01-05-2024


31-10-2024


Tendo por referência os termos da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço 2019-2023 (ENSC) e as medidas destinadas a garantir um elevado nível comum de segurança das redes e da informação em toda a União Europeia (Lei n.º 46/2018, de 13 de agosto), é crucial garantir o uso do ciberespaço de uma forma livre, confiável e segura, através da promoção da melhoria contínua da Cibersegurança nacional e da cooperação internacional, em articulação com todas as autoridades competentes. Neste enquadramento, decorrente da necessidade de identificar o estado da Cibersegurança em Portugal em vários domínios disciplinares e societais, e tendo sido já realizado um estudo sobre o ensino pós-secundário e o ensino superior de Cibersegurança (2022), compreende-se agora a necessidade de realizar um estudo sobre a Cibersegurança ao nível do ensino básico e secundário, em Portugal, no âmbito do Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). O estudo a realizar tem como principais objetivos:


1. Mapear e identificar a presença de programas curriculares, unidades curriculares e conteúdos com temáticas ligadas à Cibersegurança no ensino básico e secundário, em Portugal;


2. Elaborar um benchmarking da matéria nesta área com outros países da União Europeia com interesse comparativo, por semelhança, por diferença e por referência de boas práticas;


3. Produzir recomendações com vista à melhoria da presença da temática da Cibersegurança no ensino básico e secundário em Portugal tendo em conta os melhores exemplos e referências internacionais.


 


Gabinete Nacional de Segurança - Centro Nacional de Cibersegurança Portugal


Marta Sampaio


Pedro Ferreira


Amélia Veiga

Carla Figueiredo

Mariana Fonseca


CIIE / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- FPCEUP

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