01-03-2016


31-12-2019


YOUNG_ADULLL - Políticas de apoio aos jovens no seu percurso de vida. Uma Perspetiva Comparativa da Aprendizagem ao Longo da Vida e da Inclusão na Educação e no Trabalho na Europa


A maioria das políticas europeias de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) foi concebida para criar crescimento económico e, ao mesmo tempo, garantir a inclusão social (CE 2010). Em primeiro lugar, estudaremos a forma como as diferentes políticas de aprendizagem ao longo da vida são compatíveis entre si em termos das suas orientações e objectivos e como cada política considera as necessidades dos "jovens adultos". Em segundo lugar, iremos investigar os efeitos pretendidos e não pretendidos das políticas nos jovens adultos. A este respeito, analisaremos os desenvolvimentos sociais relevantes, tais como os processos de desnormalização do curso de vida e uma nova economia política emergente das competências. Em terceiro lugar, geraremos novos conhecimentos sobre a elaboração de políticas regionais e locais, com especial atenção para os atores, as dinâmicas e as tendências. Ao centrarmo-nos no seu contexto regional/local, elucidaremos a interação e a complementaridade das políticas de aprendizagem ao longo da vida com outros setores da sociedade, contribuindo assim para uma melhor compreensão da atual fragmentação e discrepâncias, a fim de estabelecer parâmetros para futuros sistemas de apoio à tomada de decisões.
O projeto contribuirá, em primeiro lugar, com novos conhecimentos sobre o impacto das políticas de aprendizagem ao longo da vida dos jovens adultos, produzindo uma visão das condições, estratégias e necessidades para que as políticas se tornem eficazes. Além disso, fornecerá informações sobre as inovações e as potencialidades que estas revelam, em particular no que respeita à aprendizagem informal e não formal, para melhor atender aos grupos vulneráveis. Em segundo lugar, o projeto contribui para uma melhor compreensão das relações estruturais e da correspondência funcional entre os setores da educação/formação e do mercado de trabalho. Em terceiro lugar, o projeto fornecerá uma análise exaustiva das políticas e iniciativas regionais nos países estudados, pondo em evidência dinâmicas e tendências distintas, mas também desajustamentos e redundâncias.
Em particular, o projeto visa identificar programas de sucesso em termos de soluções sustentáveis na integração do mercado de trabalho com a inclusão social, bem como a sua transferibilidade para outros contextos.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


Comissão Europeia, - Horizon 2020 - Young Society (Action type: I&DT)
Ref. 693167


Educação de adultos
Política de educação de adultos
Política de educação
Política do mercado de trabalho
Curso de vida e transições
Aprendizagem ao longo da vida
Procura e oferta de competências
Desemprego dos jovens


Tiago Neves



Alexandra Sá Costa

Fernanda Rodrigues

Isabel Menezes

José Pedro Amorim

Pedro Ferreira


Westfälische Wilhelms-Universität Münster, Germany
CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto (FPCEUP), Portugal
Goethe University Frankfurt, Germany
Institute of Education, University of Lisbon, Portugal
Pädagogische Hochschule Freiburg, Germany
Plovdiv University Paisiy Hilendarski, Bulgaria
South-West University "Neofit Rilski" - Blagoevgrad, Bulgaria
University of Turku, Finland
Faculty of Teacher Education, University of Zagreb, Croatia
University of Granada, Spain
University of Genoa, Italy
Autonomous University of Barcelona, Spain
University of Vienna, Austria
University of Glasgow, United Kingdom

cover