01-04-2020


30-09-2021


Os estudantes que realizaram o exame de História A do ensino secundário (12º ano) nos últimos dez anos (2011-2019) denotam uma muito baixa proficiência escolar dado as médias nacionais variarem entre os 9,0 e os 11,0 valores. Partindo desta evidência estatística, o projeto HistoMap visa mapear as políticas, práticas e resultados curriculares desenvolvidos nos ensinos básico e secundário de modo a identificar, problematizar e apontar alternativas para a qualificação da literacia/aprendizagem da História em contexto da escolaridade obrigatória.


O projeto tem vários focos de trabalho, como, por exemplo: a análise dos dados disponíveis em repositórios institucionais sobre a docência, desempenho escolar e resultados nas provas de avaliação externa provas de avaliação sumativa externa (exames de aferição e exame nacionais) nas disciplinas de História; a recolha das atitudes, representações e práticas de estudantes e de professores face ao trabalho escolar na disciplina; a entrevista de decisores, investigadores, técnicos de educação e membros de organizações profissionais; o estudo de três casos paradigmáticos de escolas agrupadas ou não agrupadas com perfis e resultados diversos nas provas nacionais de História. Neste quadro, o desenho metodológico do projeto é orientado por um conjunto de métodos quantitativos e qualitativos, de modo a produzir conhecimento empiricamente enraizado e significativo.


A atitude que percorre o projeto é, na sua essência, de natureza científica (produzir e transferir conhecimento), educativa (desenvolver soluções que concorram para o aprofundamento do sentido científico, cultural, cívico e antropológico do trabalho escolar nas aulas de História, tendo em particular atenção a área de desenvolvimento profissional docente) e de sentido público (conhecimento produzido com a finalidade de apoiar decisões racionais em matéria da promoção da educação histórica e orientado por uma política de acesso livre aos resultados que forem sendo apurados). Importa sublinhar que este projeto foi concebido para uma execução presencial junto de várias entidades, coletivas e individuais, e que por motivo do isolamento social a que professores e estudantes estão obrigados atualmente (sem data de conclusão) pela pandemia do “severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2)”, ou COVID-19, poderá ter de ser realizado, em parte ou na íntegra, de modo mediado por tecnologias de informação e comunicação síncrona (entrevistas) e assíncrona (aplicação de inquéritos), todas elas de base eletrónica.


https://histomap.fpce.up.pt/


Universidade do Porto, (UPorto), Portugal


Luis Grosso Correia



Amélia Lopes

Carlinda Leite

Duarte Nuno Duarte

Hugo Alves Cruz

Isabel Menezes

Miguel Correia


CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal
Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais, Portugal
Agrupamento de Escolas do Fundão, Portugal
Escola Secundária Dr. Joaquim G. Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia, Portugal
Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais, Faculdade de Letras, U. Porto, Portugal
Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, Faculdade de Letras, U. Coimbra, Portugal
Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
Associação de Professores de História, Portugal

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