No passado dia 25 de junho, Marta Sampaio marcou presença no evento C-Days 2025, promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que decorreu no Centro de Congressos do Estoril. A sua intervenção integrou a mesa-redonda dedicada ao tema “Educação para a Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário: oportunidades para capacitar”, inserida no contexto do estudo nacional sobre esta área e da iniciativa C-Academy, que visa desenvolver ações de formação especialmente orientadas para docentes dos ensinos básico e secundário.
Foram debatidos temas como a formação de professores, a integração de conteúdos relacionados com cibersegurança nas práticas pedagógicas, o papel das famílias na literacia digital dos alunos e a importância das políticas públicas para consolidar uma cultura de segurança digital nas escolas, particularmente entre os mais jovens. A mesa-redonda contou também com a participação de Berta Baptista (Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP) e Daniel Pereira (CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais), sendo a moderação assegurada por André Silva, do CNCS.
A discussão deste painel teve como ponto de partida o Estudo sobre a Educação para a Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário em Portugal, publicado pelo Observatório de Cibersegurança do CNCS, e desenvolvido por uma equipa do CIIE, sob coordenação de Marta Sampaio e Pedro Ferreira, e com a participação de Amélia Veiga, Carla Figueiredo, Mariana Fonseca e Susana Pena.