01-06-2020
31-12-2022
A presente proposta pretende dar continuidade e aprofundar contributos do estudo "A educação para o desenvolvimento no ensino superior público em Portugal: mapeamento de representações e análise de experiências", cofinanciado pelo Camões I.P. no âmbito da linha de apoio a eventos e estudos (edição de 2017), e pela FPCEUP.
Este estudo, em curso entre outubro de 2018 e maio de 2020, tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento e consolidação da Educação para o Desenvolvimento no ensino superior público português, através do mapeamento de representações e da análise de experiências nesta área. Os motivos e racional que, à época, enquadraram este estudo, mantêm-se atuais. Por um lado, a educação para o desenvolvimento, orientada por uma perspetiva de cidadania global (adiante ED/CG) continua, efetivamente, a carecer de investimento sob o ponto de vista da investigação e da intervenção em Portugal, designadamente, no ensino superior. Por outro lado, os desafios de desenvolvimento global, que põem em evidência a necessidade de uma transformação social, nomeadamente, através da educação e na linha do que a ED/CG se propõe fazer, são cada vez mais prementes. O contexto político nacional tem sido sensível a estas questões, de que a renovada Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) 2018-2022, articulada com as principais opções estratégicas nacionais e internacionais, é um exemplo inequívoco. A ENED 2018-2022 convoca de forma explícita o papel do ensino superior em matéria de ED/CG, quanto à formação, investigação, e produção de recursos educativos, bem como da capacitação institucional nesta matéria.
A partir de um número alargado de interlocutores (estudantes e profissionais) e instituições participantes, entre as conclusões centrais do referido estudo, destacaram-se aspetos como: a perceção de uma escassa presença da ED/CG nos percursos de ensino superior; o carácter significativo das experiências curriculares de ED/CG existentes, em que tais atores participaram; nessa medida, a utilidade da sua disseminação para lá dos cursos de educação (sentido lato) em que estas experiências têm, maioritariamente, decorrido; a importância estratégica da formação docente para aumentar o contacto/acesso a esta educação; e, também, a importância da dimensão co-curricular para a promoção da ED/CG, dado o potencial de flexibilidade e adequação a distintas áreas de formação. A análise de experiências co-curriculares ficou, pois, em aberto neste estudo, bem como uma compreensão mais aprofundada dos contextos institucionais, sugerindo a importância de dar continuidade a pesquisa de natureza qualitativa e a estudos de profundidade.
Apoiada nestas evidências, a presente edição do estudo toma como contexto de investigação a Universidade do Porto. Trata-se de um contexto que julgamos relevante aprofundar em termos dos propósitos da ED/CG, quer na continuidade de processos de investigação, quer no investimento em dispositivos de formação, e relativamente ao qual existe escassa informação disponível, sugerindo tratar-se de uma área ainda não disseminada nesta instituição.
TEDeMoS – Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais