São duas as fontes de inspiração do projeto Cinquenta Anos de Docência: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais (FYT-ID): dar conta da construção da educação escolar em Portugal em tempos de democracia (nos últimos 50 anos) a partir dos relatos, perceções e sentimentos dos professores que os viveram; e contribuir para a identificação de iniciativas escolares e de formação de professores que permitam o diálogo intergeracional  entre professores mais velhos e mais novos, no momento enfraquecido devido ao envelhecimento do corpo docente (alargamento da idade da reforma) e simultânea perda de atratividade da profissão.
A descrição detalhada e as reflexões acerca dos processos envolvidos no desenvolvimento de cada projeto permitem perceber que as características e condições específicas de cada contexto são elementos que contribuem para o enriquecimento das atividades desenvolvidas. A adaptação às circunstâncias concretas encontradas, a identificação de elementos facilitadores e desafios, que foi parte integrante dos resultados pretendidos, mostrou que é possível a concretização de planos que contemplem a realização de diálogos intergeracionais na formação inicial de educadores e professores.


Amândio Graça
Ana Arcadinho
Ana Maria Vieira
Isabel C. Viana
Maria Assunção Folque
Maria João de Carvalho
Paula Batista
Ricardo Vieira


Amélia Lopes
Leanete Thomas Dotta


2023


110


978-989-8471-55-0


Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto


Todo o conteúdo desta publicação, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0 DEED (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional)


cover