01-09-2018


31-08-2021


O projeto #IBelong centra-se na melhoria das experiências e dos resultados dos estudantes de diversas origens (em particular, os estudantes migrantes e os estudantes da primeira geração) através da criação de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo no ensino superior. O principal objetivo desta Parceria Estratégica sobre diversidade e inclusão no ensino superior é criar um programa de intervenções para desenvolver um sentimento de pertença entre os estudantes do ensino superior, independentemente da sua diversidade, aumentando assim a retenção dos estudantes e promovendo uma oportunidade justa de sucesso.
Os sub-objectivos deste projeto são: a) Sensibilizar o pessoal e o corpo docente das instituições de ensino superior para se envolverem eficazmente com a atual diversidade dos estudantes; b) Desenvolver a capacidade do pessoal do ensino superior para compreender e valorizar a diversidade (cultural/étnica) e o sentimento de pertença, e para conceber e ministrar uma aprendizagem que inclua a amplitude da diversidade encontrada num grupo de estudantes do ensino superior moderno; c) Desenvolver um conjunto de intervenções culturalmente sensíveis, que possam ser adaptadas a vários contextos, com um impacto positivo nas necessidades do ensino superior em termos de diversidade, sentimento de pertença, inclusão, retenção e sucesso; d) Fornecer provas e exemplos de intervenções para as instituições de ensino superior desenvolverem as suas próprias políticas e práticas para melhorar o sentimento de pertença dos estudantes; Colaborar e partilhar práticas com redes europeias e globais com conhecimentos, experiência e competências valiosas no domínio da diversidade no ensino superior.
O projeto #IBelong utiliza uma intervenção deliberada e participativa (Dialogue Days Toolkit) para capacitar os estudantes a falarem com o pessoal sobre a diversidade e a diferença em relação à aprendizagem no ensino superior. Baseia-se nestes conhecimentos com o pessoal docente para desenvolver a sua capacidade e confiança para permitir que uma população estudantil diversificada se envolva, pertença e aprenda com sucesso (Programa de Formação de Professores em Equipa). A intervenção final procura apoiar os estudantes no desenvolvimento de comunidades de aprendizagem (Students as Community Builders'- Pacote de Recursos) às quais possam pertencer fora das sessões leccionadas. Tanto o pessoal como os estudantes da Universidade Erasmus de Roterdão, da Universidade Edge Hill, da Universidade do Porto e da Universidade Osnabrueck estarão ativamente envolvidos em todas as intervenções do projeto.
O projeto #IBelong reforçará as competências na promoção de um ambiente de aprendizagem inclusivo no ensino superior, trabalhando no sentido de criar oportunidades para que uma diversidade de estudantes construa um forte sentimento de pertença. O projeto terá impacto numa mudança de cultura organizacional para criar e manter uma universidade mais inclusiva, desenvolvendo uma abordagem sistémica que integra uma visão de ensino de alta qualidade e também uma visão de apoio ao envolvimento de diversos estudantes em experiências de aprendizagem significativas. Como tal, os resultados dos estudantes no ensino superior podem ser melhorados e ter um impacto positivo na aprendizagem e na prática do ensino no ensino superior se outras instituições conseguirem transpor a experiência deste projeto para o seu próprio contexto (sistema de ensino superior, ambiente de aprendizagem, currículo, pessoal e estudantes).


JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação


https://ibelong.eu/


Erasmus+ Programme, European Commission
(2018-1-NL01-KA203-038965)



Sofia Marques da Silva


Alexandra Oliveira Doroftei

Amélia Veiga

Tiago Neves


Erasmus Universiteit Rotterdam, Netherlands (Coord)
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(FPCEUP), Portugal
Knowledge Innovation Centre, Malta
Stichting Echo Expertisecentrum Diversiteitsbeleid, Netherlands
Universidade de Edge Hill, UK
Universitaet Osnabrueck, Germany

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