Decorreu nos dias 7 e 8 de novembro em Bilbau, no País Basco (Espanha), a reunião de arranque do projeto "SCIREARLY: Policies and Practices Based on Scientific Research for Reducing Underachievement and Early School Leaving in Europe" com a participação dos membros do CIIE Pedro D. Ferreira e Henrique Vaz.
Este projeto, financiado pela Comissão Europeia através do programa-quadro de I&D Horizonte Europa (projeto nº 101061288) (tópico HORIZON-CL2-2021-TRANSFORMATIONS-01-04 – “Addressing poor learning outcomes in basic skills and early school leaving at national, regional and local level in Europe”), decorrerá entre 1 de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2025.
Liderado pela Universidade de Deusto, e envolvendo instituições parceiras de Portugal, Grécia, Itália, Malta, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Irlanda, e Reino Unido, o SCIREARLY está em curso no CIIE/FPCEUP, cuja equipa é coordenada por Pedro D. Ferreira e co-coordenada por Isabel Menezes. Fazem ainda parte desta equipa Henrique Vaz, Eunice Macedo, Sofia Castanheira Pais e Carmo Cabral Gouveia.
O kick-off meeting foi um passo essencial para dar início aos trabalhos, e a oportunidade para que os parceiros se conhecessem e compreendessem melhor o papel de cada um deles no desenvolvimento do SCIREARLY.
Entre outras responsabilidades, o CIIE/FPCEUP irá coordenar o Work Package 5, intitulado "Succeeding Against all the Odds: Socioeconomic disadvantaged, Roma, Migrants and Refugees", e que estará em desenvolvimento entre abril de 2024 e junho de 2025.
SOBRE O SCIREARLY
O SCIREARLY (2022-2025) visa identificar, sistematizar e replicar práticas de sucesso que comprovadamente tenham reduzido o insucesso na aquisição de competências básicas e que têm mitigado o fenómeno do abandono escolar relacionado com o contexto socioeconómico dos/as estudantes. O SCIREARLY irá (1) examinar os fatores, incluindo a influência da educação e cuidados de qualidade na primeira infância (ECEC), nos resultados da aprendizagem, (2) medir e verificar o impacto destes determinantes nos grupos vulneráveis, identificando caminhos de sucesso para o ultrapassar, (3) mapear e replicar as práticas mais bem-sucedidas na abordagem do baixo aproveitamento em competências básicas, (4) desenvolver um quadro e um instrumento de diagnóstico e de melhoria da qualidade do ECEC para potenciar resultados de aprendizagem de qualidade para alunos do ensino primário e secundário, e (5) analisar e propor medidas políticas transferíveis e escaláveis que provaram reduzir o abandono escolar.
https://cordis.europa.eu/project/id/101061288
https://ciie.fpce.up.pt/pt/project/scirearly:-policies-and-practices-based-on-scientific-research-for-reducing-underachievement-and-early-school-leaving-in-europe