A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, anunciou a 29 de outubro os resultados provisórios da 3ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual), que terminou em fevereiro de 2020.
Três investigadoras doutoradas do CIIE que concorreram a este concurso viram as suas candidaturas aprovadas para financiamento, o que significa que celebrarão contratos de trabalho para desenvolverem os planos de investigação propostos ao longo dos próximos seis anos no seio do CIIE.
As investigadoras Teresa Silva Dias e Angélica Monteiro serão contratadas na categoria de "investigador auxiliar", tendo, aliás, sido as únicas candidatas aprovadas nesta modalidade no painel de Ciências da Educação. A investigadora Marta Sampaio, primeira classificada na sua categoria no mesmo painel, será contratada como investigadora júnior.
Ainda com o CIIE como instituição de acolhimento, na edição anterior do concurso, foram selecionados para financiamento o investigador Gil Nata, como investigador auxiliar, e Cosmin Nada e Norberto Ribeiro, na categoria de investigador júnior, cujos contratos de trabalho tiveram início recentemente.
Na 1ª edição do CEEC Individual, Carla Figueiredo foi a única investigadora do CIIE a obter aprovação e recomendação para financiamento, no seu caso com contrato de investigadora júnior ao abrigo do referido concurso.
O CEEC Individual, promovido pela FCT, destina-se a doutorados/as com percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica em Portugal, numa instituição de investigação como instituição de acolhimento. Cada candidato/a selecionado/a, numa das quatro categorias previstas, é contratado/a diretamente por seis anos pela instituição de acolhimento, através de financiamento da FCT. O concurso tem aberto anualmente convocatória, e a edição de 2020 deverá ser lançada durante o mês de dezembro.
Parabéns!