01-11-2018


30-11-2020


Na sequência do crescente nacionalismo e das atitudes anti-imigração, as instituições de ensino superior são chamadas a facilitar o desenvolvimento de “sociedades inclusivas” (Comissão Europeia, 2017). Embora a internacionalização constitua uma prioridade máxima para a maioria das IES, a sua implementação na prática, no sentido de “internacionalização em casa”, continua a ser insuficiente. Este facto tem um impacto específico na situação dos estudantes internacionais.
O projeto SOLVINC tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de competências interculturais e de gestão de conflitos entre os estudantes internacionais, os estudantes locais e o pessoal das IES, promovendo a realização de encontros interculturais nas instituições de ensino superior, contribuindo assim para a promoção da inclusão na prática.
A fim de gerar processos sustentáveis de aprendizagem intercultural, o projeto SOLVINC transfere a metodologia comprovada dos incidentes críticos de Cohen-Emerique (2015) para o contexto do ensino superior. Através da recolha e análise de experiências em primeira mão de estudantes internacionais, o projeto irá compilar uma vasta base de conhecimentos a partir da qual serão desenvolvidas estratégias de negociação e resolução de conflitos, bem como material de formação para o pessoal das IES, de modo a estar mais bem preparado para lidar com uma população estudantil cada vez mais diversificada.
Além disso, a implementação de espaços de aprendizagem intercultural entre estudantes internacionais e locais será executada em instituições de ensino superior. A forte parceria consiste em quatro grandes universidades (Portugal, Itália, Alemanha e Polónia) com uma elevada percentagem de estudantes internacionais e experiência em investigação sobre aprendizagem intercultural, bem como uma ONG especializada em formação intercultural baseada na metodologia do incidente crítico de Cohen-Emerique. 


GAPE – Grupo de Análise de Políticas Educativas


http://solvinc.eu/


European Commission, Erasmus+
(2018-1-PL01-KA203-050751)



Amélia Lopes

Isabel Menezes


Fernanda Rodrigues

Joana Manarte

José Pedro Amorim

Pedro Ferreira


Spoleczna Akademia Nauk, Poland (Coord.)
Elan Interculturel, France
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal
Johannes Gutenberg-Universität Mainz, Germany
Universität Wien, Austria

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