15-09-2017


14-09-2019


O projeto STALWARTS significou "Sustaining Teachers And Learners With the Arts" (Apoiar Professores e Alunos com as Artes). O subtítulo do projeto foi "Saúde relacional nas escolas europeias". O projeto STALWARTS foi implementado em cinco países europeus: Estónia, Itália, Noruega, Portugal e Reino Unido. Tratou-se de um projeto intersetorial que envolveu uma universidade e uma escola em parceria em cada país. O grupo de escolas incluiu uma escola especial residencial, duas escolas de "segunda oportunidade" e duas escolas de ensino regular que "deram prioridade à prática inclusiva". A diversidade das salas de aula, dos contextos educativos e das regiões europeias representadas enriqueceu as experiências e a aprendizagem deste projeto de desenvolvimento interprofissional.O projeto STALWARTS teve como objetivo promover a saúde relacional nas escolas. Baseou-se nas realizações do projeto complementar LINK (Learning in a New Key), facilitando a colaboração e a aprendizagem entre professores e terapeutas musicais e de outras artes criativas para apoiar os jovens vulneráveis nas suas transições para a aprendizagem. A metodologia do STALWARTS baseou-se nos princípios da UNCRC (Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança), que incentivaram os professores e terapeutas a investigar o impacto dos aspetos sensoriais e relacionais das experiências musicais e artísticas nas funções executivas do cérebro e a explorar atividades criativas que apoiaram o desenvolvimento de ligações positivas a que os jovens vulneráveis têm direito.


Através do programa de formação STALWARTS, os professores envolveram-se na criação musical colaborativa com os jovens, ao mesmo tempo que realizaram investigações na sala de aula que se basearam em fenómenos fisiológicos observáveis. Foi através do desenvolvimento de tais bases de dados que a promoção da saúde relacional dos jovens no contexto escolar foi reconhecida como uma preocupação que os professores puderam abordar. Neste campo de interesse emergente, as provas baseadas na prática do projeto STALWARTS apoiaram reflexões partilhadas entre professores e terapeutas, de forma a ajudar ambos os grupos a encontrar sinergias entre as suas diferentes formas profissionais de trabalhar. Através de discussões como estas, os professores do projeto LINK desenvolveram novos conhecimentos, compreensões, competências e formas de estar que os ajudaram a tornar-se profissionais do ensino terapêutico baseado na música/artes. Durante o projeto STALWARTS, estas metodologias e questões de sala de aula foram incorporadas em novos programas de estudo universitários acreditados.


Assim, o primeiro objetivo do STALWARTS foi transformar essas experiências de aprendizagem profissional em resultados de aprendizagem para novos módulos de nível de mestrado em prática de ensino terapêutico, de modo a acreditar as competências reforçadas dos professores neste domínio. Um certificado comum de pós-graduação em "Saúde relacional nas escolas europeias através da música e das artes" foi acreditado em cada uma das 5 universidades participantes e recrutou professores e outros profissionais que trabalharam nas 5 escolas parceiras durante o segundo ano do programa. O novo programa de formação acreditado foi apoiado por dois recursos significativos que foram desenvolvidos no âmbito do projeto STALWARTS. O primeiro, um conjunto de diretrizes intitulado "Um quadro para estudos de impacto", incluiu orientações sobre a forma de realizar inquéritos em pequena escala na sala de aula neste novo domínio. Também fez a avaliação de um número significativo de novos inquéritos em sala de aula resultantes do projeto STALWARTS, relevantes para o tema da saúde relacional nas escolas europeias. O segundo documento, "A Saúde Relacional nas Escolas em Contexto", forneceu um contexto político a nível europeu para essas iniciativas.


Os principais beneficiários foram os jovens vulneráveis das turmas dos professores que participaram nos programas de estudo baseados na universidade. Alguns deles haviam tido experiências adversas na infância que resultaram em traumas de desenvolvimento, os quais não foram restaurados ou reparados através das abordagens comportamentalistas prevalentes em muitas escolas. Pretendeu-se que os professores destas crianças vulneráveis, que constituem até 15% da população escolar geral na Europa, obtivessem reconhecimento profissional acreditado pelas competências reforçadas que sustentaram as suas práticas de ensino terapêutico e fossem respeitados pelas suas capacidades de incorporar dimensões de saúde relacional nas suas novas lógicas educativas. Esperou-se que essas medidas melhorassem a experiência de aprendizagem desse grupo vulnerável de jovens e que fossem reconhecidas como um contributo para o projeto europeu mais vasto de "redução do abandono precoce da educação e da formação".


PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade


Comissão Europeia, Erasmus+
Ref. 2017-1-UK01-KA203-036723


Eunice Macedo


Amélia Lopes

Helena C Araujo

Henrique Vaz

Pedro Ferreira

Sofia Almeida Santos


University of the West of England - United Kingdom - Leslie Bunt
ALMA MATER STUDIORUM - Università di Bologna - Italy
Associação para a Educação de Segunda Oportunidade / Escola de Segunda Oportunidade - Portugal
CIIE | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP - Portugal
Hyssingen Produksjonsskole - Norway
Istituto Comprensivo di Granarolo - Italy
Novalis Trust - United Kingdom
Randvere kool - Estonia
Talllinna Ülikool - Estonia
UNI RESEARCH AS GAMUT - Norway

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