01-10-2018


30-04-2022


Esta pesquisa participativa analisou as possibilidades de transferibilidade entre instituições educativas de práticas educativas promissoras, que tomaram como base a aprendizagem através da resolução de problemas, como método cooperativo.
Assim, envolveu escolas do ensino regular e instituições educativas fora da escola — as arenas alternativas de aprendizagem. Partiu-se da preocupação com a necessidade de encontrar formas mais coordenadas de ação na educação, que envolvessem os diferentes stakeholders na promoção de um sentido de pertença e de compromisso com a educação, tanto por parte dos jovens como dos docentes, e que contribuíssem para a redução mais eficaz dos problemas de abandono da educação e formação.


Assumiu também relevância a criação de espaços dentro das instituições educativas, onde os jovens tiveram a oportunidade de exercer a sua cidadania e competências essenciais, participando na identificação, tomada de decisão e ação para a melhoria dos seus contextos de vida. A dimensão de inovação do projeto emergiu da forte articulação entre pesquisadores, docentes e jovens na construção de práticas participativas de resolução de problemas reais, identificados pelos próprios jovens, que resultaram no envolvimento da comunidade, enquanto simultaneamente produziram dados cruciais para a compreensão e melhoria dos contextos, permitindo uma análise aprofundada por parte da equipa de investigação, com o contributo dos participantes.


O olhar de investigação sustentou-se numa perspetiva sociológica que argumentou sobre a necessidade de ir além da identificação dos problemas para colaborar na construção de medidas para a sua resolução. Numa articulação coerente com os princípios teóricos de uma pesquisa sensível e implicada nos processos que observou e analisou, a etnografia foi o método principal de recolha e análise de dados, sendo complementada pela discussão focalizada em grupo, que se sustentou nas vozes dos participantes. O recurso a esses métodos complementares permitiu cruzar as perspetivas dos investigadores, mais sustentadas na observação, e as perspetivas dos atores, que foram ouvidos e tidos em conta na investigação.


PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade


Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT)
Referência PTDC/CED-EDG/29886/2017


Aprendizagem pela resolução de problemas
Envolvimento escolar
Etnografia
Práticas promissoras


Helena C Araujo


Eunice Macedo


Alexandra Oliveira Doroftei

Cosmin Nada

Elsa Guedes Teixeira

Eunice Macedo

Sofia Almeida Santos


CIIE\Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP

cover