01-01-2015


01-01-2015


O projeto é uma iniciativa destinada a incentivar/aumentar a participação das mulheres como eleitoras e candidatas nas eleições para o Parlamento Europeu. O projeto visa:


1) fornecer recursos e formação a mulheres que aspiram a uma carreira na política europeia, a profissionais e a membros públicos, de modo a elaborar um modelo para workshops e seminários de formação para mulheres aspirantes;


2) traçar um quadro abrangente dos obstáculos à participação das mulheres na política europeia; e


3) elaborar propostas políticas para ultrapassar esses obstáculos. As actividades do projeto incluem o seguinte:



  1. a) Uma análise exaustiva das políticas existentes, dos dados, da investigação e dos antecedentes teóricos sobre a questão das mulheres na política em geral e das mulheres no Parlamento Europeu em particular. A investigação irá também mapear as actuais políticas dos partidos políticos e os caminhos disponíveis para as mulheres que desejam entrar na política.

  2. b) Criação de um fórum eletrónico e de um sítio Web para apresentar o projeto ao público e que será atualizado regularmente, a fim de informar o público/homens e mulheres interessados (eleitores) sobre o projeto e os seus resultados. O sítio Web estará ativo durante e após a duração do projeto, de modo a garantir a sustentabilidade e o reforço contínuo das atitudes dos eleitores.

  3. c) Um questionário dirigido aos profissionais dos media e da educação sobre o tema das mulheres políticas e da candidatura das mulheres nos media. Este questionário permitirá estabelecer estereótipos, avaliar o papel dos meios de comunicação social na situação atual e elaborar um modelo de prática através do qual os meios de comunicação social possam trabalhar para contrariar os estereótipos e melhorar as suas práticas.

  4. d) Um questionário para os eleitores, sobre o papel do género na votação e na participação. Isto ajudará a esclarecer as razões específicas do contexto para o atual défice democrático em termos de género.

  5. e) Entrevistas e grupos de reflexão com funcionários dos partidos e profissionais dos meios de comunicação social (grupos de peritos). O objetivo destes grupos é identificar boas práticas para alterar a situação atual da representação política das mulheres

  6. f) Análise de emissões políticas relevantes, para examinar a relação entre a participação das mulheres nas eleições europeias e a imagem da mulher política. A análise será utilizada nos workshops de formação.

  7. g) Workshops e seminários para mulheres que aspiram a uma carreira na política europeia, para funcionários dos partidos e profissionais dos meios de comunicação social. Estes workshops proporcionarão formação e desenvolverão um modelo de formação em género e política que poderá ser utilizado em circunstâncias posteriores em toda a Europa. A participação de peritos de todos os sectores (educação, meios de comunicação social, partidos políticos, ONG de mulheres) assegurará o compromisso de aumentar a participação das mulheres.

  8. h) Produção de um CD com um manual de informação e aconselhamento a ser distribuído através da imprensa escrita, bem como em todos os centros de formação oficiais dos países participantes.

  9. i) Uma conferência para a apresentação dos resultados.

  10. j) A publicação de um volume impresso, com os destaques da conferência e materiais de formação.

  11. l) Brochuras a serem distribuídas em festas, centros de media, ONGs e organizações de mulheres com informações relevantes e conselhos de orientação. Os resultados do projeto são a investigação e a prestação de formação às mulheres e a todos aqueles que afectam a participação das mulheres na política, tais como representantes dos meios de comunicação social e funcionários dos partidos. Será também desenvolvido um conjunto de recomendações para os decisores políticos, um modelo de formação para as mulheres que aspiram a uma carreira na política e um volume que descreve todos estes aspectos. O objetivo geral é abordar o desequilíbrio entre os géneros na participação nas eleições para o Parlamento Europeu. Serão recolhidos dados importantes que permitirão clarificar um domínio que constitui uma preocupação especial para a União Europeia. O material produzido no âmbito do projeto constituirá um instrumento inestimável para as mulheres e outras partes interessadas. A longo prazo, o projeto visa atingir o público em geral, contribuindo para a vida democrática da União.


PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade


União Europeia
2014-2694/001-001


Helena C Araujo


Elsa Guedes Teixeira

Eunice Macedo

Sofia Almeida Santos


Πανεπιστήμιο Κύπρου - Cyprus
CIIE / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- FPCEUP
LIETUVOS EDUKOLOGIJOS UNIVERSITETAS - Lithuania
Oulun yliopisto - Finland
Rīgas Pedagoģijas un izglītības vadības akadēmija - Lithuania

cover