A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) receberam, nos passados dias 13 e 14 de maio, a 4.ª reunião do Consórcio do Projeto SCIREARLY.
Este projeto, financiado pela Comissão Europeia através do Programa Horizonte Europa (grant n.º 101061288), decorrerá até 31 de outubro de 2025 procurando identificar, sistematizar e replicar políticas e práticas bem-sucedidas, baseadas em investigação científica, que permitam a redução do insucesso e a abandono escolar precoce (AEP), para todos/as, incluindo aqueles/as em situações de maior vulnerabilidade.
Nesta reunião foi possível discutir formas de aumentar o impacto social dos resultados já obtidos, assim como preparar os próximos passos da pesquisa que, assentando também numa abordagem dialógica, procurarão promover a co-criação de conhecimentos, soluções e recomendações com educadores/professores, estudantes, famílias e decisores políticos.
Estiveram presentes na reunião representantes dos 10 parceiros que fazem parte do Consórcio liderado pela Universidade de Deusto, Espanha (Coord.) e de que fazem parte, para além da Universidade do Porto, a Universidade de Helsínquia (Finlândia), a Universidade da Cidade de Dublin (Irlanda), a Universidade de Malta, a Universidade de Newcastle (Reino Unido), o MHPSS Collaborative – Red Barnet (Dinamarca), o Ministério da Educação e Ciência de Portugal, o Centro Europeu de Estudos e Iniciativas (CESIE, Itália), a Associação Europeia de Pais (EPA, Bélgica) e o Centro de Ação Social e Inovação (KMOP, Grécia).
A equipa portuguesa é constituída pelos/as investigadores/as do CIIE Pedro Ferreira (IR), Isabel Menezes (IR), Eunice Macedo, Henrique Vaz, Sara Pinheiro, Sofia C. Pais, André Barros e Carmo Gouveia.