01-01-2020


31-12-2021


O MINDtheGaps pretende contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades dos jovens em situação de vulnerabilidade, incluindo os que vivem em instituições de acolhimento residencial, para desenvolverem a literacia mediática, a inclusão digital e o pensamento crítico e, consequentemente, condições para viverem e participarem na sociedade da informação e acederem ao mercado de trabalho (inclusão social).
O MINDtheGaps recorre a uma intervenção participativa baseada na formação em programação e no desenvolvimento de recursos educativos abertos multimédia para capacitar os jovens a desenvolver a literacia mediática e o pensamento crítico e para serem capazes de partilhar conhecimentos e resolver problemas de forma colaborativa em parceria com jovens de outros países europeus, num contexto não formal. Isto significa que o projeto está em conformidade com a Nova Política Europeia para a Juventude (2019-2027), uma vez que irá desenvolver formas novas e inovadoras de alcançar as prioridades estabelecidas na política nacional e da UE: ENVOLVER, CONECTAR e EMPODERAR os jovens através da inovação, qualidade e reconhecimento do trabalho com jovens.
O objetivo geral desdobra-se nos seguintes objectivos: a)Conhecer as caraterísticas e as desvantagens cruzadas dos jovens em termos de género, raça, religião, relação com a educação, dificuldades de aprendizagem, estatuto familiar, contextos geográficos e estatuto de cidadania; b)Desenvolver ferramentas para que as instituições educativas, em geral, implementem abordagens de educação inclusiva e promovam valores comuns através dos media digitais; c)Promover a utilização efectiva das ferramentas existentes para promover a educação para a cidadania; d)Aprofundar o conhecimento sobre abordagens inovadoras de educação inclusiva relativamente à literacia mediática com jovens que vivem em instituições de acolhimento residencial; e)Promover o contacto dos jovens e do pessoal em situações transfronteiriças com a identidade europeia para prevenir a radicalização conducente ao extremismo violento através da promoção de valores comuns como vetor de inclusão social; f)Sensibilizar para os riscos e oportunidades da Internet e das redes sociais; g)Desenvolver recomendações práticas no que respeita ao desenvolvimento da literacia mediática e das práticas de pensamento crítico, tanto na educação formal como informal e nas actividades de formação entre os jovens em situações socialmente vulneráveis; h)Divulgar o conhecimento produzido, envolvendo decisores políticos, instituições estatais de assistência, escolas, associações de professores, redes europeias, pessoal administrativo da educação, etc.
O grupo-alvo principal será constituído por 100 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos em risco de exclusão, incluindo NEET com dificuldades educativas, dificuldades de aprendizagem, abandono escolar precoce, adultos pouco qualificados, jovens com fraco desempenho escolar, obstáculos económicos e diferenças culturais. Este grupo-alvo foi selecionado por estar a enfrentar a transição da adolescência para o início da idade adulta; alguns deles equacionaram um eventual abandono escolar, o que os obrigará a procurar emprego, para evitar situações NEET.
Os produtos do projeto, nomeadamente um manual de práticas inovadoras, recursos educativos em linha, materiais de avaliação/teste e uma plataforma de ensino à distância, destinam-se a ser utilizados e adaptados noutros contextos educativos e formativos, formais e informais, garantindo a sustentabilidade do projeto e o seu impacto a longo prazo. Os utilizadores finais são as comunidades escolares/funcionários de instituições de cuidados residenciais (escola enquanto instituição: gestores, pessoal administrativo, conselheiros de educação, pais, comunidades envolventes, estudantes - dos 12 aos 16 anos - e professores).
O impacto do MINDtheGaps prevê contribuir para o desenvolvimento de práticas inovadoras, tanto nos países dos parceiros como a nível da UE, para garantir “o direito a uma educação, formação e aprendizagem ao longo da vida inclusivas e de qualidade, para manter e adquirir competências que permitam a [todos] participar plenamente na sociedade e gerir com êxito as transições no mercado de trabalho” (Pilar Europeu dos Direitos Sociais, 2017). Estão também em sintonia com os objectivos da Agenda Europa 2020, nomeadamente ao nível da educação, contribuindo para a diminuição do abandono escolar precoce e para a diminuição dos níveis de pessoas em risco de pobreza/exclusão social e do número de NEET


 


CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação


http://digitaliteracy.eu/mindthegaps/


Erasmus+ Programme, European Comission (Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices; Action Type: Strategic Partnerships for youth)
Ref. 2019-2-PT02-KA205-006226


Angélica Monteiro


Amélia Lopes

Carlinda Leite

Cristina Rocha

Elsa Guedes Teixeira

João Caramelo

Leanete Thomas Dotta

Preciosa Fernandes

Sofia Marques da Silva


CIIE/Faculdadde de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal (Coord.)
APLOAD Lda, Portugal
Høgskolen i Innlandet, Norway
Sdrudzenie Znam I Moga (Know and Can Association), Bulgary
Orta Karadeniz Kalkinma Ajansi (OKA), Turquey

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