01-09-2022


31-08-2023


Os processos de autoavaliação de escolas (AAE) – legislados com carácter de obrigatoriedade em 2002 – têm sido considerados mecanismos essenciais à autorregulação e autogestão das instituições escolares, bem como à procura e garantia da qualidade da educação. Esta associação parte da crença, apoiada pela investigação científica sobre esta temática, de que a produção de conhecimento interno, contextualizado e aprofundado sobre a realidade escolar é capaz de sustentar a realização de diagnósticos da situação de cada escola. Consequentemente, estes diagnósticos podem apoiar a tomada de decisão informada na gestão escolar, com vista à resolução de problemas e, portanto, à melhoria. Apesar de constituir uma temática amplamente estudada, ainda é escasso o conhecimento sobre o modo como a AAE tem sido utilizada para a tomada de decisão, nas escolas. Partindo destas considerações, esta investigação tem como objetivo explorar de que modo as conclusões geradas pelos processos de autoavaliação são utilizadas na tomada de decisão sobre a gestão escolar, pedagógica e curricular, através da recolha de dados com Diretores/as de Agrupamentos de escolas da região do Grande Porto. Mais especificamente, com esta investigação pretende-se identificar: 1) processos avaliativos existentes nos Agrupamentos de Escolas da região do Grande Porto; 2) tipo(s) de informação mais utilizado(s) na tomada de decisão; 3) decisões tomadas e ações/mudanças implementadas com base na informação proveniente dos processos avaliativos.


CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação


Projeto apoiado através do Financiamento Plurianual do CIIE (Financiamento Base, com a ref.ª UIDB/00167/2020), atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP. (no quadro da 1ª edição do concurso interno de apoio a projetos de investigação 2020-2023 do CIIE)


Autoavaliação de escolas; Gestão escolar; Tomada de decisão


Carla Figueiredo

Marta Sampaio

Paulo Marinho

Preciosa Fernandes

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