03-02-2025
02-08-2026
A profissão docente enfrenta atualmente um conjunto de transformações significativas e múltiplos desafios a nível mundial, com impacto tanto na Formação Inicial de Professores como no desenvolvimento profissional de professores. Este projeto exploratório aborda questões críticas como o declínio da atratividade do ensino, o aumento da carga de trabalho e da burocracia, o envelhecimento da população docente e a necessidade de fase de indução eficaz e de um desenvolvimento profissional contínuo. O estudo reconhece o papel fundamental da Formação Inicial de Professores na formação do desenvolvimento profissional e da identidade dos professores. Uma formação inicial de professores eficaz é essencial para socializar os indivíduos na profissão docente, sublinhando a necessidade de alinhar a formação de professores com a profissão docente. Ao mesmo tempo que reconhece a importância dos processos de socialização na construção de uma identidade profissional docente, o projeto realça a importância dos diálogos intergeracionais como meio de melhorar a transferência de conhecimentos, promover a aprendizagem mútua, evitar a perda de conhecimentos partilhados e contribuir para o desenvolvimento profissional de professores. Apesar do reconhecimento da aprendizagem intergeracional em alguns modelos de desenvolvimento profissional, o estudo destaca uma lacuna na investigação, uma vez que os estudos existentes centram-se frequentemente em fases específicas da carreira. Este projeto exploratório pretende ultrapassar esta limitação, adotando uma perspetiva de toda a carreira, explorando o impacto dos diálogos intergeracionais em estudantes e professores em diferentes fases da carreira. Este projeto tem como principal objetivo explorar a influência da aprendizagem intergeracional nos professores e estudantes de cursos de formação de professores, em Portugal, com enfoque nos seus efeitos para o desenvolvimento profissional, na transferência de conhecimentos e na atratividade global da profissão docente. O estudo baseia-se numa abordagem multifacetada, englobando uma revisão abrangente da literatura, entrevistas de tipo biográfico e a implementação de workshops intergeracionais. O projeto envolverá professores em diferentes fases da carreira, desde professores a meio da carreira até professores em m de carreira, bem como estudantes de três áreas: Português, Matemática e Físico Química. Para o seu desenvolvimento, o projeto organiza-se em 5 tarefas. A revisão da literatura (Tarefa 2) fornecerá um quadro teórico, mapeando a investigação sobre aprendizagem intergeracional, desenvolvimento profissional de professores e políticas de formação de professores da última década. Esta tarefa contribuirá para compreender o contexto em que ocorre a aprendizagem intergeracional e o seu potencial impacto para a profissão docente. A tarefa 3 envolve a realização de entrevistas de tipo biográfico com professores e estudantes em diferentes fases da carreira, explorando as suas perceções das experiências (profissionais e académicas), desafios e relações intergeracionais. Esta fase procura identificar continuidades e descontinuidades ao longo das carreiras dos professores e o potencial impacto dos diálogos intergeracionais na socialização dos estudantes com a profissão. O cerne do projeto prende-se com a tarefa 4, onde serão realizados workshops intergeracionais, com base nos dados recolhidos na tarefa 3, nomeadamente o uso de vinhetas. Estes workshops, sustentados em princípios de investigação-ação, visam facilitar a transferência de conhecimentos, promover a aprendizagem mútua e contribuir para o desenvolvimento profissional dos seus participantes. Os participantes criarão portfólios digitais que permitam refletir sobre o processo e experiência. Esta atividade envolverá também o desenvolvimento de grupos de discussão focalizada que depois de analisados, informarão o desenvolvimento de recomendações. Este projeto tem implicações significativas para a profissão docente em Portugal, abordando os desafios colocados pelo envelhecimento da população docente e a necessidade de atrair e reter professores. O projeto procura colmatar lacunas geracionais, prevenir a perda de conhecimentos e contribuir para uma profissão docente mais dinâmica e atrativa através da promoção de diálogos intergeracionais. Os resultados visam informar políticas e práticas, promovendo uma abordagem holística do desenvolvimento profissional dos professores nas diferentes fases da carreira.
IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação
FCT - Fundação para a Ciência e para Tecnologia
CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal
Universidade Lusófona do Porto, Portugal