01-03-2016


01-03-2018


A proposta aborda claramente estas três prioridades, uma vez que serão abordadas nas atividades de desenvolvimento e nos resultados esperados do projeto. O grupo-alvo direto do Xeno Tolerance são os professores e formadores que trabalham com alunos marginalizados. Queremos equipá-los com conhecimentos e know-how para prevenir a radicalização entre os alunos. Os assistentes sociais, os animadores de juventude e os educadores de jovens adultos também beneficiarão dos recursos de aprendizagem desenvolvidos pelo projeto. Todos eles são os chamados "primeiros intervenientes - pessoas em contacto direto com indivíduos visados ou grupos vulneráveis da população" (Rede de Sensibilização para a Radicalização da Comissão Europeia). Têm de compreender melhor os riscos existentes, ser capazes de detetar desvios e reagir de forma adequada. Têm de ser capazes de resolver situações de conflito ligadas a factores sociais, culturais ou religiosos. O grupo-alvo final serão os alunos desfavorecidos que correm maior risco de radicalização. Eles precisam de desenvolver a crítica, a autoconfiança e a autoestima, para se tornarem capazes de se integrar no seu percurso de integração profissional. Ao evitar a radicalização e ao evitar a atração pela teoria da conspiração, poderão tornar-se cidadãos activos.
O projeto irá elaborar, testar e fornecer materiais para a formação ao longo da vida de formadores, professores e educadores de EFP: Xeno Tolerance Guidelines, um quadro sobre a deteção de situações de risco, a fim de reagir adequadamente aplicando intervenções bem sucedidas para prevenir comportamentos anti-sociais e quaisquer formas de radicalização; Xeno Tolerance Toolbox, que oferece uma gama modular de materiais de sensibilização, formação e demonstração para professores e formadores de EFP, bem como para outros profissionais que trabalham com jovens marginalizados. Além disso, a plataforma web aberta, que oferecerá acesso gratuito aos recursos, facilitará a interação e a participação entre a comunidade de EFP que se vê confrontada com este fenómeno e que poderá obter apoio dos seus pares e conselhos úteis.
O projeto também contribui para os objectivos da vertente "PREVENT" da estratégia antiterrorista da UE e é orientado pela Estratégia da UE de Combate à Radicalização e ao Recrutamento para o Terrorismo.


CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação


Comissão Europeia, Erasmus+ (Action type: I&DT)


Preciosa Fernandes


Eunice Macedo

Fátima Pereira

Luiza Cortesão

Sofia Marques da Silva


Greta du Velay, France (Coord.)
Aequitas, Italy
Centro de Formación Padre Piquer, Spain
Die Kärntner Volkshochschulen, Austria
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
Fondazione Casa di Carità Arti e Mestieri Onlus, Italy
Fundația EuroEd, Romania
Hoger Instituut der Kempen, Belgium
Ljudska univerza Ptuj, Slovenia

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