01-11-2021


31-10-2024


A formação de professores (ET) nas universidades continua a ser uma das disciplinas menos internacionalizadas do ensino superior. No entanto, espera-se que os professores eduquem as gerações futuras para se tornarem cidadãos globais. Por outras palavras, os estudantes da formação de professores estão, até agora, mal equipados para transformar os seus futuros alunos em indivíduos com uma mentalidade global. Uma vez que os projectos internacionais nas escolas são comparativamente raros e que a maioria dos professores não tem ou não aproveita as oportunidades para se envolver numa formação contínua em internacionalização numa fase posterior, o ensino (secundário) apresenta comparativamente poucas componentes internacionais. O DITE centra-se no elemento da internacionalização para aumentar as capacidades dos futuros professores, sensibilizando os estudantes do ensino secundário para as perspectivas internacionais. O DITE tem seis objectivos concretos: a)A internacionalização em casa (IaH) como instrumento-chave para a inclusão. Sabemos, com base no Estudo de Impacto Erasmus de 2014 e em vários estudos de acompanhamento, que a mobilidade não é a solução para que uma grande percentagem de estudantes (mais de 90%) seja abrangida pela internacionalização. Por conseguinte, o DITE baseia-se na internacionalização em casa (IaH) para desenvolver um modelo de formação de professores globalizado através de uma internacionalização diversificada, com enfoque nos estudantes que se tornam professores no ensino secundário superior, uma vez que este é o nível de ensino escolar mais próximo do ensino superior propriamente dito e mais relevante para o impacto direto nos futuros cidadãos globais. A IaH permitirá incluir muito mais pessoas, incluindo aquelas para quem a mobilidade não seria uma opção por diferentes razões; b)Internacionalização para melhorar as competências-chave. A internacionalização é entendida como um meio para atingir um fim e não como um objetivo em si mesmo. O objetivo do DITE é melhorar as competências-chave; c)Melhor compreensão da interconexão internacional/global. A internacionalização ajudará a melhorar a compreensão de como os conceitos e os problemas estão interligados para além das fronteiras nacionais, não através da leitura, mas através do envolvimento ativo com indivíduos de outros países; d)Compreensão da diversidade internacional de perspectivas.O DITE tem como objetivo contribuir para a inovação das perspectivas e abordagens dos professores e dos estudantes de TE no que diz respeito à complexidade dos grandes desafios sociais. Pretende também encontrar formas de melhorar o ensino no que respeita a estes aspectos. A interação direta com professores e estudantes de outros países no âmbito da formação de formadores (TTT) (PR2), dos módulos internos (PR3) e da rede (PR6), bem como os relatórios produzidos em PR1, PR4 e PR5, proporcionarão diversas perspectivas (por exemplo, que os desafios à democracia podem ser vistos de forma diferente, que os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são abordados e compreendidos de forma diferente em diferentes países, etc.); e)Utilização de ferramentas em linha/digitais/virtuais através do envolvimento internacional para melhorar a inclusão e a diversidade. Uma vez que a maioria dos estudantes e professores de EaD nunca terá mobilidade física, a mobilidade digital como parte da IaH será uma competência fundamental para alcançar perspectivas internacionais. 
A DITE tem como objetivo ligar a experiência de digitalização da crise da COVID em geral ao seu poder de internacionalização, mostrando como estas componentes; internacionais podem ser integradas sem problemas através destes meios e ferramentas. f)Um conceito mais complexo de mudança. Uma competência fundamental para uma mentalidade global é a aceitação de que a mudança é a única constante. Quando os currículos e os enquadramentos do ensino básico e secundário tendem a ser extremamente estáticos, a internacionalização pode ser uma forma poderosa de abrir a mente à mudança e provar o seu valor no ensino básico e secundário. O DITE utilizará as diferentes fases do projeto para confrontar os participantes com este conceito de mudança e com a utilidade da internacionalização para a integrar como uma componente padrão na educação.


GAPE – Grupo de Análise de Políticas Educativas


https://dite.usz.edu.pl/


European Commission, Erasmus+ programme
(Project number 2021-1-PL01-KA220-HED-000031129)


Amélia Lopes

Fátima Pereira

Henrique Vaz

Paulo Nogueira


University of Szczecin, Poland (Coord.)
Adam Mickiewicz University of Poznan, Poland
University of Porto, Portugal
Universitat Rovira i Virgili, Spain
Global Impact Institute, Czech Republic
SGroup - Universities in Europe
CIIE/Faculdade de Psicoloagia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal


Associated partners
Martina Baseggio, eTwinning ambassador, Czech Republic
V Liceum Ogólnoksztalcace im. Adama Asnyka w Szczecinie, Poland
Escola Secundária de Paredes, Portugal
Generalitat de Catalunya, Departament d’Educació, Serveis Territorials a Tarragona, Spain

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