Collaborating Members


Associate professor with ‘Habilitation’


Faculty of Sport, University of Porto, Portugal

Telephone
+ 351 220425282 (ext 282)


Amândio Graça. Concluiu o(a) Título de Agregado em Ciência do Desporto em 2011/12/13 pelo(a) Universidade do Porto, Doutoramento em Ciências do Desporto em 1997/10/09 pelo(a) Universidade do Porto e Licenciatura em Educação Física em 1987 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto. É Professor Associado no(a) Universidade do Porto. Publicou 85 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Participa e/ou participou como Investigador em 11 projeto(s) e Orientador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Ciências do Desporto e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Formação de Professores; Identidade Profissional; .


2011- Aggregation in Sports Science - Faculty of Sport, University of Porto, Portugal
1997 - PhD in Sports Science - Faculty of Sport, University of Porto, Portugal
1987 - Degree in Physical Education - Faculty of Sport, University of Porto, Portugal


Teacher Training; Professional Identity.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Apoiar os estudantes estagiários como investigadores da sua prática orientada para uma Educação Física Inclusiva

A lei educacional portuguesa DL54/2018 estipula políticas obrigatórias alinhadas com a educação inclusiva impulsionada pela Declaração de Salamanca 1994. As Diretrizes da UNESCO 2015 para uma Educação Física de Qualidade EFQ destacam o potencial inclusivo da EF, focado em permitir o acesso, a participação e a aprendizagem nas áreas de literacia física e cidadania, desempenho académico, inclusão social, igualdade de género, saúde e bem-estar. Para explorar o potencial da EFQ, é necessário garantir o devido lugar da EF no currículo, encorajar abordagens inclusivas e inovadoras e investir na formação de professores e no desenvolvimento profissional. Proporcionar EFQ inclusiva requer olhar para a diversidade não como um obstáculo, mas como um desafio para a organização e alinhamento do currículo, pedagogia e avaliação Kirk,2020;Penney et al, 2018. Cumprir os preceitos de inclusão das políticas governamentais Alves, 2019a, 2019b e aplicar os princípios da EFQ constituem um grande desafio para a EF e demais sistema educativo MacPhail & Lawson, 2020. A sustentabilidade das práticas inclusivas exige uma atitude positiva face à diversidade, de valorização e crença na aprendizagem social e de confiança e competência para garantir acesso, participação e aprendizagem a todos os alunos Ainscow,2005;Cast, 2018. Os professores precisam de sentir os benefícios das práticas inclusivas através de treino, apoio da escola e assistência da universidade em programas de formação inicial e contínua orientados para a inclusão Batista, 2020; Korthagen, Loughran, &Russell, 2006; MacPhail&Lawson, 2020; Penney et al., 2018; Rouse&Florian, 2012. Apesar dos esforços das unidades curriculares de pedagogia e didática para mudar a EF no sentido de participação e aprendizagens significativas, os estudantes estagiários EE continuam a não estar preparados para resolver problemas de marginalização, exclusão e insucesso Fisette, 2013;Graça,2015;Kirk, 2020. A universidade e as escolas precisam de dar atenção ao hiato comunicacional Nóvoa,2012;Zeichner,Payne,& Brayko,2014, trabalhando conjuntamente na mudança de perspetivas e práticas dos EE altamente centradas no professor, abordagens de multiatividades e habilidades técnicas, como resultado da aprendizagem por observação e da necessidade de controlarem o comportamentos dos alunos, em direção a um currículo, ensino e avaliação de EF centrado nos alunos, que dê resposta às barreiras da diversidade e inclusão Amaral-da-Cunha et al., 2019; Amaral-da-Cunha et al,2018;Batista,2020;Batista&Moura,2019; MacPhail&Lawson,2020; Teixeira, Batista,&Graça,2016. Este estudo de investigação-ação participativa, enquadrado no scaffolding de uma comunidade de prática CoP, composta por professores formadores universidade e escola visa explorar como é que  EE de EF aprendem e ganham entendimento do modo como as práticas inclusivas podem ser orquestradas para  atender ao potencial, expectativas e necessidades dos diferentes alunos. A investigação é norteada por três questões de investigação:1quais os desafios e dificuldades que os EE enfrentam para lidar com a diversidade dos alunos?;2Como é que os EE desenham, desenvolvem e refletem sobre as suas práticas para criar ambientes de aprendizagem inclusivos?;3Que ganhos é que os alunos obtêm em termos de acesso, participação e aprendizagem em EF?.O projeto dura 18 meses, numa parceria entre a Faculdade de Desporto e quatro escolas cooperantes, que incluem quatro fases; 1construção das fundações da CoP de formação de professores para práticas inclusivas;2 diagnóstico da diversidade dos alunos e preparação dos EE para questionarem as suas práticas para a inclusão;3desenvolvimento de práticas inclusivas;4análise e reflexão global pós-intervenção. O estudo inclui formadores de professores universidade e escola, EE e alunos. A estrutura teórica das arquiteturas de prática de Kemmis et al 2014 será usada para focar a análise nas experiências e interpretações oriundas das práticas cada escola. Serã

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Enacting Fitness Education by involving students in Assessment for Learning and Technology use

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher during a year-long school placement

From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher during a year-long school placement

SFRH/BD/137848/2018
Luís André Pisco de Moura


Orientadora:
- Professora Doutora Paula Batista, Professora Associada na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal

Coorientadores:
- Professor Doutor Amândio Graça, Professor Associado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal

- PhD Professor Ann MacPhail, Associate Professor at Faculty of Education and Health Sciences of University of Limerick, Ireland

Gobierno de España Ministerio de Economía y Empresa

De los tiempos educativos a los tiempos sociales: la cotidianidad familiar en la construcción del ocio físico-deportivo juvenil

Departamento Ciencias de la Educación
Ana Ponce de Leon, Universidad de La Rioja (Investigadora Principal): De los tiempos educativos a los tiempos sociales: la cotidianidad familiar en la construcción del ocio físico-deportivo juvenil.
Proyecto Nacional Español de I+D+I, de referencia EDU2012-39080-C07-05.
Montante financiado 21.060,00 euros.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O papel do estágio profissonal na (re)construção da Identidade Profissional no contexto da Educação Física

Paula Maria Fazendeiro Batista (FADEUP) (investigador principal), Amândio Graça (FADEUP), Ana Luísa Pereira Investigador (FADEUP), Marta de Moura Costa (FADEUP): O papel do estágio profissonal na (re)construção da
Identidade Profissional no contexto da Educação Física.
Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia. Duração do Projecto: 01-09-2011 - 31-12-2012.
Montante financiado: € 71.364,00.

Gobierno de Espana Ministerio de Educación Cultura y Deporte

La evaluacion en la formacion inicial del profesorado de educacion fisica

Antonio Fraile Aranda Universidad de Valladolid Dpto. Didactica Expresion Musical, Plastica y Corporal (investigador principal): La evaluacion en la formacion inicial del profesorado de educacion fisica
Entidade Financiadora Dirección General de Investigación y Gestión del Plan Nacional I+D+I, Subdirección General de Proyectos de Investigación. Referencia:edu2010- 19637 (subprograma educ). Tipo de proyecto:b,
Duração:2010-2013.
Montante financiado: 26.000,00 euros

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Formação de treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual.

Isabel Mesquita (FADEUP) (coordenadora) António Rosado (FMH-UTL), Amândio Graça (FADEUP), Rui Resende: Formação de treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual. (Coach education in Portugal. An evaluation of the corrent situation."
Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Duração do Projecto: Setembro de 2007 - Setembro de 2010

Concurso para Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos - 2006
Formação de Treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual.

PTDC/DES/67190/2006

Área Científica Principal
Ciências do Desporto
Palavras Chave
formação de treinadores
currículo
competências profissionais
estratégias de formação
Financiamento
€ 25 000,00
Projecto cofinanciado pelo COMPETE

Instituições

Instituição Proponente
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADE/UP)

Equipa
Investigador Responsável
Isabel Maria Ribeiro Mesquita
Investigadores
António Fernando Boleto Rosado
Amândio Braga dos Santo Graça
Rui Manuel Coelho Resende Silva

Instituto de Desporto de Portugal

Identificação de factores facilitadores e inibidores da prática desportiva, escolar e extra-escolar, em jovens do ensino secundário

PAULA BOTELHO GOMES, PAULA SILVA, AMÂNDIO GRAÇA, PAULA QUEIRÓS – Identificação de factores facilitadores e inibidores da prática desportiva, escolar e extra-escolar, em jovens do ensino secundário. (Identification of facilitating and Inhibiting factors of sportive practice, schoolar and extra-curricular, in high school).
Entidade Financiadora: Instituto do Desporto de Portugal (PAFID)
Duração do Projecto: 01/07/2005 a 31/05/2006
Financiamento total (2005-06): 2.300,00 euros.

Junta de Castilla y León

La presencia de los valores socio-morales en escolares de 12 años participantes en deporte escolar en el contexto europeo de España. Francia. Italia y Portugal

11.12a.- La presencia de los valores socio-morales en escolares de 12 años participantes en deporte escolar en el contexto europeo de España. Francia. Italia y Portugal.
ENTIDAD FINANCIADORA: Dirección Gral de Deportes. Junta de Castilla y León. Orden del BOCYL 01 /03/2005
DURACION DESDE: 01/05/2005 HASTA: 20/11/2005
Investigador Principal: Antonio Fraile Aranda
VALOR DE LA AYUDA: 8.100

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Apoiar os estudantes estagiários como investigadores da sua prática orientada para uma Educação Física Inclusiva

A lei educacional portuguesa DL54/2018 estipula políticas obrigatórias alinhadas com a educação inclusiva impulsionada pela Declaração de Salamanca 1994. As Diretrizes da UNESCO 2015 para uma Educação Física de Qualidade EFQ destacam o potencial inclusivo da EF, focado em permitir o acesso, a participação e a aprendizagem nas áreas de literacia física e cidadania, desempenho académico, inclusão social, igualdade de género, saúde e bem-estar. Para explorar o potencial da EFQ, é necessário garantir o devido lugar da EF no currículo, encorajar abordagens inclusivas e inovadoras e investir na formação de professores e no desenvolvimento profissional. Proporcionar EFQ inclusiva requer olhar para a diversidade não como um obstáculo, mas como um desafio para a organização e alinhamento do currículo, pedagogia e avaliação Kirk,2020;Penney et al, 2018. Cumprir os preceitos de inclusão das políticas governamentais Alves, 2019a, 2019b e aplicar os princípios da EFQ constituem um grande desafio para a EF e demais sistema educativo MacPhail & Lawson, 2020. A sustentabilidade das práticas inclusivas exige uma atitude positiva face à diversidade, de valorização e crença na aprendizagem social e de confiança e competência para garantir acesso, participação e aprendizagem a todos os alunos Ainscow,2005;Cast, 2018. Os professores precisam de sentir os benefícios das práticas inclusivas através de treino, apoio da escola e assistência da universidade em programas de formação inicial e contínua orientados para a inclusão Batista, 2020; Korthagen, Loughran, &Russell, 2006; MacPhail&Lawson, 2020; Penney et al., 2018; Rouse&Florian, 2012. Apesar dos esforços das unidades curriculares de pedagogia e didática para mudar a EF no sentido de participação e aprendizagens significativas, os estudantes estagiários EE continuam a não estar preparados para resolver problemas de marginalização, exclusão e insucesso Fisette, 2013;Graça,2015;Kirk, 2020. A universidade e as escolas precisam de dar atenção ao hiato comunicacional Nóvoa,2012;Zeichner,Payne,& Brayko,2014, trabalhando conjuntamente na mudança de perspetivas e práticas dos EE altamente centradas no professor, abordagens de multiatividades e habilidades técnicas, como resultado da aprendizagem por observação e da necessidade de controlarem o comportamentos dos alunos, em direção a um currículo, ensino e avaliação de EF centrado nos alunos, que dê resposta às barreiras da diversidade e inclusão Amaral-da-Cunha et al., 2019; Amaral-da-Cunha et al,2018;Batista,2020;Batista&Moura,2019; MacPhail&Lawson,2020; Teixeira, Batista,&Graça,2016. Este estudo de investigação-ação participativa, enquadrado no scaffolding de uma comunidade de prática CoP, composta por professores formadores universidade e escola visa explorar como é que  EE de EF aprendem e ganham entendimento do modo como as práticas inclusivas podem ser orquestradas para  atender ao potencial, expectativas e necessidades dos diferentes alunos. A investigação é norteada por três questões de investigação:1quais os desafios e dificuldades que os EE enfrentam para lidar com a diversidade dos alunos?;2Como é que os EE desenham, desenvolvem e refletem sobre as suas práticas para criar ambientes de aprendizagem inclusivos?;3Que ganhos é que os alunos obtêm em termos de acesso, participação e aprendizagem em EF?.O projeto dura 18 meses, numa parceria entre a Faculdade de Desporto e quatro escolas cooperantes, que incluem quatro fases; 1construção das fundações da CoP de formação de professores para práticas inclusivas;2 diagnóstico da diversidade dos alunos e preparação dos EE para questionarem as suas práticas para a inclusão;3desenvolvimento de práticas inclusivas;4análise e reflexão global pós-intervenção. O estudo inclui formadores de professores universidade e escola, EE e alunos. A estrutura teórica das arquiteturas de prática de Kemmis et al 2014 será usada para focar a análise nas experiências e interpretações oriundas das práticas cada escola. Serã

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Enacting Fitness Education by involving students in Assessment for Learning and Technology use

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher during a year-long school placement

From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher during a year-long school placement

SFRH/BD/137848/2018
Luís André Pisco de Moura


Orientadora:
- Professora Doutora Paula Batista, Professora Associada na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal

Coorientadores:
- Professor Doutor Amândio Graça, Professor Associado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal

- PhD Professor Ann MacPhail, Associate Professor at Faculty of Education and Health Sciences of University of Limerick, Ireland

Gobierno de España Ministerio de Economía y Empresa

De los tiempos educativos a los tiempos sociales: la cotidianidad familiar en la construcción del ocio físico-deportivo juvenil

Departamento Ciencias de la Educación
Ana Ponce de Leon, Universidad de La Rioja (Investigadora Principal): De los tiempos educativos a los tiempos sociales: la cotidianidad familiar en la construcción del ocio físico-deportivo juvenil.
Proyecto Nacional Español de I+D+I, de referencia EDU2012-39080-C07-05.
Montante financiado 21.060,00 euros.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O papel do estágio profissonal na (re)construção da Identidade Profissional no contexto da Educação Física

Paula Maria Fazendeiro Batista (FADEUP) (investigador principal), Amândio Graça (FADEUP), Ana Luísa Pereira Investigador (FADEUP), Marta de Moura Costa (FADEUP): O papel do estágio profissonal na (re)construção da
Identidade Profissional no contexto da Educação Física.
Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia. Duração do Projecto: 01-09-2011 - 31-12-2012.
Montante financiado: € 71.364,00.

Gobierno de Espana Ministerio de Educación Cultura y Deporte

La evaluacion en la formacion inicial del profesorado de educacion fisica

Antonio Fraile Aranda Universidad de Valladolid Dpto. Didactica Expresion Musical, Plastica y Corporal (investigador principal): La evaluacion en la formacion inicial del profesorado de educacion fisica
Entidade Financiadora Dirección General de Investigación y Gestión del Plan Nacional I+D+I, Subdirección General de Proyectos de Investigación. Referencia:edu2010- 19637 (subprograma educ). Tipo de proyecto:b,
Duração:2010-2013.
Montante financiado: 26.000,00 euros

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Formação de treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual.

Isabel Mesquita (FADEUP) (coordenadora) António Rosado (FMH-UTL), Amândio Graça (FADEUP), Rui Resende: Formação de treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual. (Coach education in Portugal. An evaluation of the corrent situation."
Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Duração do Projecto: Setembro de 2007 - Setembro de 2010

Concurso para Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos - 2006
Formação de Treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual.

PTDC/DES/67190/2006

Área Científica Principal
Ciências do Desporto
Palavras Chave
formação de treinadores
currículo
competências profissionais
estratégias de formação
Financiamento
€ 25 000,00
Projecto cofinanciado pelo COMPETE

Instituições

Instituição Proponente
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADE/UP)

Equipa
Investigador Responsável
Isabel Maria Ribeiro Mesquita
Investigadores
António Fernando Boleto Rosado
Amândio Braga dos Santo Graça
Rui Manuel Coelho Resende Silva

Instituto de Desporto de Portugal

Identificação de factores facilitadores e inibidores da prática desportiva, escolar e extra-escolar, em jovens do ensino secundário

PAULA BOTELHO GOMES, PAULA SILVA, AMÂNDIO GRAÇA, PAULA QUEIRÓS – Identificação de factores facilitadores e inibidores da prática desportiva, escolar e extra-escolar, em jovens do ensino secundário. (Identification of facilitating and Inhibiting factors of sportive practice, schoolar and extra-curricular, in high school).
Entidade Financiadora: Instituto do Desporto de Portugal (PAFID)
Duração do Projecto: 01/07/2005 a 31/05/2006
Financiamento total (2005-06): 2.300,00 euros.

Junta de Castilla y León

La presencia de los valores socio-morales en escolares de 12 años participantes en deporte escolar en el contexto europeo de España. Francia. Italia y Portugal

11.12a.- La presencia de los valores socio-morales en escolares de 12 años participantes en deporte escolar en el contexto europeo de España. Francia. Italia y Portugal.
ENTIDAD FINANCIADORA: Dirección Gral de Deportes. Junta de Castilla y León. Orden del BOCYL 01 /03/2005
DURACION DESDE: 01/05/2005 HASTA: 20/11/2005
Investigador Principal: Antonio Fraile Aranda
VALOR DE LA AYUDA: 8.100

Junta de Castilla y León Consejería de Educación

La transmission en valores en educadores y entrenadores deportivos en el contexto europeo: España, Francia, Portugal e Italia

Antonio Fraile Aranda (coordenador); Raul de Diego Vallejo; Victor Lopez Pastor; Roberto Monjas Aguado (Universidad de Vallodolid); Amândio Graça (FCDEF-UP); Emanuel Isidori (Universidade de Roma); Christian Ferrer (Ayuntamiento de Tarbes, Francia): La transmission en valores en educadores y entrenadores deportivos en el contexto europeo (The transmission of values in teachers and coaches on the european context): España, Francia, Portugal e Italia.
Entidade Financiadora: Consejo de Educación y Cultura
11,10&,¿

Instituto de Desporto de Portugal

Modelação da estrutura competitiva nos Jogos desportivos nos escalões de formação

Isabel Mesquita; Amândio Graça; Mariana Delgado - modelação da estrutura competitiva nos Jogos desportivos nos escalões de formação. Modelling the competitive structure in youth teams sports).
Entidade Financiadora: Centro de Estudos e Formação desportiva. Instituto de Desporto de Portugal.
Duração do projecto 2004-2005
Montante financiado: 3.000 EUR.

Instituto de Inovação Educacional

O ensino do voleibol à luz de perspectivas construtivistas da aprendizagem

Isabel Mesquita; Amândio Graça (FCDEF-UP): O ensino do voleibol à luz de perspectivas construtivistas da aprendizagem. (Volleyball teaching under the constructivist perspectives of learning).
Entidade Financiadora: Instituto de Inovação Educacional
Duração do Projecto 01/12/2002 a 01/12/2003.
Montante financiado: 4000 EUR

Instituto de Inovação Educacional

Percepção de alunos e alunas do ensino secundário acerca de como o género se estrutura no espaço da aula de Educação Física

European Commission

ESEP, Development of a CD-ROM applying a didactical sport games concept to teach basketball and handball

Dirk De Clercq (coordenador) Eliane Musch, Benny Mertens, Veerle Vonderlynck, Christoph Remy, Dirk De Clercq, Marc Multael (Ghent University, Bélgica); Edwin Timmers, Thiemo Meertens (Hanzehogeschool Groningen, Holanda); Amândio Graça (FCDEF-UP); Frantisek Taborsky (Charles University of Prague, Republica Checa). Projecto europeu ESEP, Development of a CD-ROM applying a didactical sport games concept to teach basketball and handball.. 94347-CP-1-BE-COMENIUS-C21
Entidade Financiadora: Comissão Europeia, Direcção-Geral de Educação e Cultura no âmbito do Programa Socrates, Projectos de cooperação transnacional (Comenius Action 2.1 -Training of School Educational Staff)
Duração do Projecto 01/10/2001 a 01/10/2004. A.3.
Montante financiado: 160.854 EUR

European Commission

ESEP, Development of a CD-ROM applying a didactical sport games concept to teach basketball and handball

Dirk De Clercq (coordenador) Eliane Musch, Benny Mertens, Veerle Vonderlynck, Christoph Remy, Dirk De Clercq, Marc Multael (Ghent University, Bélgica); Edwin Timmers, Thiemo Meertens (Hanzehogeschool Groningen, Holanda); Amândio Graça (FCDEF-UP); Frantisek Taborsky (Charles University of Prague, Republica Checa). Projecto europeu ESEP, Development of a CD-ROM applying a didactical sport games concept to teach basketball and handball.. 94347-CP-1-BE-COMENIUS-C21 Entidade Financiadora: Comissão Europeia, Direcção-Geral de Educação e Cultura no âmbito do Programa Socrates, Projectos de cooperação transnacional (Comenius Action 2.1 -Training of School Educational Staff) Duração do Projecto 01/10/2001 a 01/10/2004. A.3. Montante financiado: 160.854 EUR

Ministério da Educação

FACDEX - Desenvolvimento somato-motor e factores de excelência desportiva na população escolar portuguesa.

Conference abstract

Narrative inquiry as a mean to promote physical education preservice teachers¿ awareness about intergenerational learning and professional development.

Isabel C. Viana; Graça, Amândio; Mouraz, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Batista, Ana Paula

Conference abstract

Narrative inquiry as a mean to promote physical education preservice teachers: awareness about intergenerational learning and professional development.

Isabel C. Viana; Graça, Amândio; Mouraz, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Batista, Ana Paula

Journal article

Abordagem de conceitos eliasianos e bourdieusianos: modelo de análise na investigação em Educação Física

Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Roberto Ferreira dos Santos; Amândio Braga dos Santos Graça

Book chapter

RECONSTRUINDO CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

André Moura; Amândio Graça; Paula Batista

Journal article

Percurso docente: identificando a construção de conhecimentos para o ensino em disciplinas de lutas

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira; Alexandra Folle; Daniele Detanico; Amândio Braga Santos Graça; Gelcemar Oliveira Farias

Journal article

O passado recente da educação física no contexto luso-brasileiro: uma nova auto-compreensão

Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Estêvão Rios Monteiro; Amândio Braga dos Santos Graça; Roberto Ferreira dos Santos

Journal article

O lugar da Educação Física: estudo elaborado a partir da realidade da Escola Municipal GEO Juan Antonio Samaranch

Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Amândio Braga dos Santos Graça; Roberto Ferreira dos Santos

Journal article

Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade

Batista,Paula Fazendeiro; Graça,Amândio Braga; Cardoso,Inês; Batista,Paula; Graça,Amândio; Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Batista, Paula; et al

Conference paper

Desconstruindo entendimentos e usos da avaliação: estudo com estagiários de educação física

André Moura; Graça, Amândio; Paula Batista

Journal article

Aligning the principles of assessment for learning to learning in physical education: A review of literature

André Moura; Amândio Graça; Ann MacPhail; Paula Batista

Conference abstract

Narrative inquiry as a mean to promote physical education preservice teachers¿ awareness about intergenerational learning and professional development.

Isabel C. Viana; Graça, Amândio; Mouraz, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Batista, Ana Paula

Conference abstract

Narrative inquiry as a mean to promote physical education preservice teachers: awareness about intergenerational learning and professional development.

Isabel C. Viana; Graça, Amândio; Mouraz, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Batista, Ana Paula

Journal article

Percurso docente: identificando a construção de conhecimentos para o ensino em disciplinas de lutas

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira; Alexandra Folle; Daniele Detanico; Amândio Braga Santos Graça; Gelcemar Oliveira Farias

Journal article

Abordagem de conceitos eliasianos e bourdieusianos: modelo de análise na investigação em Educação Física

Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Roberto Ferreira dos Santos; Amândio Braga dos Santos Graça

Book chapter

RECONSTRUINDO CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

André Moura; Amândio Graça; Paula Batista

Journal article

O lugar da Educação Física: estudo elaborado a partir da realidade da Escola Municipal GEO Juan Antonio Samaranch

Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Amândio Braga dos Santos Graça; Roberto Ferreira dos Santos

Journal article

O passado recente da educação física no contexto luso-brasileiro: uma nova auto-compreensão

Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Estêvão Rios Monteiro; Amândio Braga dos Santos Graça; Roberto Ferreira dos Santos

Journal article

Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade

Batista,Paula Fazendeiro; Graça,Amândio Braga; Cardoso,Inês; Batista,Paula; Graça,Amândio; Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Batista, Paula; et al

Journal article

Aligning the principles of assessment for learning to learning in physical education: A review of literature

André Moura; Amândio Graça; Ann MacPhail; Paula Batista

Conference paper

Desconstruindo entendimentos e usos da avaliação: estudo com estagiários de educação física

André Moura; Graça, Amândio; Paula Batista

Journal article

A construção da identidade profissional do professor cooperante de Educação Física [The construction of the Physical Education cooperating teacher’s professional identity]

Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio

Journal article

Giving birth to a supervisory identity built upon pedagogical perspectives on teaching: The case of a novice physical education cooperating teacher

Graça, Amândio; Amaral-da-Cunha, M.; Graça, A.; Batista, P.; MacPhail, A.

Conference abstract

From directive to constructive practices in developing a supervisory identity: The cases of an experienced and a novice physical education cooperating teacher.

Amaral da Cunha, Mariana; Paula Batista; Graça, Amândio; Ann MacPhail

Conference paper

Potenciar a aprendizagem através da avaliação de pares numa unidade de Ginástica Acrobática: Estudo no contexto de estágio em Educação Física

André Moura; Graça, Amândio; Ana Mafalda Silva; Catarina Martins; Paula Batista

Journal article

Performance factors that guide expert coaches basketball courts in Portugal,Fatores de rendimento que orientam os treinadores experts de basquetebol em Portugal,Factores de rendimiento que guían a los entrenadores expertos canchas de baloncesto en Portugal

Rocha, J.C.R.; dos Santos Graça, A.B.; de Matos Serrano, J.J.; Paulo, R.M.D.; da Silva Batista, M.A.; Honório, S.A.A.; Mendes, P.A.D.; Petrica, J.M.P.D.

Book chapter

O modelo de competência nos jogos de invasão: proposta metodológica para o ensino e aprendizagem dos jogos desportivos

Graça, Amândio; Eliane Musch; Benny Mertens; Edwin Timmers; Thiemo Meertens; Frantisek. Taborsky; Christoph. Remy; et al

Book chapter

O papel do treinador no ensino do jogo: uma reflexão sobre a prática os modelos de instrução

Graça, Amândio

Book chapter

Ponderar a avaliação em Educação Física orientada para a aprendizagem

Graça, Amândio; Paula Batista; André Moura

Preface / Postscript

Preface

Graça, Amândio

Book chapter

Avaliação como ponte entre o ensinar e o aprender: Estratégias e exemplos para uma reconfiguração da avaliação em Educação Física

Paula Batista; André Moura; Graça, Amândio

Journal article

Adaptação transcultural do Inventário de Competências Táticas nos jogos desportivos coletivos

Melissa Couto Pereira; Américo Oliveira Santos; Fernando Silva Tavares; Amândio Santos Graça

Journal article

From directive to constructive practices in developing a supervisory identity: The cases of an experienced and a novice physical education cooperating teacher

Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio; MacPhail, Ann

Conference abstract

Potenciar a aprendizagem através da avaliação de pares numa unidade de Ginástica Acrobática: Estudo no contexto de estágio em Educação Física

Moura, André; Silva, Ana; Martins, Catarina; Graça, Amândio; Batista, Paula

Conference abstract

Teaching handball at school: a pedagogical experience in physical education practicum

Estriga, Maria Luísa Dias; Costa, R.; Graça, Amândio; Ferreira, A; Batista, Paula

Journal article

CICLOS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Graça, Amândio

Journal article

Reconstructing a supervisory identity

Graça, Amândio

Journal article

O impacto de uma abordagem compreensiva de curta duração sobre o desempenho das ações ofensivas no jogo de andebol

Graça, Amândio; António Ferreira; Luisa Estriga; Edgar Cruz

Journal article

Desenvolvimento e validação de um sistema de avaliação técnico-tático individual no andebol: the handball tactical performance evaluation (HTPE).

António Ferreira; Graça, Amândio; Luisa Estriga

Book

O papel do estágio na reconstrução da identidade profissional: A perspetiva dos atores

Inês Teixeira; Paula Batista; Graça, Amândio

Conference paper

Fatores de rendimento que orientam os treinadores experts de basquetebol em Portugal

João Rocha; Graça, Amândio; Serrano, João Júlio; Paulo, Rui Miguel; Batista, Marco Alexandre; Honório, Samuel Alexandre; Mendes, Pedro Alexandre; Petrica, João

Book chapter

O papel do professor de Educação Física numa escola em mudança: ensinar, aprender e avaliar em Educação Física – os desafios do presente

Graça, Amândio

Conference paper

Avaliação em Educação Física: visões e entendimentos dos professores

André Moura; Paula Batista; Graça, Amândio

Journal article

Reconstructing a supervisory identity: The case of an experienced physical education cooperating teacher

Amaral-da-Cunha, M.; Batista, P.; MacPhail, A.; Graça, A.

Conference abstract

Avaliação em Educação Física: visões e entendimentos dos professores

Moura, André; Batista, Paula; Graça, Amândio

Conference abstract

From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher education during a year-long school placement

Moura, André; Graça, Amândio; MacPhail, Ann; Batista, Paula

Journal article

Dos modelos de ensino centrados no professor aos centrados no aluno: Um estudo de caso

Oliveira, Bruno; Graça, Amândio; Queirós, Paula

Journal article

Entorno para el desarrollo de atletas de baloncesto femenino: las directrices propuestas y los factores de éxito

Folle, Alexandra; Vieira do Nascimento, Juarez; De Souza, Edison Roberto; Galatti, Larissa Rafaela; Graça, Amândio

Conference paper

A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática

Inês Teixeira; Paula Batista; Graça, Amândio

Journal article

The role of the cooperating teacher in the context of physical education teacher training: The cooperating teacher’s perspective,O papel do professor cooperante no contexto da formação de professores de educação física: A perspetiva dos professores cooperantes,El papel del profesor cooperante en el contexto de la formación de profesores de Educación Física: La perspectiva de los profesores coopera

Silva, T.M.L.S.; Batista, P.M.F.; Graça, A.B.

Conference abstract

Reflexões de uma Experiência Pedagógica no Ensino do Andebol Alicerçada numa Dinâmica Colaborativa entre a Escola e a Faculdade

Batista, Paula; Graça, Amândio; Cunha, M.; Tulha, A; Estriga, Maria Luísa Dias

Conference abstract

Preservice Teacher Empowerment Through a Model Based on a School-university Collaborative Practice: A Pilot Study in PE Handball Classes

Batista, Paula; Graça, Amândio; Cunha, M.; Estriga, Maria Luísa Dias

Conference abstract

The Impact of a Handball Teaching Unit on Students' Game Play Competence: an Action Research-Based Intervention

Estriga, Maria Luísa Dias; Batista, Paula; Ferreira, A; Cunha, M; Graça, Amândio

Conference abstract

Sobre os lugares e os discursos da formação inicial de professores de Educação Física

Graça, Amândio; Batista, Paula; Queirós, Paula; Amaral-da-Cunha, Mariana

Conference abstract

A construção de uma identidade profissional como orientador de estágio. O caso de dois professores cooperantes de Educação Física

Cunha, M; Batista, Paula; Graça, Amândio

Conference abstract

A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática

Cardoso, I.; Batista, Paula; Graça, Amândio

Conference abstract

Perspetivas do professor cooperante acerca da sua ação no processo de orientação de estudantes-estagiários de Educação Física

Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio

Journal article

Jorge Olímpio Bento, o pedagogo do desporto

Zélia Matos; Amândio Graça

Journal article

A função de supervisão como fator de aprendizagem profissional contínua do professor cooperante de Educação Física

Teresa Silva; Paula Batista; Graça, Amândio

Journal article

A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM PROCESSO SIMULTANEAMENTE BIOGRÁFICO E RELACIONAL

Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio

Book chapter

A Formação de professores em equação: da crítica à possibilidade

Graça, Amândio; Paula Batista; Paula Queirós

Book chapter

Estágio profissional supervisionado: a experiência de estudantes estagiários em contexto de prática

Graça, Amândio; Marta Costa; Paula Batista; A. Pereira; A. Ferreira

Book chapter

A Supervisão pedagógica em educação física: a perspectiva do orientador de estágio

Alberto Albuquerque; Graça, Amândio; Carlos Alberto Serrão Januário

Journal article

O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Ramos, Valmor; Milistetd, Michel; Nascimento, Juarez Vieira

Journal article

A identidade do professor: desafios colocados pela globalização*

Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Batista, Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio Braga Santos; Cardoso, Inês; Batista, Paula, M.; Graça, Amândio, B.; Graça, Amândio; et al

Journal article

| Reconfiguring and renewing initial training and practices in Physical Education: developing handball curriculum structured in student-centered teaching models |Reconfigurar e renovar a formação inicial e as práticas em Educação Física: Ensaio curricular de andebol estruturado em modelos de ensino centrados no aluno

Estriga, Maria Luísa Dias; Amaral-da-Cunha, Mariana; Ferreira, A.; Graça, Amândio; Batista, Paula

Conference abstract

School-university collaborative practices as a key for teachers’ professional development: The example of a physical education practicum

Batista, Paula; Graça, Amândio; Cunha, M

Journal article

Influence of non-preferred foot technical training in reducing lower limbs functional asymmetry among young football players

Graça, Amândio

Journal article

Processo de formação esportiva: da identificação ao desenvolvimento de talentos esportivos

Graça, Amândio

Journal article

The contribution of teaching practices on construction of the pedagogical content knowledge of future physical education teachers

Marcon, Daniel; Graça, Amandio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do; Milistetd, Michel; Ramos, Valmor

Conference paper

O lugar das capacidades motoras na concertação dos grandes objetivos da educação física

Graça, Amândio

Conference paper

Relação pedagógica e experiência dos alunos no ensino e aprendizagem dos jogos desportivos

Graça, Amândio

Book chapter

O discurso pedagógico da Educação Física

Graça, Amândio

Book chapter

Formação do professor de educação física: Evolução do quadro normativo

Graça, Amândio

Journal article

PROCESSO DE FORMAÇÃO ESPORTIVA: DA IDENTIFICAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS ESPORTIVOS

Folle,Alexandra; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio Braga dos Santos

Journal article

Effects of technical training in functional asymmetry of lower limbs in young soccer players

Guilherme,José; Garganta,Júlio; Graça,Amândio; Seabra,André; Guilherme, José; Garganta, Júlio; Graça, Amândio; Seabra, André

Conference abstract

O contributo da experiência de orientação na identidade profissional de professores cooperantes

Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio

Conference abstract

O estágio profissional em Educação Física na perspetiva dos professores cooperantes

Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio

Journal article

O estágio profissional em análise: Estudo com estudantes estagiários de educação física

Patricia Gomes; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio; Paula Queirós; Paula Batista

Journal article

Reflexão a propósito da relevância da redução de assimetrias funcionais dos membros inferiores em jogadores de Futebol

Guilherme, José; Garganta, Júlio; Graça, Amândio

Journal article

Professional Identity in Analysis: A Systematic Review of the Literature

Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio

Journal article

Pre-Service Physical Education Teachers’ Discourses on Learning How to Become a Teacher: [Re]Constructing a Professional Identity Based on
Visual Evidence

A. da Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio

Book chapter

Sobre as questões do quê ensinar e aprender em educação Física

Graça, Amândio

Conference paper

A construção da Identidade Profissional em tempos de incerteza

Graça, Amândio

Edited book

O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física

Graça, Amândio

Conference paper

A formação inicial de professores de educação física em Portugal e sua relação com o processo de Bolonha

Marta Costa; Paula Batista; Graça, Amândio

Conference paper

Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física

Graça, Amândio; Inês Cardoso

Conference paper

Aprender a ser professor em comunidade de prática: Um estudo com estudantes estagiários de educação física

Inês Cardoso; Paula Batista; Graça, Amândio

Book chapter

Compreensão da reflexão na formação de professores

Miguel Azevedo; António Portela; Graça, Amândio; Lurdes Ávila

Conference paper

Os programas de formação inicial de professores de Educação Física nas Universidades Públicas Portuguesas : estruturas e fundamentos

Teresa Silva; Paula Batista; Graça, Amândio

Conference paper

Um olhar sobre o estágio em educação física : representações de estagiários do ensino superior público português

Amaral da Cunha, Mariana; Paula Batista; Graça, Amândio

Journal article

Preface

Batista, P.; Queirós, P.; Graça, A.; Macphail, A.

Journal article

Pre-service physical education teachers’ discourses on learning how to become a teacher: [Re]Constructing a professional identity based on visual evidence

Da Cunha, M.A.; Batista, P.; Graça, A.

Journal article

Professional identity in analysis: A systematic review of the literature

Cardoso, I.; Batista, P.; Graça, A.

Journal article

Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino?

SOUZA,CARLOS RAPHAEL BRAGA CORRÊA DE; MÜLLER,EZEQUIEL STECKLING; COSTA,ISRAEL TEOLDO; GRAÇA,AMÂNDIO BRAGA SANTOS; Graça, Amândio

Conference abstract

A construção da identidade do professor de Educação Física: um processo simultaneamente biográfico e relacional

Cardoso, I.; Batista, Paula; Graça, Amândio

Conference abstract

Aprender a ser professor em comunidade de prática: Um estudo com estudantes estagiários de Educação Física

Cardoso, I.; Graça, Amândio; Batista, Paula

Conference abstract

Um olhar sobre o estágio em Educação Física: Representações de estagiários do ensino superior público portuguê

Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio

Conference abstract

O papel do Professor Cooperante na formação inicial de professores de Educação Física nas Universidades Portuguesas: a visão normativa

Silva,T.; Batista, Paula; Graça, Amândio

Conference abstract

Os programas de formação inicial de professores de Educação Física nas universidades públicas portuguesas: Da estrutura aos fundamentos

Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio

Conference abstract

Pre-service teachers’ discourses about the mission of Physical Education teachers: a study based in images depicting the practicum training experience

Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio

Conference abstract

The Practicum in the understanding of Pre-service Physical Education Teachers from Portuguese Public Institutions of Higher Education

Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio

Conference abstract

Professional Identity In Physical Education Teacher Education

Young, A; MacPhail, Ann; Martínez-Alvarez, L; Cunha, M; Graça, Amândio; Alves, M.; Queirós, Paula; Batista, Paula

Conference abstract

O estágio na (re)construção da identidade profissional do professor

Batista, Paula; Graça, Amândio; Queirós, Paula

Journal article

Práticas de ensino em contexto de estágio: reflexões e experiências do estudante estagiário e do orientador da Faculdade

Costa, Marta; Batista, Paula; Graça, Amândio

Journal article

Teachers procedures related to students misbehaviour in the physical education lesson

Oliveira, Maria Teresa; Graça, Amândio

Journal article

Procedimentos dos professores relativamente aos comportamentos de indisciplina dos alunos na aula de educação física

Maria Teresa Oliveira; Graça, Amândio

Journal article

A prática da supervisão de estágio e a identidade profissional do professor cooperante em narrativa

Teresa Silva; Paula Batista; Graça, Amândio

Journal article

Conceptions de formation dans des institutions portugaises de formation initiale d’enseignants d'éducation physique : des connaissances nécessaires aux conseils pédagogiques

Costa, Marta; Graça, Amandio; Albuquerque, Alberto

Journal article

La educación física en las escuelas portuguesas según sus profesionales

Graça, Amândio

Journal article

From the playground to the WNBAA case study with basketball player "Ticha" Penicheiro

Américo Santos; Graça, Amândio; Fernando Tavares; Santos, A.; Graça, A.; Tavares, F.

Book chapter

A análise de conteúdo (enquanto técnica de tratamento da informação) no âmbito da investigação qualitativa

Paula Queirós; Graça, Amândio

Edited book

Investigação qualitativa em desporto

Graça, Amândio

Edited book

Investigação qualitativa em desporto

Graça, Amândio

Book chapter

O ensino do basquetebol

Graça, Amândio; Eduardo Santos; Américo Santos; Fernando Tavares

Book chapter

Modelos e conceções de ensino dos Jogos Desportivos

Graça, Amândio; Isabel Mesquita

Book chapter

Grounded Theory: Método de gerar teorias fundamentadas por comparação constante

Graça, Amândio

Book chapter

Formar professores de educação física: Notas breves sobre o nosso percurso institucional

Graça, Amândio

Book chapter

Os contextos sociais do ensino e aprendizagem dos jogos desportivos coletivos

Graça, Amândio

Preface / Postscript

Prefácio

Graça, Amândio

Journal article

O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física

Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça, Amândio

Journal article

Procedimentos dos Professores Relativamente aos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos na Aula de Educação Física

Oliveira, Maria Teresa Mateus; Graça, Amândio

Journal article

Práticas pedagógicas como cenário para a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores de Educação Física

Graça, Amândio; Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do

Journal article

Validação de um sistema de avaliação da assimetria funcional dos membros inferiores em Futebol (SAAFMI-FUT)

Oliveira, José Guilherme; Graça, Amândio; Seabra, André; Garganta, Júlio

Journal article

Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores.

Daniel Marcon; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do

Journal article

Practicum as a space and time of transformation: Self-narrative of a Physical Education pre-service teacher

Margarida Alves; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio; Paula Batista

Book chapter

Formação inicial em Educação Física, legislação e conhecimentos docentes: interfaces e possíveis perspectivas

Daniel Marcon; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio

Book chapter

A (re)configuração da identidade profissional no espaço formativo do estágio profissional

Paula Batista; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio

Book chapter

Representação de competência em professores de Actividade Física Adaptada

Paula Batista; Graça, Amândio; Zélia Matos

Conference paper

A organização e a gestão do ensino e da aprendizagem no contexto do estágio pedagógico supervisionado em instituições portuguesas de formação inicial de professores

Marta Costa; Graça, Amândio; Alberto Albuquerque

Journal article

Analysis of the pedagogical knowledge of prospective physical education teachers,Analiza pedagoškog znanja buducih nastavnika tjelesne i zdravstvene kulture

Marcon, D.; Graça, A.B.S.; Nascimento, J.V.; Daniel Marcon; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do

Journal article

Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...

Rezer,Ricardo; Nascimento,Juarez Vieira do; Fensterseifer,Paulo Evaldo; Graça,Amândio Braga dos Santos; Graça, Amândio

Journal article

Competências profissionais em Educação Física: uma abordagem ao longo da carreira docente

Farias,Gelcemar Oliveira; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio; Batista,Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio

Conference abstract

The Portuguese Physical Education pre-service teachers’ learning process: A study using visual methods

Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.

Conference abstract

The Portuguese Physical Education Pre-Service Teachers’ Daily Tasks: a Study using Visual Methods

Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.

Conference abstract

The experience of being a physical education pre-service teacher within a community of practice

Gomes, P.; Pereira, A. L.; Graça, Amândio; Batista, Paula

Conference abstract

Aprender a ser professor: um estudo com estudantes-estagiários de Educação Física

Gomes, P.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.

Conference abstract

O Estágio Profissional enquanto espaço de desenvolvimento da Identidade Profissional do Estudante-Estagiário: Um estudo piloto com estudantes-estagiário

Batista, Paula; Pereira, A. L.; Graça, Amândio

Conference abstract

The (re)construction of Professional Identity in the practicum context

Ferreira, C.; Gomes, P.; Pereira, A. L.; Graça, Amândio; Batista, Paula

Conference abstract

A prática da supervisão de estágio e a identidade profissional do professor cooperante em narrativa

Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; GRAÇA, AMÂNDIO BRAGA SANTOS

Conference abstract

A perceção dos estudantes-estagiários acerca da sua formação durante o processo de estágio profissional: um estudo com estudantes estagiários de educação física

Gomes, P.; Pereira, A.; Graça, Amândio; Batista, Paula

Conference abstract

The portuguese physical education pre-service teachers’ learning process: a study using visual methods

Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.; Ferreira, A.

Journal article

Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo

Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do; Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do

Journal article

A aprendizagem profissional - As representações de treinadores desportivos de jovens: quatro estudos de caso

Graça, Amândio; Ramos,Valmor; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do; Silva,Rudney da

Journal article

As representações pedagógicas de treinadores desportivos de jovens: três estudos de caso no Basquetebol

Ramos, Valmor; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do; Silva, Rudney da

Journal article

Instructional approaches in youth volleyball training settings: the influence of player´s age and gender

Felismina Pereira; Graça, Amândio; Minna Blomqvist; Isabel Mesquita

Journal article

Teoria da base de conhecimentos para o ensino: reflexões sobre a aplicabilidade na pedagogia do esporte

Daniel Marcon; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio

Journal article

Considerações teóricas sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo na formação inicial em Educação Física

Marcon, Daniel; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do

Journal article

Interfaces entre as práticas pedagógicas e os estágios curriculares na formação inicial e suas implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores

Graça, Amândio; Daniel Marcon; Nascimento, Juarez Vieira do

Journal article

Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores

Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do; Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do

Journal article

Auto-percepção das competências profissionais em profissionais do desporto: efeito da área de intervenção e da experiência profissional

Paula Batista; Zélia Matos; Graça, Amândio

Journal article

The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers

Paula Batista; Graça, Amândio; Zélia Matos

Conference paper

História do ensino dos jogos desportivos colectivos: A escola dialéctica francesa

Henrique Santos; Graça, Amândio

Conference paper

Análise do comportamento de instrução do treinador durante a competição, em escalões de futebol de 7 e de futebol de 11

Renato Gonçalves; Graça, Amândio

Conference paper

A aprendizagem profissional na percepção de treinadores de jovens

Valmor Ramos; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do

Conference paper

O ensino do jogo de futebol: um modelo híbrido de desenvolvimento da competência tática

João Quina; Graça, Amândio

Conference paper

Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação do conhecimento táctico em futebol

João Quina; Miguel Camões; Graça, Amândio

Journal article

Representações dos profissionais do desporto acerca do conceito de competência profissional

Batista,Paula Maria Fazendeiro; Matos,Zélia Maria Roque Pinto; Mesquita,Isabel Maria Ribeiro; Graça,Amândio Braga dos Santos; Graça, Amândio

Journal article

Instructional approaches in youth volleyball training settings: The influence of players age and gender

Pereira, F.R.M.; Graça, A.B.D.S.; Blomqvist, M.; Mesquita, I.M.R.

Journal article

Busca de paralelismo entre conhecimento pedagógico do conteúdo e processo de raciocínio e ação pedagógica

Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do; Daniel Marcon; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do

Journal article

Crenças e expectativas constituídas ao longo da carreira docente em educação física

Farias,Gelcemar Oliveira; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio; Batista,Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio

Journal article

The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers

Batista, Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio Braga dos Santos; Pinto, Zélia Maria Matos de Almeida Roque; Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia

Journal article

A investigação sobre a eficácia pedagógica no ensino do desporto

Graça, Amândio

Journal article

Coaches' perceptions of competence and acknowledgement of training needs related to professional competences

Sofia Santos; Isabel Mesquita; Graça, Amândio; António Rosado; Santos, S.; Mesquita, I.; Graça, A.; Rosado, A.

Journal article

Relating content and nature of information when teaching volleyball in youth volleyball training settings

Felismina Pereira; Isabel Mesquita; Graça, Amândio

Journal article

Futebol das aldeias de Goa: repercussões dos processos de globalização no Futebol indiano

Dalsin, Karine; Graça, Amândio

Book chapter

Em busca de indicadores ou inibidores do desenvolvimento da prática esportiva em jovens

Botelho Gomes, Paula; Paula Silva; Graça, Amândio; Paula Queirós

Conference paper

Reasons and meanings to be a supervisor: A study with cooperating teachers of physical education

Gonçalo Silveira; Paula Batista; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio

Conference paper

Factors of choice for the teacher's profession: A study in PE teachers of Porto Alegre public schools

Gelcemar Farias; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do; Paula Batista

Thesis / Dissertation

Basquetebol [documento electrónico] : história do ensino do jogo e conceito de nível de jogo

Henrique Santos

Thesis / Dissertation

Ensino e transmissão de competências de vida por via da prática desportiva [documento electrónico]

Pedro Silva

Thesis / Dissertation

A importância da tomada de decisão no jogo e no treino em futsal

Luís Mendonça

Thesis / Dissertation

O olhar do treinador expert em relação ao seu desenvolvimento profissional : estudo de quatro treinadores de futebol

Daniel Nunes

Thesis / Dissertation

A comunidade de uma escola básica perante a inclusão: estudo de caso: um aluno com transtorno do Deficit de Atenção com Hiperactividade TDAH

Rui Capa

Journal article

Relating content and nature of information when teaching volleyball in youth volleyball training settings,Povezivanje sadržaja i prirode informacija u poucavanju odbojke mladih dobnih kategorija

Pereira, F.R.M.; Mesquita, I.M.R.; Graça, A.B.

Thesis / Dissertation

Análise do comportamento de instrução do treinador durante a competição, em escalões de futebol de 7 e de futebol de 11

Renato Gonçalves

Thesis / Dissertation

Análise do comportamento tático no futebol: estudo em função do estatuto posicional e análise da eficácia das sessões de treino sobre o aprendizado

Carlos Souza

Journal article

Reasons and meanings to be a supervisor: a study with cooperating teachers of Physical Education

Silveira, Gonçalo; Batista, Paula; Pereira, Ana Luísa; Graça, Amândio

Journal article

Quality of Life of Physical Education Teacher: A study on teachers with long experience

Farias, G.; Graça, Amândio; Nascimento, J.; Batista, Paula; Both, J

Conference abstract

The experience of being a preservice teacher: A study with four preservice teachers of Physical Education

Costa, M.; Batista, Paula; Pereira, A. L.; Ferreira, C.; Graça, Amândio

Journal article

Accountability systems and instructional approaches in youth volleyball training.

Pereira F; Mesquita I; Graça A; Pereira, F.; Mesquita, I.; Graça, A.

Journal article

Importance awarded to knowledge for coaching andself-perception of competence manifested by portuguese basketball coaches

João Rodrigues; Rúben Andrade; Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Rodrigues, J.; Andrade, R.; Graça, A.; Mesquita, I.

Journal article

Modelos de ensino dos jogos desportivos: investigação e ilações para a prática

Isabel Mesquita; Felismina Pereira; Graça, Amândio

Conference paper

Importância atribuída e auto-percepção de competência dos treinadores de basquetebol sobre os seus conhecimentos e competências profissionais

João Rodrigues; Rúben Andrade; Graça, Amândio; Isabel Mesquita

Book chapter

Modelos de ensino dos jogos desportivos

Graça, Amândio; Isabel Mesquita

Conference paper

A actividade do treinador: arte prática e profissão

Graça, Amândio

Conference abstract

The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers

Paula Batista; Graça, Amândio; Zélia Matos

Thesis / Dissertation

O contributo do estágio pedagógico para o desenvolvimento da profissionalidade dos docentes de educação física : a perspectiva do estagiário

Maria Cardoso

Thesis / Dissertation

O treinador : conhecimento, concepções e prática : estudo de caso em cinco treinadores de formação em basquetebol

Isabel Lemos

Journal article

A autonomia e a responsabilização dos praticantes no treino em voleibol : estudo comparativo de treinadores em função do género

Felismina Pereira; Isabel Mesquita; Amândio Graça; Pereira,Felismina; Mesquita,Isabel; Graça,Amândio; Pereira, Felismina; Mesquita, Isabel; Graça, Amândio

Journal article

Análise do processo de instrução no treino de jovens : um estudo de caso no basquetebol

Valmor Ramos; Juarez Vieira do Nascimento; Amândio Graça; Ramos,Valmor; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio; Ramos, Valmor; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio

Journal article

O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física

Ramos, Valmor; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do

Journal article

Análise da complexidade do jogo formal versus jogo reduzido em jovens do 3º ciclo do ensino básico

Bastos, Maria João; Graça, Amândio; Santos, Paulo; Bastos,Maria João; Graça,Amândio; Santos,Paulo

Conference abstract

La Enseñanza del fútbol en la escuela-Quo Vadis?

João Teixeira; Graça, Amândio; Júlio Garganta; João Brito

Edited book

Olhares e contextos da performance nos jogos desportivos

Graça, Amândio

Conference abstract

Developing secondary school students’ competence in playing basketball: Analysis of an experimental teaching unit

Vasco Ricardo; Graça, Amândio

Conference abstract

The case of student teacher trying to implement a TGfU approach in the teaching of basketball to a class of girls at middle school

Valmor Ramos; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do

Conference paper

Coach’s knowledge needs according to gender and experience

Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Rui Resende; António Rosado; Juan Romero

Conference abstract

Comparing team sports coaches’ orientations towards practice and competition at ages 10-12 and 14-16

Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Felismina Pereira; Cardoso, M

Book chapter

Modelos e concepções de ensino do jogo

Graça, Amândio

Conference abstract

Self-perception of the professional competence in teachers of physical education with different levels of professional experience

Paula Batista; Pereira, Felismina; Graça, Amândio; Zélia Matos

Conference abstract

Coache´s self-perception of professional competence -the effect of professional experience and the type of teacher educaction institution

Paula Batista; Felismina Pereira; Graça, Amândio; Zélia Matos

Conference abstract

Intra-individual discrepancy in self-perception of professional competence for teaching and coaching Book Tit

Paula Batista; Felsmina Pereira; Graça, Amândio; Zélia Matos

Thesis / Dissertation

O treino do Basquetebol na formação desportiva de jovens: estudo do conhecimento pedagógico de treinadores

Valmor Ramos

Thesis / Dissertation

Treinadores de basquetebol em cadeira de rodas : seus conhecimentos, concepções e prática : estudo de caso de dois treinadores do escalão sênior da região norte de Portugal

Graziela Caleffi; Graça, Amândio

Journal article

Termos e características associadas à competência. Estudo comparativo de profissionais do desporto que exercem a sua actividade profissional em diferentes contextos de prática desportiva.

Batista,Paula M.; Graça,Amândio; Matos,Zélia; Batista, Paula M.; Graça, Amândio; Matos, Zélia

Conference abstract

Self-perception of the Professional competence in teachers of Physical Education with different levels of Professional experience

Batista, Paula; Pereira, F.; Graça, Amândio; Matos, Zélia

Journal article

[Psychometric evaluation of the Coach Orientation Questionnaire with a Spanish sample of handball coaches].

Feu S; Ibáñez SJ; Graça A; Sampaio J

Journal article

Competencia entre significado y concepto

Graça, Amândio

Journal issue

1º Congresso Internacional de Jogos Desportivos Olhares e contextos da performance: da iniciação ao rendimento

Thesis / Dissertation

Gestor de eventos : estudo de caso com dois gestores de sucesso em Portugal

Rita Veloso

Thesis / Dissertation

O treinador : conhecimento e concepções de treino dos Treinadores Experts em Basquetebol : estudo de quadro Treinadores Experts em Basquetebol

Fernando Rodrigues

Journal article

Psychometric evaluation of the Coach Orientation Questionnaire with a Spanish sample of handball coaches,Evaluación psicométrica del cuestionario de orientación de los entrenadores en una muestra de entrenadores españoles de balonmano

Feu, S.; Ibáñez, S.J.; Graça, A.; Sampaio, J.

Journal article

A investigação sobre modelos de ensino dos jogos desportivos

Amândio Graça; Isabel Mesquita; Graça, Amândio; Mesquita, Isabel; Graça,Amândio; Mesquita,Isabel

Journal article

Modelo de competência nos jogos de invasão: Uma ferramenta didática para o ensino do basquetebol

Graça, Amândio; Dimas Pinto; Benny Mertens; Marc Multael; Eliane Musch; Edwin Timmers; Thiemo Meertens; et al

Journal article

A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: Estudos de casos na formação inicial em educação física

Graça, Amândio; Valmor Ramos; Nascimento, Juarez Vieira do

Journal article

LA ACTIVIDAD DEL ENTRENADOR DESDE UNA PERSPECTIVA DIDÁCTICA

Graça, Amândio; Isabel Mesquita

Journal article

Características da intervenção do treinador de futebol na reunião de preparação da equipa para a competição. Estudo realizado com treinadores da 1ª liga e da 2ª divisão B

Rui Pacheco; Graça, Amândio; Júlio Garganta

Journal article

Observação da arbitragem em basquetebol : um estudo com jovens árbitros

Sergio Silva; Dimas Pinto; Graça, Amândio

Thesis / Dissertation

Escola, educação física e saúde : estudo das representações dos professores de Educação Física da Região Autónoma da Madeira acerca da promoção da saúde

José Nóbrega

Thesis / Dissertation

O conhecimento táctico-estratégico do distribuidor de alto nível : um estudo com distribuidores das selecções brasileiras de voleibol feminino e masculino

Marco Queiroga

Journal article

Acerca do debate metodológico na investigação feminista

Silva,Paula; Gomes,Paula B.; Graça,Amândio; Queirós,Paula; Silva, Paula; Gomes, Paula B.; Graça, Amândio; Queirós, Paula

Thesis / Dissertation

Novas estratégias de ensino para os jogos desportivos : um estudo experimental na modalidade de basquetebol em alunos do 9º ano de escolaridade

Vasco Ricardo

Journal article

Examining the impact of a step game approach to teaching volleyball on student tactical decision making and skill execution during game play

Isabel Mesquita; Amândio Graça; A. R. Gomes; C. Cruz; Mesquita, I.; Graça, A.; Gomes, A.R.; et al

Conference abstract

The concept of competence held by health & fitness teachers

Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia

Conference abstract

Exploração do conceito de competência aplicado ao campo profissional do pedagogo do desporto

Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia

Journal article

Como é que um especialista concebe o ensino do basquetebol na escola : estudo de caso de Rocha, professor de educação física e treinador de basquetebol

Graça, Amândio

Journal article

Planificação do treino de jovens basquetebolistas: Descrição e análise dos meios; métodos; carga de treino e competição no escalão de cadetes - Estudo de caso relativo a um treinador de referência

Ricardo Furriel; Dimas Pinto; Graça, Amândio

Journal article

Conocimiento procesal de la toma de decisión em carrera de orientación: Estudio comparativo de jóvenes praticantes con diferentes niveles de pericia utilizando un simulador computerizado

Frazão, Fernando; Duarte Araújo; Graça, Amândio

Thesis / Dissertation

Para um modelo alternativo de ensino-aprendizagem dos jogos desportivos colectivos : estudo centrado no basquetebol

António Lopes

Thesis / Dissertation

Individualismo e colegialidade no trabalho dos professores de educação física : dois estudos de caso em escolas do Grande Porto

Carla Araújo

Thesis / Dissertation

Aprendizagem da técnica de crol por indivíduos portadores de deficiência mental: efeito da utilização de imagens vídeo

Helena Rodrigues

Journal article

O conhecimento estratégico de um distribuidor de alto nível

Isabel Mesquita; Graça, Amândio

Journal article

Probing the strategical knowledge of an elite volleyball setter

Graça, Amândio; Isabel Mesquita

Journal article

A investigação sobre o ensino dos jogos desportivos: ensinar e aprender as habilidades básicas do jogo

Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Amândio Graça

Journal article

Análise da instrução de 2 treinadores de basquetebol durante o treino

Graça, Amândio; Helga Amaral

Journal article

How do student teachers characterize their cooperating teachers

Alberto Albuquerque; Graça, Amândio; Carlos Alberto Serrão Januário

Journal article

Probing the strategic knowledge of an elite volleyball setter: a case study

Isabel Mesquita; Amândio Graça

Journal article

Breve roteiro da investigação empírica na Pedagogia do Desporto: a investigação sobre o ensino da educação física

Graça, Amândio

Journal article

A aula planeada, a percepção da aula realizada e a aula observada

Alberto Albuquerque; Graça, Amândio

Journal article

Observação e correcção de tarefas

Graça, Amândio

Journal article

Avaliação em educação física (2ª parte)

Zélia Matos; Graça, Amândio

Journal article

Avaliação em educação física (1ª parte)

Zélia Matos; Graça, Amândio

Thesis / Dissertation

O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino do basquetebol

Amândio Graça