Integrated Members
Assistant professor
CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
E-mail
alexandra@fpce.up.pt
Phone
+ 226 079 700 (ext 243) / +351 226 061 896
ALEXANDRA SÁ COSTA é professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, instituição na qual fez a sua licenciatura, mestrado e doutoramento. A sua tese de doutoramento (2012), As Pessoas Acima do Lucro: Políticas de Educação, Desenvolvimento e Novos Movimentos Sociais, centra-se na relação entre educação e desenvolvimento, a partir da temática do comércio justo. Alexandra Sá Costa é membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), onde é uma das coordenadoras do TEDeMoS – Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais, grupo de investigação e formação avançada. Ainda no CIIE, co-coordena a área estratégica Desafios educacionais contemporâneos para migrantes e refugiados. Os seus principais seus interesses de investigação e intervenção centram-se nas temáticas da educação e desenvolvimento, das políticas educativas e sociais, dos novos movimentos sociais, e da educação não formal. Leciona as disciplinas de Análise de Políticas Sociais da Educação e de Educação e Cooperação para o Desenvolvimento a cursos de mestrado, sendo a responsável pelo domínio do mestrado "Educação, Comunidades e Mudança Social – Educação e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento”. Possui vasta experiência ao nível da avaliação externa de projetos e formação, designadamente: i) a medida 2.5 Acções Integradas de Base Territorial – Empregabilidade, do Programa ON da CCDRN; ii) o projeto PRO-LOCAL – Formar desenvolvimento, de Desenvolvimento Local; iii) o projeto PROCUR – Projecto Curricular e Construção Social; e iv) a avaliação do plano curricular da Licenciatura de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Foi coorganizadora do Colóquio Internacional 'Educação e Cooperação para o Desenvolvimento: Lições e Perspetivas' (2013) promovido pelo CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e pela FPCEUP. Foi membro da direção e da assembleia geral de uma associação sem fins lucrativos na área do comércio justo em diversos períodos entre 2002 e 2011, e acompanhou projetos de ED nesta entidade. Participa desde 2014 no projeto Sinergias ED. Em 2015-2016, liderou, com João Caramelo, o processo de avaliação da ENED - Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015. Nos últimos anos tem contribuído ativamente para o desenvolvimento dos seguintes estudos: Cooperação Internacional em Educação em Emergências: Um estudo de caso em Moçambique (Camões, IP; 2022-2023); Educação Digital em Zonas Rurais e/ou Periféricas: Desafios e experiências (OEI, Programa Regional de Formación en Democracia y Ciudadanía; 2021-2023); Educação em Situação de Emergência: Conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique (Camões, IP; 2020-2021); Educar para a Cidadania Global (OEI, 2019-2020).
2012 – Ph.D in Education Sciences – Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
2004 – Master in Education Sciences – Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
2000 – Degree in Education Sciences – Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
Educational and social policies; New social movements; Education and development; Non-formal education.
Educação em tempos de pandemia: discursos políticos em Portugal
Cooperação internacional em Educação em Emergências - Um estudo de caso em Moçambique
’Educação Digital’ em zonas rurais e/ou periféricas: desafios e experiências
Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso [Education in emergency situations: endogenous knowledge and disaster risk reduction in education in Mozambique]
Educar para a Cidadania Global [Educating for Global Citizenship ]
Promoting and Strengthening Safer Schools through Inclusive Disaster Risk Reduction and Education in Emergencies in Gaza and Inhambane Provinces of Mozambique
YOUNG_ADULLLT: Policies Supporting Young People in their Life Course: A Comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion in Education and Work in Europe
External Evaluation of the Portuguese National Strategy of Development Education 2010-2015
Experiences, Pathways and Production in the Educational Sciences: Contribution to the Knowledge of an Experience in Formation and Research
EXACET - Excelência Académica: Escola para todos e cidadania [Academic Excellence: School for all and citizenship]
Educação em tempos de pandemia: discursos políticos em Portugal
Cooperação internacional em Educação em Emergências - Um estudo de caso em Moçambique
’Educação Digital’ em zonas rurais e/ou periféricas: desafios e experiências
Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso [Education in emergency situations: endogenous knowledge and disaster risk reduction in education in Mozambique]
Educar para a Cidadania Global [Educating for Global Citizenship ]
Promoting and Strengthening Safer Schools through Inclusive Disaster Risk Reduction and Education in Emergencies in Gaza and Inhambane Provinces of Mozambique
YOUNG_ADULLLT: Policies Supporting Young People in their Life Course: A Comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion in Education and Work in Europe
External Evaluation of the Portuguese National Strategy of Development Education 2010-2015
Experiences, Pathways and Production in the Educational Sciences: Contribution to the Knowledge of an Experience in Formation and Research
EXACET - Excelência Académica: Escola para todos e cidadania [Academic Excellence: School for all and citizenship]
Conference abstract
Non-formal Education Sites; A Profile of the Portuguese wind Bands
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference paper
Bandas de Música Civis: Comunidades Educativas de uma Ecologia Cultural
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Bandas de Música Civis: Comunidades Educativas de uma Ecologia Cultural
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Civilian wind bands as agents of non-formal and informal education
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Music civilian wind bands as agents of non-formal and informal education
Cidade, José; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
As bandas de música civis como contextos de educação não formal e informal
Cidade, José; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Civil wind bands as collaborative educational initiatives
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Bandas de música civis. Comunidades práticas de educação?
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Book
Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Non-formal Education Sites; A Profile of the Portuguese wind Bands
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference paper
Bandas de Música Civis: Comunidades Educativas de uma Ecologia Cultural
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Bandas de Música Civis: Comunidades Educativas de uma Ecologia Cultural
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
As bandas de música civis como contextos de educação não formal e informal
Cidade, José; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Civilian wind bands as agents of non-formal and informal education
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Civil wind bands as collaborative educational initiatives
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Bandas de música civis. Comunidades práticas de educação?
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Civilian music wind bands - practical communities of education
Cidade, José; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João. Corresponding author: Cidade, José
Conference abstract
Music civilian wind bands as agents of non-formal and informal education
Cidade, José; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João. Corresponding author: Cidade, José
Book
Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento
Conference poster
As Bandas de Música civis como agentes de educação não formal e informal
Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá
Report
Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique: um estudo de caso
Book
Desenvolvimento e educação: polissemia de conceitos e complexidade de articulações
João Caramelo; Alexandra Sá Costa
Report
Avaliação Externa: Estratégia Nacional De Educação Para o Desenvolvimento 2010-2015 - Relatório Final
Costa, Alexandra; João Caramelo
Book
Desenvolvimento local e processos de educação formal e não formal: relações realçadas pela avaliação de projectos
Manuela Terrasêca; Alexandra Sá Costa; João Caramelo
Thesis / Dissertation
"As pessoas acima do lucro": políticas de educação, desenvolvimento e novos movimentos sociais
Alexandra Sá Costa
Book
Na girândola de significados: polissemia de excelências em escolas portuguesas do século XXI
Stephen R. Stoer; António M. Magalhães; Fátima Antunes; Rosa Nunes; Eunice Macedo; Alexandra Sá Costa; Deolinda Araújo
Journal article
Os licenciados em ciências da educação: itinerários de inserção e configuração da profissão
Alexandra Sá Costa; Orquídea Coelho; Rui Moreira
Report
Estudo de avaliação externa relativo ao projecto pró-local formar desenvolvendo
Manuela Terrasêca; Alexandra Sá Costa
Report
Estudo de avaliação externa da medida 2.5 "acções integradas de base territorial: empregabilidade": relatório intermédio
Alexandra Sá Costa; Filomena Jordão; João Caramelo; Manuela Terrasêca
Report
Estudo de avaliação externa da medida 2.5 "acções integradas de base territorial: empregabilidade": relatório preliminar
Alexandra Sá Costa; Filomena Jordão; João Caramelo; Manuela Terrasêca
Journal article
Mergulhando no arco-íris sócio-cultural: contributo para o conhecimento dos trabalhos sobre educação e diversidade em Portugal
Luíza Cortesão; Alexandra Sá Costa; Lurdes Rodrigues; Rui Trindade
Report
Contribution to an analytical study of discrimination issues in education
Luiza Cortesão; António M. Magalhães; Alexandra Sá Costa
Book
Os livros de conto como dispositivo pedagógico para uma educação intercultural
Alexandra Sá Costa; Fátima Costa; Graça Azevedo; Natércia Vilariça; Susana Correia
Conference paper
A configuração das Ciências da Educação em Portugal: um estudo exploratório baseado nas teses de doutoramento defendidas em 2016
Costa, Alexandra
Conference paper
Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento
Carla Manuela Alves Cardoso; Ju´lio Santos; Teresa Medina; Elisabete Ferreira; João Caramelo; Alexandra Sá Costa