01-01-2004


31-01-2007


Procura-se, neste Projecto, focar as vidas de mulheres de gerações diferentes, na sua diversidade de percursos de educação formal e não formal, e nas suas experiências no mundo de trabalho assalariado, nos espaços público e doméstico. Assim, refere-se a polifonia das suas vozes, e não uma homogeneidade que, se teve como um dos seus efeitos denunciar as suas situações em relações subordinadas, possivelmente contribuiu para invisibilizar as reconfigurações imprimidas a trajectórias de vida de forma activa.
Uma parte bem substancial deste Projecto procura construir as narrativas a partir das suas vozes, o que autoras denominam de "uma política da voz" (Lister 1977; Yeatman 2000), e articulá-as dentro das configurações de questões da cidadania democrática em que direitos e visões da realidade procuram dialogar. Entrevistas semi-directivas serão também importants na visibilização das subjectividades e dos percursos de mulheres na vida de formação e profissional. Vários serão os contextos de formação em foco: contextos escolares como os vividos e experienciados nos percursos coeducativos na escola básica e secundária, no ensino recorrente, na educação de infância, tanto por mulheres jovens como por mulheres adultas que revisitam esses percursos de forma evocativa e reflexiva. Os contextos profissionais evocados serão também vários, e atravessados por relações especificamente de classe social e étnicas: por um lado, os de engenheiras, de professoras, de enfermeiras, de políticas, e por outro, de percursos e experiências de trabalho de empregadas domésticas, de artesãs, de vendedoras ambulantes e de mulheres domésticas. As políticas educativas e sociais, sobretudo sobre a familia e a sexualidade, serão também analisadas, em particular com recurso a pesquisa e análise documental, incidindo nos últimos dez anos. Um conhecimento estatistico de percursos escolares, em escolas do ensino básico e secundário, concernentes a sucesso e abandono escolares, será básico para que muitas destes desenvolvimentos se possam efectuar, de forma sustentada, constituindo uma referência. Trata-se de um projecto que poderá contribuir, na sua formulação sociológica, histórica e educacional para desvendar a especificidade e diversidade de percursos de mulheres e que uma equipa organizada em termos de projectos de formação avançada de mestrado (como oo do mestrado em Educação, Género e Cidadanias, a decorrer na FPCE, no seu 1¼ ano) e três teses de doutoramento permitem configurar de forma mais sistemática, certamente corporizadas num conjunto de publicações em revistas nacionais e estrangeiras e em livros. Como já se referiu, o método biográfico (inculindo histórias de vida, narrativas biográficas e uma autobiografia), a análise documental, o recurso a entrevistas semi-directivas e a análise de conteúdo e estatística serão prosseguidas, assegurando o desenvolvimento. O projecto será acompanhado por duas consultoras doutoradas, articuladas com a formação avançada de mestrado, e introduzirá um sistema de avaliação interna.


PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade


FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
PIHM/CED/49775/2003


Helena C Araujo


Maria José Magalhães

Sofia Marques da Silva


CIIE | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal
Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas DGACCP Portugal

cover