01-12-2023


30-11-2024


O projeto JOVENS QUE REGRESSAM centra-se nas biografias e experiências de jovens adultos e adultas (entre 22 e 35 anos) que saíram de regiões de baixa densidade, rurais e de interior para continuarem a sua formação no Ensino Superior. Pretende-se estudar racionais e determinantes que presidem a decisão de regressarem às suas regiões de origem após formação no Ensino Superior.
Neste alinhamento, explora-se, entre outros, a importância das geografias emocionais, nomeadamente analisando os laços de pertença que se continuam a cultivar com os lugares de origem, mesmo quando estão distantes, mas também prioridades, relacionadas com bem-estar e qualidade de vida, que parecem estar a sustentar percursos de regresso. Procura-se ainda explorar o papel que quem regressa tem presentemente na vida das suas regiões, as estratégias e ferramentas que mobilizam, bem como identificar as áreas em que estão a investir. Finalmente, o projeto identificara politicas e iniciativas, nomeadamente locais que são ativadas para motivar e sustentar os movimentos de regresso de populações qualificadas. O estudo concretiza-se metodologicamente através de um desenho com métodos mistos não sequencial. Desenvolve-se a nível nacional (continente e ilhas), quer na sua vertente quantitativa, quer na sua vertente qualitativa. Para alem da análise de estatísticas oficiais sobre tendências de mobilidade nos últimos 10 anos da população jovem de regiões de baixa densidade e da análise de políticas de fixação da população jovem naqueles territórios o estudo inclui o desenvolvimento e a aplicação de um questionário e a realização de entrevistas biográficas junto da mesma população: jovens adultos e adultos que após formação no Ensino Superior tenham regressado às suas regiões de origem. O questionário tem como objetivos identificar razões para sair, relação de pertença com os contextos de origem, motivações para regressar, e experiencias após o regresso. As entrevistas procuram enquadrar escolhas e itinerários de regresso numa ecologia biográfica onde a interseccionalidade das questões espaciais com classe social, género e etnia podem ter relevo na análise de mobilidades que não são explicáveis através das típicas perspetivas económicas usadas para compreender os destinos de jovens após o Ensino Superior.


JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação


Projeto apoiado através do Financiamento Plurianual do CIIE (Financiamento Base, com a ref.ª UIDB/00167/2020), atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP. (no quadro da 2ª edição do concurso interno de apoio a projetos de investigação 2020-2023 do CIIE) (Grant no. 167/2020_conc2_04)


Trajetórias educativas e sociais
Imperativo da mobilidade
Migração de jovens que retornam
Jovens altamente qualificados
Desenvolvimento regional


Sofia Marques da Silva


Amélia Veiga

Marta Sampaio


Sara Faria (JEDI – FPCEUP – Departamento de Psicologia)
Prudencia Gutierrez-Esteban (Universidade da Extremadura)

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