03-02-2025


02-08-2026


A internacionalização está na agenda do ensino superior desde o século XX, porém, mais recentemente, a sua exigência se tem intensificado sob a égide de políticas neoliberais. Na generalidade, esta internacionalização diz respeito ao processo de promoção de uma dimensão internacional, intercultural ou global no propósito, nas funções ou nos modos de ensino da educação superior. A formação de professores também não tem estado imune às políticas e dinâmicas de internacionalização. A internacionalização da formação de professores (IFP) surge juntamente com o reconhecimento do ensino como trabalho e profissão cosmopolita num contexto de interconectividade fomentado pela globalização de dimensões centradas na economia e na cultura. A necessidade de internacionalizar a formação de professores revela um cenário de crescente mobilidade, resultando em ambientes caracterizados pela diversidade linguística e cultural. Embora muito se tenha dito sobre a internacionalização do ensino superior, incluindo acerca do contexto português, pouco se sabe sobre o modo como a formação de professores se tem envolvido com esta dimensão. Assim, no âmbito deste projeto, pretende-se contribuir para o conhecimento da IFP em Portugal, identificando a forma como as principais partes interessadas (por exemplo, formadores de professores) a concetualizam e mapeando as estratégias já implementadas, incluindo aquelas no domínio da internacionalização em casa. A fim de atingir os objetivos estabelecidos, foi desenhado um estudo exploratório de natureza qualitativa, focado na formação de professores para o terceiro ciclo da educação básica (ao nível do mestrado), que inclui análise documental, entrevistas com formadores de professores e grupos focais com estudantes de mestrados em ensino de diferentes áreas científicas em todo o país, incluindo as ilhas.  


 


 


IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação


FCT - Fundação para Ciência e a Tecnologia
(2023.13967.PEX)


Thiago Freires


Amélia Veiga

Daniela Pinto

Fátima Pereira

Henrique Vaz

Joana Manarte

Rita Tavares de Sousa


CIIE/Faculdade de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal (Coord)
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Portugal
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Portugal
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Portugal

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