01-02-2013
31-01-2018
A educação e a formação são recursos vitais para o bem-estar de cidadãos/ãs europeus e, portanto, para a União Europeia (UE). Constituem ferramentas importantes na promoção da equidade, da coesão social e da cidadania ativa, por um lado, e por outro, no estímulo ao crescimento económico e à criação de novas competências, capacidades, e empregos.
No entanto, devido às dinâmicas sociais e económicas globais, são necessários métodos inovadores de aprendizagem e de formação. Os sistemas de ensino tradicionais parecem incapazes de se adaptar a estas novas realidades, o que é ilustrado pela sintomática taxa elevada de abandono escolar precoce (ESL) na UE. O pressuposto básico do projeto RESL.eu é que muitos aspetos estruturais/sistémicos, institucionais e individuais de resistência à mudança, e de incapacidade de se adaptar e superar essas transformações sociais se tornam visíveis nos processos que levam uma pessoa estudante à decisão de abandonar precocemente a escola ou a formação.
Por estas razões, este projeto tem como objetivo fornecer perspetivas sobre os mecanismos e processos que influenciam a decisão de abandonar cedo a escola ou a formação, bem como a decisão de não se inscrever em instituições de aprendizagem alternativa. Esses locais alternativos de transferência de conhecimento e competências podem fornecer-nos métodos criativos e inovadores de aprendizagem ou formação. Além disso, RESL.eu incidirá também em estudantes que deixaram precocemente a educação ou a formação e que são identificados como NEET (Não estão na educação escolar, no emprego nem em formação), constituindo-se como os e as mais vulneráveis entre jovens europeus.
Além disso, o projeto RESL.eu tem como objetivo identificar e analisar as medidas de intervenção e de compensação que tiveram sucesso na transferência de conhecimentos e em manter estudantes na educação ou formação, embora tenham mostrado um risco (teórico) elevado de ESL (abandono escolar precoce). Embora os dados de pesquisa disponíveis acerca de ESL expliquem apenas aspetos isolados da sua evolução, o projeto irá analisá-lo a partir de uma perspetiva holística.
Enquadrando a interação complexa e muitas vezes subtil de fatores que influenciam ESL ao nível macro, meso e micro, e desconstruindo as diferentes configurações de fatores que influenciam os contextos particulares onde ocorrem, esperamos desvelar configurações específicas de variáveis e de contextos que influenciam os processos relacionados com ESL. Isto irá permitir-nos formular modelos conceptuais úteis para o desenvolvimento e implementação de políticas e medidas específicas para influenciar ESL, tornando o projeto não só relevante para a academia, mas também para decisores/as políticos, docentes e representantes da sociedade civil.
A fim de poder comparar os dados recolhidos nos 9 países parceiros, o projeto procurará desenvolver (ainda mais) e refinar o referencial teórico acerca de ESL, formulando uma definição operacional, ainda que com nuances. Através de um desenho metodológico abrangente e misto, será conduzido um total de 25.200 inquéritos, na parte quantitativa da pesquisa. Já na parte qualitativa da pesquisa, um total de 1019 momentos de contacto entre pessoas investigadoras e inquiridas será organizado. Como temos por objetivo gerar dados em profundidade, bem como comparações sistemáticas e generalizações quantitativas, torna-se necessário um desenho de pesquisa com método misto.
Os resultados do projecto serão valorizados visando diferentes públicos e grupos interessados, incluindo políticos/as de educação, docentes de vários níveis de ensino e representantes da sociedade civil, bem como organizações que trabalham com jovens em risco de abandono escolar precoce, na UE e ao nível nacional. O consórcio RESL.eu será coordenado pelo Centro de Migração e Estudos Interculturais da Universidade de Antuérpia, e abrange todos os domínios de investigação deste projecto: educação, pedagogia, políticas sociais, infância, cidadania, género, migração e relações étnicas.
A Universidade do Porto (CIIE) coordena o Work Package 2 "Policy analysis ESL & field description", com o apoio dos restantes parceiros na recolha e análise de dados nacionais.
https://www.uantwerp.be/en/projects/resl-eu/
European Commission, 7th Framework Programme for Research and Technological Development (FP7 - Specific Programme "Cooperation": Socio-economic Sciences and Humanities)
CONSORTIUM
Project Coordinator
Christiane Timmerman, Centre for Migration and Intercultural Studies, Universiteit Antwerpen (Belgium)
Partners
Belgium, University of Antwerp, Centre for Migration and Intercultural Studies (coordinator) (UA)
United Kingdom, Middlesex University, Social Policy Research Centre (MU)
Sweden, Stockholm University (SU)
Portugal, University of Porto, Centre for Research and Intervention in Education (CIIE/UPORTO)
Netherlands, Erasmus University Rotterdam (EUR)
Poland, University of Warsaw, Faculty of Education (UW)
Spain, Autonomous University of Barcelona (UAB)
Hungary, Central European University, Center for Policy Studies (CPS)
Austria, Wien University of Economics and Business, Education Science Group (WU)