01-10-2022


30-12-2023


O projeto “Educação em tempos de pandemia: discursos políticos em Portugal” visa analisar a construção político-discursiva sobre a educação (escolar e obrigatória) em contexto de pandemia, a partir de discursos produzidos por atores políticos, isto é, governo e partidos políticos com representação parlamentar.


Discutindo a política como texto e como discurso (Ball, 2006; Codd, 1988; Olsen, Codd e O’Neill, 2005) pretende-se focalizar os modos através dos quais a linguagem é utilizada para legitimar determinada ação ou projeto de mudança (Costa, 2012) e como conjuntos de políticas, discursivamente, exercem poder através do estabelecimento de ‘verdade’ e ‘conhecimento’. (Ball, 2006).


Através da Análise de Discurso procurar-se-á identificar os discursos produzidos sobre educação em contexto de pandemia e como estes estão presentes em intervenções diversas dos atores políticos acima referidos: decretos-lei, portarias, resoluções, projetos de resolução, debates parlamentares. Partindo do “padrão”, enquanto dimensão chave das políticas educativas tal como definido por Dale e Ozga (1991), ou seja, pedagogia, currículo, avaliação e organização escolar, pretende-se compreender como os discursos políticos produzidos em contexto de pandemia estão a (re)construir) a conceção(ões) de educação, na escolaridade obrigatória.


Projeto apoiado através do Financiamento Plurianual do CIIE (Financiamento Base, com a ref.ª UIDB/00167/2020), atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP. (no quadro da 1ª edição do concurso interno de apoio a projetos de investigação 2020-2023 do CIIE)
Ref.: 167/2020_conc1_05


Políticas; Discurso; Educação; Pandemia


Alexandra Sá Costa

Amélia Lopes

António M. Magalhães

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