça, Amândio
Journal article
Processo de formação esportiva: da identificação ao desenvolvimento de talentos esportivos
Graça, Amândio
Journal article
The contribution of teaching practices on construction of the pedagogical content knowledge of future physical education teachers
Marcon, Daniel; Graça, Amandio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do; Milistetd, Michel; Ramos, Valmor
Conference paper
O lugar das capacidades motoras na concertação dos grandes objetivos da educação física
Graça, Amândio
Conference paper
Relação pedagógica e experiência dos alunos no ensino e aprendizagem dos jogos desportivos
Graça, Amândio
Journal article
PROCESSO DE FORMAÇÃO ESPORTIVA: DA IDENTIFICAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS ESPORTIVOS
Folle,Alexandra; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio Braga dos Santos
Journal article
Effects of technical training in functional asymmetry of lower limbs in young soccer players
Guilherme,José; Garganta,Júlio; Graça,Amândio; Seabra,André; Guilherme, José; Garganta, Júlio; Graça, Amândio; Seabra, André
Conference abstract
O contributo da experiência de orientação na identidade profissional de professores cooperantes
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
O estágio profissional em Educação Física na perspetiva dos professores cooperantes
Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Journal article
O estágio profissional em análise: Estudo com estudantes estagiários de educação física
Patricia Gomes; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio; Paula Queirós; Paula Batista
Journal article
Reflexão a propósito da relevância da redução de assimetrias funcionais dos membros inferiores em jogadores de Futebol
Guilherme, José; Garganta, Júlio; Graça, Amândio
Journal article
Professional Identity in Analysis: A Systematic Review of the Literature
Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio
Journal article
Pre-Service Physical Education Teachers’ Discourses on Learning How to Become a Teacher: [Re]Constructing a Professional Identity Based on
Visual Evidence
A. da Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio
Edited book
O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física
Graça, Amândio
Conference paper
A formação inicial de professores de educação física em Portugal e sua relação com o processo de Bolonha
Marta Costa; Paula Batista; Graça, Amândio
Conference paper
Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física
Graça, Amândio; Inês Cardoso
Conference paper
Aprender a ser professor em comunidade de prática: Um estudo com estudantes estagiários de educação física
Inês Cardoso; Paula Batista; Graça, Amândio
Book chapter
Compreensão da reflexão na formação de professores
Miguel Azevedo; António Portela; Graça, Amândio; Lurdes Ávila
Conference paper
Os programas de formação inicial de professores de Educação Física nas Universidades Públicas Portuguesas : estruturas e fundamentos
Teresa Silva; Paula Batista; Graça, Amândio
Conference paper
Um olhar sobre o estágio em educação física : representações de estagiários do ensino superior público português
Amaral da Cunha, Mariana; Paula Batista; Graça, Amândio
Journal article
Pre-service physical education teachers’ discourses on learning how to become a teacher: [Re]Constructing a professional identity based on visual evidence
Da Cunha, M.A.; Batista, P.; Graça, A.
Journal article
Professional identity in analysis: A systematic review of the literature
Cardoso, I.; Batista, P.; Graça, A.
Journal article
Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino?
SOUZA,CARLOS RAPHAEL BRAGA CORRÊA DE; MÜLLER,EZEQUIEL STECKLING; COSTA,ISRAEL TEOLDO; GRAÇA,AMÂNDIO BRAGA SANTOS; Graça, Amândio
Conference abstract
A construção da identidade do professor de Educação Física: um processo simultaneamente biográfico e relacional
Cardoso, I.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
Aprender a ser professor em comunidade de prática: Um estudo com estudantes estagiários de Educação Física
Cardoso, I.; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
Um olhar sobre o estágio em Educação Física: Representações de estagiários do ensino superior público portuguê
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
O papel do Professor Cooperante na formação inicial de professores de Educação Física nas Universidades Portuguesas: a visão normativa
Silva,T.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
Os programas de formação inicial de professores de Educação Física nas universidades públicas portuguesas: Da estrutura aos fundamentos
Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
Pre-service teachers’ discourses about the mission of Physical Education teachers: a study based in images depicting the practicum training experience
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
The Practicum in the understanding of Pre-service Physical Education Teachers from Portuguese Public Institutions of Higher Education
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
Professional Identity In Physical Education Teacher Education
Young, A; MacPhail, Ann; Martínez-Alvarez, L; Cunha, M; Graça, Amândio; Alves, M.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
O estágio na (re)construção da identidade profissional do professor
Batista, Paula; Graça, Amândio; Queirós, Paula
Journal article
Práticas de ensino em contexto de estágio: reflexões e experiências do estudante estagiário e do orientador da Faculdade
Costa, Marta; Batista, Paula; Graça, Amândio
Journal article
Teachers procedures related to students misbehaviour in the physical education lesson
Oliveira, Maria Teresa; Graça, Amândio
Journal article
Procedimentos dos professores relativamente aos comportamentos de indisciplina dos alunos na aula de educação física
Maria Teresa Oliveira; Graça, Amândio
Journal article
A prática da supervisão de estágio e a identidade profissional do professor cooperante em narrativa
Teresa Silva; Paula Batista; Graça, Amândio
Journal article
Conceptions de formation dans des institutions portugaises de formation initiale d’enseignants d'éducation physique : des connaissances nécessaires aux conseils pédagogiques
Costa, Marta; Graça, Amandio; Albuquerque, Alberto
Journal article
La educación física en las escuelas portuguesas según sus profesionales
Graça, Amândio
Journal article
From the playground to the WNBAA case study with basketball player "Ticha" Penicheiro
Américo Santos; Graça, Amândio; Fernando Tavares; Santos, A.; Graça, A.; Tavares, F.
Book chapter
A análise de conteúdo (enquanto técnica de tratamento da informação) no âmbito da investigação qualitativa
Paula Queirós; Graça, Amândio
Book chapter
O ensino do basquetebol
Graça, Amândio; Eduardo Santos; Américo Santos; Fernando Tavares
Book chapter
Grounded Theory: Método de gerar teorias fundamentadas por comparação constante
Graça, Amândio
Book chapter
Formar professores de educação física: Notas breves sobre o nosso percurso institucional
Graça, Amândio
Book chapter
Os contextos sociais do ensino e aprendizagem dos jogos desportivos coletivos
Graça, Amândio
Journal article
O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física
Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça, Amândio
Journal article
Procedimentos dos Professores Relativamente aos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos na Aula de Educação Física
Oliveira, Maria Teresa Mateus; Graça, Amândio
Journal article
Práticas pedagógicas como cenário para a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores de Educação Física
Graça, Amândio; Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do
Journal article
Validação de um sistema de avaliação da assimetria funcional dos membros inferiores em Futebol (SAAFMI-FUT)
Oliveira, José Guilherme; Graça, Amândio; Seabra, André; Garganta, Júlio
Journal article
Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores.
Daniel Marcon; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do
Journal article
Practicum as a space and time of transformation: Self-narrative of a Physical Education pre-service teacher
Margarida Alves; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio; Paula Batista
Book chapter
Formação inicial em Educação Física, legislação e conhecimentos docentes: interfaces e possíveis perspectivas
Daniel Marcon; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio
Book chapter
A (re)configuração da identidade profissional no espaço formativo do estágio profissional
Paula Batista; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio
Book chapter
Representação de competência em professores de Actividade Física Adaptada
Paula Batista; Graça, Amândio; Zélia Matos
Conference paper
A organização e a gestão do ensino e da aprendizagem no contexto do estágio pedagógico supervisionado em instituições portuguesas de formação inicial de professores
Marta Costa; Graça, Amândio; Alberto Albuquerque
Journal article
Analysis of the pedagogical knowledge of prospective physical education teachers,Analiza pedagoškog znanja buducih nastavnika tjelesne i zdravstvene kulture
Marcon, D.; Graça, A.B.S.; Nascimento, J.V.; Daniel Marcon; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do
Journal article
Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...
Rezer,Ricardo; Nascimento,Juarez Vieira do; Fensterseifer,Paulo Evaldo; Graça,Amândio Braga dos Santos; Graça, Amândio
Journal article
Competências profissionais em Educação Física: uma abordagem ao longo da carreira docente
Farias,Gelcemar Oliveira; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio; Batista,Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio
Conference abstract
The Portuguese Physical Education pre-service teachers’ learning process: A study using visual methods
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.
Conference abstract
The Portuguese Physical Education Pre-Service Teachers’ Daily Tasks: a Study using Visual Methods
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.
Conference abstract
The experience of being a physical education pre-service teacher within a community of practice
Gomes, P.; Pereira, A. L.; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
Aprender a ser professor: um estudo com estudantes-estagiários de Educação Física
Gomes, P.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.
Conference abstract
O Estágio Profissional enquanto espaço de desenvolvimento da Identidade Profissional do Estudante-Estagiário: Um estudo piloto com estudantes-estagiário
Batista, Paula; Pereira, A. L.; Graça, Amândio
Conference abstract
The (re)construction of Professional Identity in the practicum context
Ferreira, C.; Gomes, P.; Pereira, A. L.; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
A prática da supervisão de estágio e a identidade profissional do professor cooperante em narrativa
Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; GRAÇA, AMÂNDIO BRAGA SANTOS
Conference abstract
A perceção dos estudantes-estagiários acerca da sua formação durante o processo de estágio profissional: um estudo com estudantes estagiários de educação física
Gomes, P.; Pereira, A.; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
The portuguese physical education pre-service teachers’ learning process: a study using visual methods
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.; Ferreira, A.
Journal article
Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo
Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do; Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do
Journal article
A aprendizagem profissional - As representações de treinadores desportivos de jovens: quatro estudos de caso
Graça, Amândio; Ramos,Valmor; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do; Silva,Rudney da
Journal article
As representações pedagógicas de treinadores desportivos de jovens: três estudos de caso no Basquetebol
Ramos, Valmor; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do; Silva, Rudney da
Journal article
Instructional approaches in youth volleyball training settings: the influence of player´s age and gender
Felismina Pereira; Graça, Amândio; Minna Blomqvist; Isabel Mesquita
Journal article
Teoria da base de conhecimentos para o ensino: reflexões sobre a aplicabilidade na pedagogia do esporte
Daniel Marcon; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio
Journal article
Considerações teóricas sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo na formação inicial em Educação Física
Marcon, Daniel; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do
Journal article
Interfaces entre as práticas pedagógicas e os estágios curriculares na formação inicial e suas implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
Graça, Amândio; Daniel Marcon; Nascimento, Juarez Vieira do
Journal article
Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do; Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do
Journal article
Auto-percepção das competências profissionais em profissionais do desporto: efeito da área de intervenção e da experiência profissional
Paula Batista; Zélia Matos; Graça, Amândio
Journal article
The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers
Paula Batista; Graça, Amândio; Zélia Matos
Conference paper
História do ensino dos jogos desportivos colectivos: A escola dialéctica francesa
Henrique Santos; Graça, Amândio
Conference paper
Análise do comportamento de instrução do treinador durante a competição, em escalões de futebol de 7 e de futebol de 11
Renato Gonçalves; Graça, Amândio
Conference paper
A aprendizagem profissional na percepção de treinadores de jovens
Valmor Ramos; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do
Conference paper
O ensino do jogo de futebol: um modelo híbrido de desenvolvimento da competência tática
João Quina; Graça, Amândio
Conference paper
Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação do conhecimento táctico em futebol
João Quina; Miguel Camões; Graça, Amândio
Journal article
Representações dos profissionais do desporto acerca do conceito de competência profissional
Batista,Paula Maria Fazendeiro; Matos,Zélia Maria Roque Pinto; Mesquita,Isabel Maria Ribeiro; Graça,Amândio Braga dos Santos; Graça, Amândio
Journal article
Instructional approaches in youth volleyball training settings: The influence of players age and gender
Pereira, F.R.M.; Graça, A.B.D.S.; Blomqvist, M.; Mesquita, I.M.R.
Journal article
Busca de paralelismo entre conhecimento pedagógico do conteúdo e processo de raciocínio e ação pedagógica
Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do; Daniel Marcon; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do
Journal article
Crenças e expectativas constituídas ao longo da carreira docente em educação física
Farias,Gelcemar Oliveira; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio; Batista,Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio
Journal article
The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers
Batista, Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio Braga dos Santos; Pinto, Zélia Maria Matos de Almeida Roque; Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Journal article
Coaches' perceptions of competence and acknowledgement of training needs related to professional competences
Sofia Santos; Isabel Mesquita; Graça, Amândio; António Rosado; Santos, S.; Mesquita, I.; Graça, A.; Rosado, A.
Journal article
Relating content and nature of information when teaching volleyball in youth volleyball training settings
Felismina Pereira; Isabel Mesquita; Graça, Amândio
Journal article
Futebol das aldeias de Goa: repercussões dos processos de globalização no Futebol indiano
Dalsin, Karine; Graça, Amândio
Book chapter
Em busca de indicadores ou inibidores do desenvolvimento da prática esportiva em jovens
Botelho Gomes, Paula; Paula Silva; Graça, Amândio; Paula Queirós
Conference paper
Reasons and meanings to be a supervisor: A study with cooperating teachers of physical education
Gonçalo Silveira; Paula Batista; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio
Conference paper
Factors of choice for the teacher's profession: A study in PE teachers of Porto Alegre public schools
Gelcemar Farias; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do; Paula Batista
Thesis / Dissertation
Basquetebol [documento electrónico] : história do ensino do jogo e conceito de nível de jogo
Henrique Santos
Thesis / Dissertation
Ensino e transmissão de competências de vida por via da prática desportiva [documento electrónico]
Pedro Silva
Thesis / Dissertation
A importância da tomada de decisão no jogo e no treino em futsal
Luís Mendonça
Thesis / Dissertation
O olhar do treinador expert em relação ao seu desenvolvimento profissional : estudo de quatro treinadores de futebol
Daniel Nunes
Thesis / Dissertation
A comunidade de uma escola básica perante a inclusão: estudo de caso: um aluno com transtorno do Deficit de Atenção com Hiperactividade TDAH
Rui Capa
Journal article
Relating content and nature of information when teaching volleyball in youth volleyball training settings,Povezivanje sadržaja i prirode informacija u poucavanju odbojke mladih dobnih kategorija
Pereira, F.R.M.; Mesquita, I.M.R.; Graça, A.B.
Thesis / Dissertation
Análise do comportamento de instrução do treinador durante a competição, em escalões de futebol de 7 e de futebol de 11
Renato Gonçalves
Thesis / Dissertation
Análise do comportamento tático no futebol: estudo em função do estatuto posicional e análise da eficácia das sessões de treino sobre o aprendizado
Carlos Souza
Journal article
Reasons and meanings to be a supervisor: a study with cooperating teachers of Physical Education
Silveira, Gonçalo; Batista, Paula; Pereira, Ana Luísa; Graça, Amândio
Journal article
Quality of Life of Physical Education Teacher: A study on teachers with long experience
Farias, G.; Graça, Amândio; Nascimento, J.; Batista, Paula; Both, J
Conference abstract
The experience of being a preservice teacher: A study with four preservice teachers of Physical Education
Costa, M.; Batista, Paula; Pereira, A. L.; Ferreira, C.; Graça, Amândio
Journal article
Accountability systems and instructional approaches in youth volleyball training.
Pereira F; Mesquita I; Graça A; Pereira, F.; Mesquita, I.; Graça, A.
Journal article
Importance awarded to knowledge for coaching andself-perception of competence manifested by portuguese basketball coaches
João Rodrigues; Rúben Andrade; Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Rodrigues, J.; Andrade, R.; Graça, A.; Mesquita, I.
Journal article
Modelos de ensino dos jogos desportivos: investigação e ilações para a prática
Isabel Mesquita; Felismina Pereira; Graça, Amândio
Conference paper
Importância atribuída e auto-percepção de competência dos treinadores de basquetebol sobre os seus conhecimentos e competências profissionais
João Rodrigues; Rúben Andrade; Graça, Amândio; Isabel Mesquita
Conference abstract
The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers
Paula Batista; Graça, Amândio; Zélia Matos
Thesis / Dissertation
O contributo do estágio pedagógico para o desenvolvimento da profissionalidade dos docentes de educação física : a perspectiva do estagiário
Maria Cardoso
Thesis / Dissertation
O treinador : conhecimento, concepções e prática : estudo de caso em cinco treinadores de formação em basquetebol
Isabel Lemos
Journal article
A autonomia e a responsabilização dos praticantes no treino em voleibol : estudo comparativo de treinadores em função do género
Felismina Pereira; Isabel Mesquita; Amândio Graça; Pereira,Felismina; Mesquita,Isabel; Graça,Amândio; Pereira, Felismina; Mesquita, Isabel; Graça, Amândio
Journal article
Análise do processo de instrução no treino de jovens : um estudo de caso no basquetebol
Valmor Ramos; Juarez Vieira do Nascimento; Amândio Graça; Ramos,Valmor; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio; Ramos, Valmor; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio
Journal article
O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
Ramos, Valmor; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do
Journal article
Análise da complexidade do jogo formal versus jogo reduzido em jovens do 3º ciclo do ensino básico
Bastos, Maria João; Graça, Amândio; Santos, Paulo; Bastos,Maria João; Graça,Amândio; Santos,Paulo
Conference abstract
La Enseñanza del fútbol en la escuela-Quo Vadis?
João Teixeira; Graça, Amândio; Júlio Garganta; João Brito
Conference abstract
Developing secondary school students’ competence in playing basketball: Analysis of an experimental teaching unit
Vasco Ricardo; Graça, Amândio
Conference abstract
The case of student teacher trying to implement a TGfU approach in the teaching of basketball to a class of girls at middle school
Valmor Ramos; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do
Conference paper
Coach’s knowledge needs according to gender and experience
Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Rui Resende; António Rosado; Juan Romero
Conference abstract
Comparing team sports coaches’ orientations towards practice and competition at ages 10-12 and 14-16
Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Felismina Pereira; Cardoso, M
Conference abstract
Self-perception of the professional competence in teachers of physical education with different levels of professional experience
Paula Batista; Pereira, Felismina; Graça, Amândio; Zélia Matos
Conference abstract
Coache´s self-perception of professional competence -the effect of professional experience and the type of teacher educaction institution
Paula Batista; Felismina Pereira; Graça, Amândio; Zélia Matos
Conference abstract
Intra-individual discrepancy in self-perception of professional competence for teaching and coaching Book Tit
Paula Batista; Felsmina Pereira; Graça, Amândio; Zélia Matos
Thesis / Dissertation
O treino do Basquetebol na formação desportiva de jovens: estudo do conhecimento pedagógico de treinadores
Valmor Ramos
Thesis / Dissertation
Treinadores de basquetebol em cadeira de rodas : seus conhecimentos, concepções e prática : estudo de caso de dois treinadores do escalão sênior da região norte de Portugal
Graziela Caleffi; Graça, Amândio
Journal article
Termos e características associadas à competência. Estudo comparativo de profissionais do desporto que exercem a sua actividade profissional em diferentes contextos de prática desportiva.
Batista,Paula M.; Graça,Amândio; Matos,Zélia; Batista, Paula M.; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Conference abstract
Self-perception of the Professional competence in teachers of Physical Education with different levels of Professional experience
Batista, Paula; Pereira, F.; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Journal article
[Psychometric evaluation of the Coach Orientation Questionnaire with a Spanish sample of handball coaches].
Feu S; Ibáñez SJ; Graça A; Sampaio J
Journal issue
1º Congresso Internacional de Jogos Desportivos Olhares e contextos da performance: da iniciação ao rendimento
Thesis / Dissertation
Gestor de eventos : estudo de caso com dois gestores de sucesso em Portugal
Rita Veloso
Thesis / Dissertation
O treinador : conhecimento e concepções de treino dos Treinadores Experts em Basquetebol : estudo de quadro Treinadores Experts em Basquetebol
Fernando Rodrigues
Journal article
Psychometric evaluation of the Coach Orientation Questionnaire with a Spanish sample of handball coaches,Evaluación psicométrica del cuestionario de orientación de los entrenadores en una muestra de entrenadores españoles de balonmano
Feu, S.; Ibáñez, S.J.; Graça, A.; Sampaio, J.
Journal article
A investigação sobre modelos de ensino dos jogos desportivos
Amândio Graça; Isabel Mesquita; Graça, Amândio; Mesquita, Isabel; Graça,Amândio; Mesquita,Isabel
Journal article
Modelo de competência nos jogos de invasão: Uma ferramenta didática para o ensino do basquetebol
Graça, Amândio; Dimas Pinto; Benny Mertens; Marc Multael; Eliane Musch; Edwin Timmers; Thiemo Meertens; et al
Journal article
A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: Estudos de casos na formação inicial em educação física
Graça, Amândio; Valmor Ramos; Nascimento, Juarez Vieira do
Journal article
LA ACTIVIDAD DEL ENTRENADOR DESDE UNA PERSPECTIVA DIDÁCTICA
Graça, Amândio; Isabel Mesquita
Journal article
Características da intervenção do treinador de futebol na reunião de preparação da equipa para a competição. Estudo realizado com treinadores da 1ª liga e da 2ª divisão B
Rui Pacheco; Graça, Amândio; Júlio Garganta
Journal article
Observação da arbitragem em basquetebol : um estudo com jovens árbitros
Sergio Silva; Dimas Pinto; Graça, Amândio
Thesis / Dissertation
Escola, educação física e saúde : estudo das representações dos professores de Educação Física da Região Autónoma da Madeira acerca da promoção da saúde
José Nóbrega
Thesis / Dissertation
O conhecimento táctico-estratégico do distribuidor de alto nível : um estudo com distribuidores das selecções brasileiras de voleibol feminino e masculino
Marco Queiroga
Journal article
Acerca do debate metodológico na investigação feminista
Silva,Paula; Gomes,Paula B.; Graça,Amândio; Queirós,Paula; Silva, Paula; Gomes, Paula B.; Graça, Amândio; Queirós, Paula
Thesis / Dissertation
Novas estratégias de ensino para os jogos desportivos : um estudo experimental na modalidade de basquetebol em alunos do 9º ano de escolaridade
Vasco Ricardo
Journal article
Examining the impact of a step game approach to teaching volleyball on student tactical decision making and skill execution during game play
Isabel Mesquita; Amândio Graça; A. R. Gomes; C. Cruz; Mesquita, I.; Graça, A.; Gomes, A.R.; et al
Conference abstract
The concept of competence held by health & fitness teachers
Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Conference abstract
Exploração do conceito de competência aplicado ao campo profissional do pedagogo do desporto
Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Journal article
Como é que um especialista concebe o ensino do basquetebol na escola : estudo de caso de Rocha, professor de educação física e treinador de basquetebol
Graça, Amândio
Journal article
Planificação do treino de jovens basquetebolistas: Descrição e análise dos meios; métodos; carga de treino e competição no escalão de cadetes - Estudo de caso relativo a um treinador de referência
Ricardo Furriel; Dimas Pinto; Graça, Amândio
Journal article
Conocimiento procesal de la toma de decisión em carrera de orientación: Estudio comparativo de jóvenes praticantes con diferentes niveles de pericia utilizando un simulador computerizado
Frazão, Fernando; Duarte Araújo; Graça, Amândio
Thesis / Dissertation
Para um modelo alternativo de ensino-aprendizagem dos jogos desportivos colectivos : estudo centrado no basquetebol
António Lopes
Thesis / Dissertation
Individualismo e colegialidade no trabalho dos professores de educação física : dois estudos de caso em escolas do Grande Porto
Carla Araújo
Thesis / Dissertation
Aprendizagem da técnica de crol por indivíduos portadores de deficiência mental: efeito da utilização de imagens vídeo
Helena Rodrigues
Journal article
O conhecimento estratégico de um distribuidor de alto nível
Isabel Mesquita; Graça, Amândio
Journal article
Probing the strategical knowledge of an elite volleyball setter
Graça, Amândio; Isabel Mesquita
Journal article
A investigação sobre o ensino dos jogos desportivos: ensinar e aprender as habilidades básicas do jogo
Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Amândio Graça
Journal article
Análise da instrução de 2 treinadores de basquetebol durante o treino
Graça, Amândio; Helga Amaral
Journal article
How do student teachers characterize their cooperating teachers
Alberto Albuquerque; Graça, Amândio; Carlos Alberto Serrão Januário
Journal article
Probing the strategic knowledge of an elite volleyball setter: a case study
Isabel Mesquita; Amândio Graça
Journal article
Breve roteiro da investigação empírica na Pedagogia do Desporto: a investigação sobre o ensino da educação física
Graça, Amândio
Journal article
A aula planeada, a percepção da aula realizada e a aula observada
Alberto Albuquerque; Graça, Amândio